Segundo pesquisa, pavimento e sinalização receberam classificação Ótima (Foto: skyscrapercity.com/divulgação) |
(6/11/2013 - www.mococa24horas.com.br) Quem vem ou quem sai de Mococa trafega pela 15ª melhor rodovia do Brasil, que é a SP-340.
Isto é o que revela a Pesquisa CNT de Rodovias 2013 feita pela Confederação
Nacional dos Transportes, a CNT, pelo Serviço Social do Transporte, o Sest, e
pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, o Senat. A SP-340 recebeu
no quesito Geral da pesquisa a classificação "Ótimo" (Pavimento:
Ótimo; Sinalização: Ótimo; Geometria: Bom), ficando no 15º lugar do ranking
nacional das melhores ligações rodoviárias.
Segundo a pesquisa, a melhor rodovia do Brasil é a
Bandeirantes (SP-348), trecho entre São Paulo e Limeira; na segunda colocação
está a Via Anhanguera (SP-330), trecho entre São Paulo e Uberaba/MG; e em
terceiro, a Dom Pedro I (SP-65), trecho entre Campinas e Jacareí. A pior ligação
rodoviária do Brasil está situada entre Belém/PA e Guaraí/TO (rodovias BR-222,
PA-150, PA-151, PA-252, PA-287, PA-447, PA-475, PA-483 e TO-336).
Com o objetivo de oferecer um panorama atual da malha rodoviária
brasileira, as entidades pesquisaram 96.714 km durante 30 dias de coleta em campo.
"Foram avaliados aspectos do pavimento, da sinalização e da geometria da
via, o que permite a classificação dos trechos como ótimo, bom, regular, ruim e
péssimo. Os resultados são apresentados por tipo de gestão (pública ou
concedida), de rodovia (federais ou estaduais), por região e por unidade da
Federação", informam em nota os organizadores.
Economia e ecologicamente corrreta - Ainda de acordo com a pesquisa, se todos os pavimentos das
rodovias pesquisadas tivessem a classificação Boa ou Ótima, "seria
possível uma economia de até 5% no consumo de combustível, o que representa 661
milhões de litros de óleo diesel (R$ 1,39 bilhão) e uma redução da emissão de
1,77 megatonelada de gás carbônico, principal gás do efeito estufa".
Sobre a importância da pesquisa, que está em sua 17ª edição,
o presidente da CNT, Clésio Andrade, salientou seus aspectos técnicos, "rodovias
em Bom ou Ótimo estados de conservação – com pavimento de qualidade, sinalização
adequada e geometria que proporcione segurança – são fundamentais para promover
o desenvolvimento econômico e também para permitir o transporte seguro de
cargas e de passageiros. Em um país como o Brasil, no qual mais de 60% da
movimentação de cargas e 90% da movimentação de passageiros ocorrem pelas
rodovias, é ainda mais imprescindível a preocupação com a qualidade da
infraestrutura oferecida nas mais diferentes regiões".
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br