criar site

Jovens começam a beber mais cedo e venda de álcool a menores não para


De acordo com estudo realizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, o início do consumo de bebidas alcoólicas no País tem acontecido entre jovens de 11 e 13 anos de idade, cujo primeiro contato com o álcool foi em casa, sendo que os que estão entre 18 e 24 anos são os que mais consomem álcool.
Ainda de acordo com o estudo, 42% dos alunos dos ensinos fundamental e médio consumiram bebidas alcoólicas no último ano, ou seja, quase metade dos estudantes do país, e um dado alarmante, existem 22 milhões de dependentes de álcool. Já os jovens universitários consomem álcool para ficarem embriagados.
Como a ação de medidas isoladas não diminui o impacto do consumo de álcool entre a população jovem, a Secretaria promete a implantação de uma política nacional sobre o álcool, que prevê modificação da atual legislação, aumento do custo da bebida, da fiscalização e da educação da sociedade em geral.
Venda de bebidas alcoólicas a menores – E os jovens e menores de Mococa, a exemplo das demais cidades brasileiras, também refletem esta triste realidade e são vulneráveis e dependentes do álcool, que é uma doença crônica e progressiva.
Apesar de o departamento de Saúde da Prefeitura Municipal conjuntamente com a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude local ter realizado ação contra a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos no carnaval, a comercialização continua à solta e nem a perda de alvará de funcionamento para bares, lanchonetes, mercadinhos e depósitos de bebidas inibe a prática. A venda de bebida alcoólica a menor de idade é contravenção penal prevista no artigo 63, inciso I, da Lei de Contravenções Penais e coibida pelos artigos 81 e 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Basta um olhar em pontos tradicionais de reunião dos jovens mocoquenses, como o recinto de eventos das Quadras da Cidadania, a Avenida Dr. Américo Pereira Lima, a rua Pernambuco, a Dr. Odon Carlos de F. Ferraz e a rua Cel. Diogo, para se constatar a venda indiscriminada de bebidas alcoólicas a menores de idade.
Serviço – Para denunciar estabelecimentos comerciais que vendem bebida alcoólica a menores de idade basta acionar o Ministério Público local (19-3656-0992) ou Conselho Tutelar de Mococa (19-3656-4506). (Foto: reprodução)

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.