[20/9 – m24h] A edição 2010 do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio apontou que a Etec “João B. de Lima Figueiredo”, a “Eletrô” (foto), teve o melhor desempenho entre as escolas públicas de Mococa e o Colégio “Bruno Giorgi” o melhor desempenho entre as escolas particulares da cidade e região. A “Eletrô” teve média de 602,59 e a Etec “Francisco Garcia”, média de 522,37, confirmaram o que as Etecs mostraram no exame nacional: das 50 escolas públicas com melhor desempenho no Estado de São Paulo, 42 são Etecs. A melhor escola pública do Estado de São Paulo é a Etec de São Paulo, com média de 706,66, e é também a melhor escola Etec do Estado. A melhor escola pública do Brasil é o Colégio de Aplicação Coluni/UFV, de Viçosa/MG, com média de 726,42.
Neste ano, o MEC dividiu as escolas em grupos, considerando a porcentagem de estudantes que fizeram o exame. As escolas em que mais de 75% de alunos fizeram o Enem foram reunidas no Grupo 1, no qual encontram-se as Etecs mocoquenses pela rede pública e o Colégio “Bruno Giorgi” pela rede particular.
No Grupo 2, em que a taxa de participação foi de 50 a 75%, estão as escolas da rede estadual e municipal, respectivamente, EE “Barão de Monte Santo”, “Dr. Carlos Lima Dias” e Emebp “Prof. José Barreto Coelho”, esta última teve o melhor desempenho na cidade, com média de 535,02. Além dos grupos 3 (25 a 50% de participação; caso da EE “Prof. João de Moura Guimarães”, de Igaraí, com média de 518,15) e 4 (participação inferior a 25%).
Colégio “Bruno Giorgi” é destaque – O desempenho do Colégio “Bruno Giorgi”, da rede particular da cidade, no Enem 2010 foi considerado destaque tanto em Mococa como na região. Com média de 686,18, o desempenho do colégio mocoquense superou colégios tradicionais de São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Casa Branca. Avançando mais na região, superou colégios de São Carlos (Colégio Sapiens teve média de 671,13) e de Ribeirão Preto (Colégio Einstein teve média de 675,14). A melhor escola particular do Estado é o Colégio Vértice, unidade II, de São Paulo, com média de 743,75.
A maioria das escolas públicas e particulares de Mococa ficaram acima da média nacional, média estimada em 511,21, e essas notas agora servirão como elemento de mobilização pela melhoria da qualidade do ensino, auxiliar professores, diretores e demais dirigentes educacionais na reflexão crítica sobre o processo educacional da escola, além de subsidiar políticas educacionais.
O que é Enem – De acordo com o Inep, vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela aplicação do Enem, o exame “tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. O exame, de participação voluntária, destina-se aos alunos que estão concluindo (concluintes) ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores (egressos). A partir do ano de 2009, os resultados do Enem passaram a ser utilizados na implementação de outras políticas públicas, como a democratização das oportunidades de acesso às vagas no sistema de ensino superior; a certificação de jovens e adultos no ensino médio; a reestruturação dos currículos do ensino médio”. (Foto: mococa24horas)
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria |