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Fatec-Mococa está entre as 30 melhores do Brasil


[18/11 – m24h; atualizada em 20/11] O Ministério da Educação, por meio do Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, acaba de divulgar os indicadores de qualidade de cursos e instituições de educação superior. Segundo os indicadores, a Fatec-Mococa está entre as 30 melhores instituições de ensino do Brasil, é uma das melhores do País em seu campo e é a melhor do Estado de São Paulo, sendo a única Fatec a figurar neste ranking. A Fatec-Mococa obteve 4,07 no Índice Geral de Cursos (IGC), numa escala de 1 a 5, sendo que apenas 8% das instituições obtiveram conceito 4 ou 5, considerados bons, estando na posição 22ª do ranking das 30 melhores instituições de ensino do País. A instituição de ensino de Mococa ficou à frente da Escola de Direito de São Paulo – FGV, da Universidade Federal de Itajubá/MG, e da Universidade de Brasília.
A avaliação é baseada na análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
O Ministério da Educação avaliou 2.176 instituições de ensino superior, sendo 229 públicas e 1.947 privadas, entre universidades, centros universitários e faculdades.
Professores e coordenadores comprometidos com a excelência do ensino - “Sabemos, evidentemente que ainda existem dificuldades e implementações a serem feitas, mas devagar estamos chegando lá.  Desde que assumi a direção da unidade, há pouco mais de 5 anos, tenho batalhado por contínuas melhorias na unidade, no zelo pelo cumprimento dos conteúdos programáticos, carga horária das disciplinas, no nível das aulas que são ministradas. Sempre acreditei que bons frutos só virão se houver muito trabalho sério, comprometimento, empenho, dedicação e perseverança em boas práticas, boas atitudes, e cujos atos, se concretizados, proporcionarão melhoria da qualidade de ensino que se pretende atingir”, disse o diretor da Fatec-Mococa, Diógenes Bosquetti (foto), a respeito desta conquista, enfatizando, “Entretanto somente a direção não a responsável pelo excelente desempenho da unidade. Os professores e coordenadores da unidade corresponderam à altura com relação aos ideais de qualidade de ensino, no comprometimento com o conteúdo programático ensinado e exigido, com o alto nível de  ensino praticado na Fatec-Mococa. A eles os parabéns pelos conceitos e disciplinas ministrados ao longo destes anos, e peço, na oportunidade, que persigam ainda mais a qualidade, que preparem cada vez melhor suas aulas, que abracem ainda mais outros projetos que poderão estar sendo desenvolvidos na unidade, que se comprometam ainda mais com estes ideais para possamos ser ainda melhor avaliados em futuras edições”.
Fatec-Mococa é a destaque do Estado – A única classificada na faixa 5 das Fatecs do Estado é a Fatec-Mococa e está no grupo de excelência do Ministério da Educação.  Uma vez que as Fatecs de Guaratinguetá, Indaiatuba e Sorocaba estão classificadas na faixa 4; e as de Americana, Ourinhos, Presidente Prudente, Santos, São Paulo e Taquaritinga estão na faixa 3.
Na opinião de Angelo Luiz Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza, a participação das Fatecs na avaliação deve crescer nos próximos anos. “Recentemente, promovemos um aumento significativo de vagas e de cursos – em 2006 eram 26 Fatecs, hoje são 52. Muitas das novas unidades ainda não foram avaliadas, pois ainda não têm turmas formadas”, explica.  “Todas as Fatecs avaliadas foram classificadas pelo menos como satisfatórias. Isso mostra que realizamos uma grande expansão sem perder de vista a qualidade do ensino oferecido”, completa Cortelazzo.
Metodologia – O Índice Geral de Cursos (IGC) é uma das medidas usadas pelo Inep para avaliar as instituições de educação superior, públicas e privadas. O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de 1 a 5 pontos. Uma instituição que obtenha de 3 a 5 pontos atende de forma satisfatória; abaixo de 2 a atuação é insatisfatória. O IGC de uma instituição é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes. (Foto: mococa24horas)


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