criar site

Água: uma riqueza a ser preservada

Economizar, não poluir e conservar a água
é essencial  para a sobrevivência da própria humanidade

(Foto: reprodução)
Por Welson Gasparini

Andei lendo alguns artigos que escrevi em 2011, no primeiro ano do meu atual mandato como deputado estadual, encontrando num deles motivação para tratar de um problema da mais absoluta gravidade: a água, essa riqueza lamentavelmente finita, ora começando a faltar em inúmeras torneiras de Ribeirão Preto e de toda a nossa região. Focalizava, então, minha participação em reunião do Rotary Clube Ribeirão Preto-Irajá (do qual, orgulhosamente,  sou sócio honorário) e manifestava o meu entusiasmo com uma iniciativa desse clube de  serviços: o lançamento do “Projeto Água”,  voltado  para a defesa do meio ambiente e iniciado, em sua parte prática, orientando e criando uma consciência conservacionista nos  alunos do Colégio  Santos Dumont relativamente à importância fundamental da água. Os alunos acompanharam  palestras relacionadas ao tema e, no final,  participaram  de  um concurso de redação, com direito a prêmios para os primeiros colocados.  Esse projeto tornou-se  possível graças à iniciativa do  Rotary Club Irajá e da Casa da Amizade, com o apoio do Ribeirãoshopping, da L´uminus, do programa “Maurício e Marcelo”, da Scala Adesivos, da Associação Diabetes de Ribeirão Preto, da DiGalvez – Ferramentas de Corte, da Facchini, da Supera – Ginástica para o Cérebro e da Kaufe Infoeletro.
Aproveitei para fazer reflexões sobre  a importância da água em nossas vidas e o quanto é necessário  evitar o  desperdício, infelizmente acontecendo em  larga escala no  nosso  dia a dia. Economizar, não poluir e conservar a água é essencial  para a sobrevivência da própria humanidade. Torna-se, portanto, de pungente atualidade a mensagem preconizada pelo Projeto Água: “a consciência de que é preciso mudar dependerá de nós, de nossas atitudes, comportamentos e nosso grau de civilidade”
Dados foram então apresentados: uma  torneira mal fechada, por exemplo,  pinga,  em um dia,   quantidade de água  suficiente para matar a sede de uma pessoa por vinte dias; uma ducha de 15 minutos, com a torneira aberta, consome 240 litros de água. Se fecharmos a torneira, enquanto nos ensaboamos, podemos reduzir pela metade esse consumo.Outro dado significativo: o ser humano pode passar 28 dias sem comer, mas só 3 dias sem beber água!
Esse Projeto Água cumpriu o seu papel de  orientar e esclarecer mas, agora, é preciso ir além: a redução do consumo de água doméstico tornou-se, até mesmo, uma questão de consciência. O uso consciente da água precisa ser adotado por todos nós  num momento em que o racionamento de água já acontece em São Paulo e em cidades de nossa região como Altinópolis, Batatais, Bebedouro, Cravinhos, Serrana e Pitangueiras.  Em Ribeirão Preto mesmo existem moradores- conforme a imprensa noticiou -  há 40 dias sem o precioso líquido em suas residências.
Prevenir, comprovadamente, sempre é melhor do que remediar: é preferível, portanto, um racionamento movido pela sensatez do que um racionamento compulsório,  conforme já começam a adotar  inúmeras cidades compelidas – em função da prolongada estiagem – pelo aumento da demanda e pela diminuição da oferta de água.





Welson Gasparini é deputado estadual/PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto



Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.