criar site

Lucas, ippon neles!

[10/9 - m24h] O judoca que é orgulho de Mococa, e logo, logo, será do Brasil, também, começou cedo no tatame, aos 4 anos, pelas mãos de seu pai, Glauco Adnan Ribeiro. Com 16 anos, Lucas Gôngora Ribeiro, é considerado por especialistas uma das grandes promessas da nova geração do judô brasileiro e esta convocação para representar o Brasil no Sul-Americano Sub17, no Chile, é um prêmio por sua perseverança, talento e qualidade técnica. Os seus principais títulos são: 3º colocado no Sul-Brasileiro (2005); campeão da Copa São Paulo (2006); vice-campeão paulista (2005/2006/2007); campeão sul-brasileiro (2007); campeão paulista (2009); campeão brasileiro por equipes (2009); 3º colocado no Paulista Estudantil (2009); vice na seletiva para o Sul-Americano (2010); vice-campeão da Copa São Paulo (2011); vice-campeão sul-brasileiro (2011); campeão da seletiva para o Sul-Americano (2011); e vice-campeão da Copa Revelação (2011). 
Nesta entrevista exclusiva ao mococa24horas, concedida antes de embarcar para a concentração da seleção brasileira de judô em São Joaquim da Barra/SP e para o Chile, Lucas Ribeiro fala sobre como é conciliar judô com futsal, a importância do apoio incondicional da família e de se lutar por um sonho, Olimpíadas de Londres e do Rio de Janeiro, a sensação de representar o Brasil e dos sacrifícios que se tem que fazer para ser um atleta de alta performance.

[mococa24horas] Quem é seu ídolo no esporte?
Lucas Ribeiro - Na verdade, não acompanho muito o judô pela TV, sou um judoca meio às avessas, mas gosto de ver o Leandro Guilhero e o Tiago Camilo lutando; assim, pode-se dizer que são meus ídolos.

[mococa24horas] Por que escolheu o judô como esporte? E o futsal, dá para conciliar?
Lucas Ribeiro - O judô começou mais como uma brincadeira, meu pai me levou quando ainda tinha 4 anos, ia mais pra me divertir, até que fui crescendo e tomando gosto, e chegou aonde chegou... Essa conciliação com o futsal é bem difícil; eu, particularmente, prefiro muitas vezes ir jogar bola do que ir treinar, só que o meu pai nunca acha isso, ele prefere me ver treinando judô do que me ver jogando bola, mas com o tempo eu aprendi a dividir as duas “paixões” e, com isso, vou fazendo ambos os esportes.

[mococa24horas] O judô é um esporte de muito contato físico, como é a sua rotina de treinamento?
Lucas Ribeiro - Como você já soube do episódio que tive no projeto (leia matéria relacionada: http://www.mococa24horas.com.br/2011/05/judoca-lucas-ribeiro-e-vitima-de.html) lá o treino era puxado e bem forte, saí de lá por não aceitar o “extra-campo”, agora voltei pra Mococa, treino quatro vezes por semana, e uma ou duas vezes por semana viajo pra fora pra pegar um pessoal diferente pra treinar.

[mococa24horas] Ser atleta de alto rendimento significa muitos sacrifícios, inclusive escola e vida pessoal, você está preparado para enfrentar tudo isto, além dos adversários e a pressão por medalha?
Lucas Ribeiro - Eu já venho enfrentando esse dilema faz anos, já perdi muitas festas de aniversários, não saio com meus amigos etc. E na escola é a mesma coisa, quando eu viajo, chego de madrugada em casa e no outro dia preciso levantar cedo pra poder ir para a escola, mas com o tempo a gente se acostuma com o cansaço, com essa vida mais regrada do que a de outras pessoas.

[mococa24horas] Explique a sensação de representar o Brasil numa competição internacional? Quais serão os piores adversários no Chile?
Lucas Ribeiro - Minha ficha ainda não caiu de que vou para uma competição internacional representando o Brasil. Não sei como vai ser, espero que seja uma experiência muito boa. Não conheço nenhum adversário que vou enfrentar e acho que eles também não me conhecem por ser minha primeira competição internacional, então, vai ser uma competição legal de lutar.

[mococa24horas] E esta convocação trouxe mais apoio dos patrocinadores? Como você está nesta parte ou só depende do "paitrocínio"?
Lucas Ribeiro - Apoio financeiro recebo da Somassey, além de receber uma ajuda de custo mensal do Palmeiras (é o terceiro ano que estou vinculado a esse clube) e uma bolsa do governo do Estado. Espero que depois dessa competição, ainda mais se trouxer uma medalha, que melhore um pouco nos patrocinadores, meu pai já gastou muito comigo, quero fazer com que gaste menos.

[mococa24horas] No que você precisa melhorar para chegar a Londres 2012 ou Rio 2016?
Lucas Ribeiro - Londres é algo utópico, não tem como lutar... porém no Rio já é algo mais palpável, da para pensar em ir, mas, para isso, ainda preciso melhorar muito, treinar muito, para, quem sabe, representar o Brasil em casa.

[mococa24horas] Deixe uma mensagem para os jovens que, como você, escolheram o esporte para mostrar talento.
Lucas Ribeiro - Ah, eu só digo uma coisa, se realmente gosta do esporte que faz, não desista e não deixe que ninguém o faça desistir, lute contra tudo e contra todos para realizar seu sonho. (Foto: arquivo pessoal)


Creative Commons License




O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.