PM lança campanha "Trânsito Consciente" para acabar com mortes nas ruas e estradas |
Segundo dados oficiais, "houve uma redução de 7,5% dos homicídios culposos por acidente de trânsito no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011. De janeiro a julho do ano passado, 2.768 perderam a vida em acidentes no Estado, 207 casos a mais do que em 2012, com 2.561 registros".
A campanha de trânsito proposta pela PM, com apoio da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional e a Artesp, promete ultrapassar a mera transmissão de informações e terá "ações trabalhadas com o foco de mudar os comportamentos e as atitudes por meio de um processo de aprendizagem continuada e metodologias diversas para atingir diferentes faixas etárias". Uma destas ações é a disponibilização de um curso online, pela internet, de capacitação para motoristas e pedestres, onde serão abordados temas como legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, além de tema especial direcionado para crianças e adolescentes. O curso é gratuito e a matrícula pode ser feita no seguinte endereço eletrônico: http://www.transitopm.com.br/ead/
A Polícia Militar em Mococa vem realizando sistematicamente blitz em pontos estratégicos da cidade com o objetivo de fiscalizar motoristas e motociclistas em desacordo com a lei, operações de saturação em vários locais e palestras nas escolas. Com a deflagração da campanha “Trânsito Consciente” em todo o Estado, a PM deve intensificar estas ações na cidade.
14 mortes no trânsito em Mococa – O número de acidentes de trânsito com mortes no Brasil não para de crescer. Segundo levantamento do SUS – Sistema Único de Saúde, o país tem mais de 40 mil vítimas de acidentes de trânsito por ano e só no Estado de São Paulo gasta R$ 57 milhões para tratar de vítimas graves. Em Mococa, a reportagem do mococa24horas apurou junto ao Ministério da Saúde e IBGE, que em 2010* a cidade teve 14 mortes provocadas por acidente de trânsito (* dados preliminares e os mais atuais) e ocupa a 947ª posição no ranking dos municípios brasileiros com mortes em acidentes de trânsito. Na região, São João da Boa Vista lidera o número de mortes, com 16 registros, seguida de São José do Rio Pardo, com 15.
A frota em Mococa atualmente é de 33.669 veículos, segundo o Ministério dos Transportes, com 18.908 automóveis, 7.358 motos, 2.406 caminhonetes e 1.090 caminhões, dentre outros (dados de abril/2012). (Foto: Renovias/divulgação)
O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria