criar site

Carteiros de Mococa e São João aderem à greve nacional

Paralisação é protesto contra privatização de plano de saúde
(Foto: Fentect/divulgação)
(31/1/2014; atualizada em 1/2 - www.mococa24horas.com.br) A greve dos trabalhadores dos Correios deflagrada nesta quinta-feira, 30, em todo o País ganhou a adesão de carteiros de Mococa, São João da Boa Vista e Mogi Guaçu. A decisão foi tomada em assembleia da categoria realizada na quarta-feira, 29, em virtude de a empresa estatal não estar cumprindo o acordo coletivo aprovado pela Justiça no ano passado, que prevê a manutenção do plano de saúde, entrega de correspondências no período da manhã e o pagamento dos retroativos referentes ao plano de carreira de 1995.
Como a base sindical dos trabalhadores dos Correios em Mococa, São João da Boa Vista, Mogi Guaçu, pertence à Campinas, estando filiados ao Sindicato dos Trabalhadores em Correios, Telégrafos e Similares de Campinas e região, o Sintect/CAS - que faz parte da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares, a Fentect -, o movimento grevista quer que a Justiça faça os Correios cumprir o termo assinado.
Segundo a Fentect, estão em greve, além de Campinas e região, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Rio Claro, Vale do Paraíba, e bases sindicais filiadas em Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Piauí, Amazonas, Paraná, Ceará, Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba e Roraima. “Essa é uma lista parcial que deve ser ampliada ainda hoje [sexta-feira, 31] ou nos próximos dias, tendo em vista que ocorrerão assembleias em outros estados e em locais onde os sindicatos ainda não chamaram assembleia, a FENTECT já orientou que coloque a decisão sobre a luta contra o Postal Saúde para os trabalhadores. A FENTECT esclarece que a greve foi o recurso último para barrar a imposição da caixa de assistência Postal Saúde, que representa a privatização do convênio médico da categoria, principal benefício dos ecetistas. A greve acontece, ainda, depois que a justiça adiou pela quinta vez a decisão da ação que a FENTECT moveu contra o Postal Saúde que é uma imposição da direção da ECT e contraria o dissídio coletivo da categoria, julgado pelo TST em 2012 e 2013. A greve é por tempo indeterminado para barrar o Postal Saúde”, informa em nota a Fentect.
Outro lado – Em nota, os Correios estão informando nesta sexta-feira, 31, que as agências em todo o Brasil estão funcionando normalmente, a exemplo de Mococa, com 95,35% do efetivo total da empresa trabalhando. “Nas localidades onde há paralisação, os Correios implantaram plano de contingência e estão garantindo o funcionamento normal das agências”.
Já sobre o plano Correios Saúde fez o seguinte esclarecimento:
Os Correios reafirmam que não haverá nenhuma alteração no atual plano de saúde dos trabalhadores, o CorreiosSaúde. Nenhuma mensalidade será cobrada, os dependentes regularmente cadastrados serão mantidos e o plano de saúde não será privatizado. Todas as condições vigentes do CorreiosSaúde serão mantidas, os percentuais de co-participação não serão alterados e os trabalhadores dos Correios não terão custos adicionais.
A Postal Saúde não é um plano de saúde. É uma caixa de assistência, patrocinada e mantida pelos Correios. Desde o início de janeiro, o plano CorreiosSaúde, que atende os empregados da ECT e seus dependentes, passou a ser operado pela Postal Saúde, com política e diretrizes definidas pela ECT. As regras do plano não foram alteradas — o pagamento dos trabalhadores dos Correios referente a janeiro já foi realizado, no dia 25, e não houve cobrança de qualquer tipo de taxa ou mensalidade.
A empresa está cumprindo o que foi definido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) no ano passado a respeito do assunto: todas as regras do plano de saúde definidas na Cláusula 11 do Acordo Coletivo de Trabalho estão mantidas”.





Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.