criar site

Remédios sem receita não são vendidos em gôndolas em Mococa

Mocoquense faz fila para comprar analgésico
[9/11 - www.mococa24horas.com.br] Apesar de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, ter liberado a venda de remédios que não precisam de receita, como analgésicos e antitérmicos, fora do balcão, nas gôndolas e prateleiras, sem passar pelo balconista ou farmacêutico, a reportagem do mococa24horas constatou que quatro das principais farmácias em Mococa optaram por continuar deixando estes medicamentos atrás do balcão (foto).
A medida está em vigor desde agosto, quando foi editada a Resolução RDC nº 41/2012, e tem caráter orientativo e não obrigatório. A resolução orienta que os medicamentos "de venda livre devem ficar em área segregada à seção destinada aos produtos correlatos, como cosméticos e produtos dietéticos, por exemplo, e devem ser organizados por princípio ativo para permitir a fácil identificação pelos usuários", e que as farmácias e drogarias devem afixar cartazes com a seguinte orientação: "Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico".
A atitude das farmácias de Mococa segue orientação do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, que defende que os remédios que não precisam de receita devem ficar atrás do balcão como forma de fortalecer a assistência farmacêutica e valorizar o farmacêutico.
Esperando para ser atendida em uma das farmácias de Mococa, a aposentada Maria Rosa Luz Teixeira disse ao mococa24horas que usa analgésicos sem receita e que o único inconveniente desta medida nas farmácias mcoquenses é ter que enfrentar a fila para comprar o medicamento, "se este remédio tivesse na prateleira seria mais rápido, em São Paulo não tem nada disso; teve dia que fiquei 40 minutos na fila".
Fique por dentro - Antes, como  medida para diminuir a automedicação e evitar o uso irracional de medicamentos pela população, a Anvisa determinou, em 2009, que os medicamentos sem precrição médica deveriam ficar atrás do balcão das farmácias e drogarias, mas a solução não trouxe o resultado esperado e rendeu cerca de 70 processos judiciais do setor produtivo de medicamentos. Esta resolução não contribuiu para diminuir o número de intoxicações por remédios no Brasil. (Foto: mococa24horas)
 
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.