criar site

Mococa sob risco de temporais

[2/11 – m24h] O mocoquense já pode se preparar para os temporais de final de ano, já que eles são uma característica do fim da primavera e começo de verão.
A meteorologista Cássia Beu, da Somar Meteorologia, em entrevista exclusiva ao mococa24horas explica a razão: “a primavera é o começo da estação chuvosa na região Sudeste e a intensidade da chuva aumenta no verão. Muitas vezes a chuva vem mesmo em forma de temporal e a urbanização desordenada agrava ainda mais a situação, pois a impermeabilização do solo impede a infiltração da água e aumenta a ocorrência e enchentes a cada ano”. “Vivemos um cenário climático ao de 2010/2011, ou seja, há risco de ventos severos de chuva, como tivemos no último verão devido ao fenômeno climático La Niña”, completa Beu.
Sobre o aumento do índice pluviométrico, a meteorologista Cássia Beu informa: “existem alguns trabalhos científicos que dizem que as mudanças introduzidas pelas ações humanas têm feito com que os temporais sejam mais severos, mas não necessariamente que o índice pluviométrico esteja aumentando”. Em Mococa, a chuva está na média, conforme revela Beu: “Mococa não tem estação meteorológica homologada pela Organização Meteorológica Mundial, porém, conseguimos extrair do nosso banco de dados um valor de chuva através de uma média das estações mais próximas. Desde janeiro até agora choveu 1.102 milímetros, valor esse que é equivalente ao esperado para o período que é de 1076 milímetros”.
Temporais à vista no Estado – O encontro de ventos úmidos vindos da Bacia Amazônica e do Litoral em direção à região Sudeste com o ar quente acumulado no Estado é o que potencializa os temporais, informam meteorologistas, e neste ano o fenômeno deve se intensificar entre o Sul de Minas Gerais e a região metropolitana de São Paulo. (Foto: reprodução)
Creative Commons License




O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.