criar site

Livro de Antonio Ventura reúne imortais da ABL, no Rio de Janeiro

[18/9 – m24h; atualizada em 19/9] Uma celebração à poesia e de exaltação à importância do verso e da prosa na vida das pessoas. Foi assim o lançamento do livro “O Catador de Palavras”, de Antonio Ventura, na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro, na terça-feira, 13. O público que compareceu à livraria carioca pôde conhecer de perto a poesia de Antonio Ventura, que, nas palavras do acadêmico Antonio Carlos Sechin, presente à noite de autógrafos (foto), “apresenta o reencontro de um homem consigo próprio, na sua mais intensa vocação: para além de um catador, um transfigurador de palavras”. Sechin completa, “Ariscas, elas se deslocam do terreno da fala cotidiana para ressurgirem no espaço instável do poema, onde tudo se arrisca, em nome da beleza”.
Na noite de autógrafos, Antonio Ventura, além de receber o carinho de convidados e de clientes da Livraria da Travessa, recebeu os escritores imortais da Academia Brasileira de Letras, Sábato Magaldi (foto), Carlos Nejar e Antonio Carlos Sechin, a escritora Edla van Steen (foto), além de Luiz Costa Lima, um dos mais importantes críticos literários do País, professor do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e escritor, entre outros.
Lançamentos em Ribeirão Preto e São Paulo – Em outubro, Antonio Ventura lança “O Catador de Palavras” em Ribeirão Preto, na livraria ParaLer, e, em novembro, em São Paulo, na livraria Cultura. O livro pode ser adquirido nas livrarias Cultura, em São Paulo, e Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro.
Sobre “O Catador de Palavras” - Editado pela Topbooks, “O Catador de Palavras” é um registro de parte da produção poética de Antonio Ventura, que é oriundo da “geração mimeógrafo” dos anos 1970, fenômeno sociocultural que aconteceu após a Tropicália e que buscava meios alternativos para difusão cultural em plena ditadura, época em que viveu no Rio de Janeiro e vendia seus poemas no Teatro Ipanema, publicando-os nas revistas “Rolling Stone” e “Vozes”. O livro tem ilustrações de Carlos Alberto Paladini, Francisco Amêndola, Tânia Jorge e do próprio poeta.
Sobre Antonio Ventura – Radicado há mais de 10 anos em Mococa, Antonio Ventura, natural de Ribeirão Preto, é juiz aposentado, fundador e presidente do Grupo Início (que reúne escritores e poetas da cidade de Mococa), coordenador da União Brasileira de Escritores em Mococa e foi diretor de Cultura e Turismo da Prefeitura local. Ganhador do prêmio Governador do Estado de Conto e Poesia, da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo, foi crítico de cinema e teatro na revista “Bondinho”. (Fotos: divulgação)



Creative Commons License






O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.