criar site

Câncer: 25% dos operados tem menos de 50 anos

[17/7 – m24h; atualizada em 19/7] O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo e à Faculdade de Medicina da USP, acaba de divulgar pesquisa feita entre dezembro de 2008 e maio de 2011 que aponta que 25% dos pacientes oncológicos operados na unidade têm menos de 50 anos, além de revelar que, do total de cirurgias oncológicas, a maioria são em mulheres, somando 51,5%. Na análise exclusiva dos que tem até 49 anos, o público feminino também é maioria, representando 64% dos casos.
A principal especialidade cirúrgica utilizada é a urologia, responsável por 28% de todos os procedimentos realizados. Em seguida, estão as especialidades de cabeça e pescoço (11%), aparelho digestivo (8,5%), ginecologia (8,5%), mastologia (7%), toráxica (5%) e ortopédica (2%). Além disso, cirurgias plásticas reparadoras são responsáveis por 8% dos procedimentos cirúrgicos.
O estudo mostra ainda que 30% dos pacientes submetidos a uma cirurgia de câncer têm mais de 70 anos; 27% têm entre 60 e 69 anos; e 24% tem entre 50 e 59 anos. Considerados jovens, os pacientes com menos de 50 anos somam 25% de todos os operados. A maior parte deles está concentrada na faixa etária de 40 a 49 anos (14%), seguida por aqueles que têm entre 30 e 39 anos (6%). Pacientes com idade entre 20 e 29 anos correspondem a 4% dos que foram submetidos à cirurgia e os que têm até 19 anos representam 2% dos operados.
Câncer em mocoquenses - Conforme o banco de dados da Fundação Oncocentro de São Paulo - Registro Hospitalar de Câncer do Estado de São Paulo, ligada à Secretaria de Estado da Saúde, existem 857 pacientes mocoquenses cadastrados com diagnóstico de câncer (período de janeiro de 2000 a junho de 2011).
Dicas de como evitar o câncer – O Icesp informa dez dicas que podem auxiliar a prevenir o surgimento da doença: 1. Não fume. Mesmo uma pequena quantidade de tabaco pode fazer um grande estrago. 2. Não abuse de bebidas alcoólicas, principalmente se já é fumante. 3. Mantenha hábitos de sexo seguro. Use camisinha. O contato com alguns vírus transmitidos por via sexual, como o papiloma vírus humano e o HIV podem desencadear no surgimento de alguns tipos de câncer. 4. O sexo seguro é caminho, ainda, para evitar os vírus da hepatite B (para a qual há vacina) e da hepatite C, ambos com potencial para levar ao câncer de fígado. 5. Evite o consumo excessivo de açúcares, de gorduras, de carne vermelha, de porco e das processadas. Invista em uma dieta saudável, rica em verduras, legumes e frutas. 6. Na mesma linha da dieta saudável, vale reforçar a importância de evitar o consumo de alimentos com muito sódio e conservantes, como é o caso dos enlatados, embutidos e fast foods em geral. 7. Cuidado com o sol. Use filtro solar diariamente e evite a exposição entre 10h00 e 16h00. Na praia ou na piscina lance mão, também, de barreiras físicas, como chapéu, camiseta e guarda-sol. 8. Pratique atividades físicas todos os dias. Recomendação de que o exercício tenha duração mínima de 30 minutos. 9. Mantenha-se atento à sua saúde. Procure assistência especializada caso note qualquer anormalidade em seu corpo. 10. Faça um chek-up anual e realize todos os exames de diagnóstico precoce (screening) indicados pelo seu médico.
Serviço – O telefone do Icesp é (11) 3893-2000 ou Skype: +551138932000 (Foto: Icesp/divulgação)

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.