criar site

Outubro Rosa: mais de 200 mamografias realizadas em Mococa

Exame reduz em até 40% morte por câncer de mama
(Foto ilustrativa: reprodução)
(1/11/2013 - www.mococa24horas.com.br) Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, o câncer de mama é o "segundo tipo mais frequente no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%".
No mês passado, por ocasião do Outubro Rosa, movimento mundial surgido na década de 90 em Nova Iorque/EUA para conscientização sobre o câncer de mama, unidades de saúde de todo o mundo, inclusive de Mococa, promoveram ações para lembrar às mulheres sobre a importância da realização de exames de prevenção. Foram realizadas cerca de 240 mamografias em Mococa.
Reconhecido como o método mais eficaz para detectar o câncer, a mamografia, segundo estatísticas mundiais, reduz em até 40% os casos de morte e é indicada em mulheres com idade a partir dos 40 anos, mas especialistas alertam que quem tiver casos de câncer de mama entre mãe, tia materna, irmã, prima materna em primeiro grau, deve fazer o exame antes disto.
O exame, disponível na rede pública de saúde de Mococa (SUS), não precisa de encaminhamento médico para ser feito, conforme a Lei federal nº 11.664/09 prevê.
Sintomas - "Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila", alertam especialistas a respeito dos sintomas.
Autoexame ajuda na identificação precoce do câncer
Clique na imagem para ampliar
(Foto: reprodução) 
Prevenção - Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, "evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos". "Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez", salienta em nota.
Faça o autoexame de mama - O autoexame também ajuda na identificação precoce do câncer de mama. No Banho - Examine as mamas no chuveiro depois de ensaboá-las. Apalpe a mama (use a mão direita para verificar o seio esquerdo e vice-versa) procurando protuberâncias e caroços. Apalpe também as axilas e pescoço.
No espelho - Com os braços levantados, procure cuidadosamente por alterações de tamanho, forma e contorno de cada mama. Aperte os mamilos suavemente procurando secreções. Deitada - Coloque a mão direita atrás da cabela. Com a mão esquerda pressione suavemente a mama direita com movimentos circulares. Repita o exame na mama esquerda.
Onde fazer o exame de mamografia em Mococa - Na rede pública de saúde (SUS), em Mococa, as mocoquenses devem comparecer no PPA - Setor de Ginecologia e agendar o exame gratuitamente. O tempo de espera médio para fazer o exame é de 15 a 30 dias. O atendimento é feito das 6h30 às 12h00, de segunda a sexta-feira.
Serviço - O PPA fica na Pça. Princesa Isabel, 76, Vila Mariana, tel.: (19) 3666-6530.

Licença Creative CommonsEste site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.