criar site

Movimento normal no último dia da prestação de contas dos candidatos a prefeito e vereador


Dois candidatos a vereador perderam o prazo e não prestaram contas
[7/11 - www.mococa24horas.com.br] Os candidatos a prefeito, vice e a vereador, bem como os comitês financeiros e partidos constituídos em Mococa tiveram que apresentar até esta terça-feira, 6, suas prestações de contas finais de campanha à Justiça Eleitoral. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, José Alberto Nunes, com exclusividade ao mococa24horas, o último dia para entregar as prestações de contas foi normal, não foi preciso estender o horário de atendimento após às 18h00. Conforme Alberto, apenas dois candidatos a vereador (um do PSC e outro do PTB) não eleitos perderam o prazo e caso não apresentem as contas eleitorais não poderão obter a certidão de quitação eleitoral e, em consequência, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura para a próxima eleição (2014 ou 2016) por não estar quites com a Justiça Eleitoral. Eles serão notificados.
Os demais candidatos, a nova prefeita eleita da cidade, Maria Edna Maziero/PSD, e seu vice, Adilson Aparecido Guisso/PSDB, além dos quinze vereadores eleitos cumpriram o prazo e apresentaram as contas eleitorais à Justiça Eleitoral normalmente, por meio da internet e impressas.
Segundo a legislação eleitoral, dia 11 de dezembro é a data final para a publicação da decisão do juiz eleitoral de Mococa, Sansão Ferreira Barreto, que julgará as contas dos candidatos eleitos de Mococa.
Remoção de propaganda eleitoral - A terça-feira, 6, também marcou o fim do prazo para os candidatos, partidos políticos e coligações removerem as propagandas relativas às eleições. 
A reportagem do mococa24horas constatou nesta quarta-feira, 7, em diversos  pontos da cidade, ainda a presença de propaganda irregular de candidatos na forma de placas e pintura de muros.
Justificativa eleitoral até dia 6 de dezembro - Os mais de 11 mil mocoquenses que deixaram de votar em 7 de outubro têm até dia 6 de dezembro para regularizar sua situação, apresentando a Justificativa Eleitoral no Cartório Eleitoral local. Este também é o prazo para os eleitores acometidos de doença e que não conseguiram comparecer apresentem atestado médico e justificativa.
O eleitor que não votar e não apresentar justificativa fica impedido, entre outras coisas, de tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles, e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras sanções. Quem deixar de votar e não apresentar justificativa por três eleições, considerando cada turno uma eleição, tem o título cancelado.
Eleitores no Exterior - "Já os residentes no exterior que não se cadastraram para votar no país onde se encontram e os que estiverem fora do Brasil no dia do pleito municipal devem justificar a ausência às eleições no prazo de 30 dias após o retorno ao Brasil", informa em nota o Tribunal Superior Eleitoral.
Serviço - O Cartório Eleitoral de Mococa fica na Pça. Major José Pedro, 81-C, tels.: (19) 3656-7498/3665-2200. (Foto: mococa24horas)
 
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria
 

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.