criar site

Conta de luz fica mais barata em Mococa, São José e região

Redução varia entre -6,64% e -3,54% (baixa tensão), conforme a distribuidora
(Foto: reprodução)
(30/1/2013; atualizada em 31/1www.mococa24horas.com.br) A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, está informando nesta quinta-feira, 30, o reajuste tarifário anual 2014 e que traz a redução das tarifas de energia da CPFL Mococa e CPFL Leste Paulista, atingindo consumidores de Mococa e de 10 cidades da região, totalizando 95 mil unidades consumidoras.
A redução das tarifas de energia elétrica tem efeito médio de -9,53% (CPFL Mococa) e de -5,32% (CPFL Leste Paulista).
A partir desta segunda-feira, 3, os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores residenciais de baixa tensão atendidos por estas distribuidoras serão de -6,64% (CPFL Mococa) e de -3,54% (CPFL Leste Paulista), segundo informe da Aneel. Já a classe de consumo de alta tensão terá uma redução ainda maior nas contas de luz, de -16,85% (CPFL Mococa) e de -9,51% (CPFL Leste Paulista). 
Como é feito o reajuste tarifário anual - Atendendo solicitação da reportagem do mococa24horas, a CPFL Mococa e CPFL Leste Paulista informam como é realizado o reajuste tarifário anual:
CPFL Mococa esclarece que a definição das tarifas das concessionárias de energia elétrica, bem como os processos de reajustes tarifários anuais e a revisões tarifárias, são conduzidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão responsável pela regulação do setor, e incluem os seguintes marcos:
·        Reajuste Tarifário Anual (RTA) – acontece na data de “aniversário” do contrato de concessão, e tem como objetivo repassar os custos não gerenciáveis e atualizar monetariamente os custos gerenciáveis.
·        Revisão Tarifária Periódica ocorre, em média, a cada quatro anos, e seu objetivo é preservar o equilíbrio econômico financeiro da concessão. A agência reguladora (Aneel) analisa os investimentos em eficiência da concessionária para que os ganhos alcançados com a melhoria dos processos sejam repassados ao consumidor final.
·        A Aneel pode determinar também a Revisão Tarifária Extraordinária, caso haja alterações significativas comprovadas nos custos da concessionária, modificação ou extinção de tributos e encargos posteriores à assinatura do contrato.
(...)
O índice médio de reajuste divulgado pela ANEEL é calculado conforme estabelece o contrato de concessão e contempla a variação de custos gerenciáveis pela distribuidora de energia elétrica, como custos operacionais e de capital, denominados de “Parcela B”; e custos não gerenciáveis pela distribuidora, denominados de “Parcela A”, sendo estes decorrentes de energia comprada, encargos dos sistemas de transmissão, encargos setoriais e componentes financeiros”.
Raio de atuação - A CPFL Mococa, além de Mococa, atende consumidores de Arceburgo, Monte Santo de Minas e Itamogi/MG. São 42 mil unidades consumidoras. 
Já a CPFL Leste Paulista, além de São José do Rio Pardo, atende Casa Branca, São Sebastião da Grama, Divinolândia, Itobi, Tapiratiba e Caconde. São 53 mil unidades consumidoras.



Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.