[30/9 – m24h] O poeta Antonio Ventura lança nesta terça-feira, 4, a partir das 19h30, na livraria ParaLer, do Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto , o livro “O Catador de Palavras”. Editado pela Topbooks, “O Catador de Palavras” é um registro de parte da produção poética de Antonio Ventura, que é oriundo da “geração mimeógrafo” dos anos 1970, fenômeno sociocultural que aconteceu após a Tropicália e que buscava meios alternativos para difusão cultural em plena ditadura, época em que viveu no Rio de Janeiro e vendia seus poemas no Teatro Ipanema, publicando-os nas revistas “Rolling Stone” e “Vozes”. O livro tem ilustrações de Carlos Alberto Paladini, Francisco Amêndola, Tânia Jorge e do autor. Na foto, o poeta recebe a escritora Edla van Steen e o crítico, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Sábato Magaldi, no lançamento na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro.
Leia matéria relacionada: http://www.mococa24horas.com.br/2011/09/livro-de-antonio-ventura-reune-imortais.html
Em seu texto na apresentação de “O Catador de Palavras”, o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Carlos Nejar, definiu o poeta Antonio Ventura, “Mas, como Rimbaud, "sentou a beleza nos seus joelhos" e é inevitavelmente poeta, caudaloso, irreverente, com acento surrealista. Observou alguém que a biografia de um poeta é seu canto. E este poeta que traz Ventura consigo, como quem traz a poesia, revela na explosão de ritmos um sotaque pessoal. Embora caminhe dentro de uma tradição — a de ‘ser absolutamente moderno’, mantém inalienável entonação, a marca do que carrega o fogo de quem se sabe ‘catador de palavras’. E o humilde ato de apanhá-las carece de um poder que as retira do estado de silêncio”
Já para o escritor e professor, Menalton Braff, Ventura é “um dos maiores expoentes rimbaudianos entre nós”.
Lançamento em São Paulo – Em novembro, Antonio Ventura lança “O Catador de Palavras”, na livraria Cultura, da Avenida Paulista, em São Paulo. O livro já pode ser adquirido nas livrarias ParaLer, em Ribeirão Preto ; Cultura, em São Paulo ; e Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro.
Sobre Antonio Ventura – Radicado há mais de 10 anos em Mococa, Antonio Ventura, natural de Ribeirão Preto, é juiz aposentado, fundador e presidente do Grupo Início (que reúne escritores e poetas da cidade de Mococa), coordenador da União Brasileira de Escritores em Mococa e foi diretor de Cultura e Turismo da Prefeitura local. Ganhador do prêmio Governador do Estado de Conto e Poesia, da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo, foi crítico de cinema e teatro na revista “Bondinho”.
Serviço – A ParaLer, do Ribeirão Shopping, fica na Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1.540, em Ribeirão Preto. (Foto: divulgação)
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria |