criar site

Justiça cancela questões do Enem

[1/11 – m24h] Segundo informações extraoficiais, já que o Inep não está divulgando dados referentes aos municípios, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, em Mococa (foto: EE "Barão de Monte Santo") não tiveram nenhuma ocorrência grave.
De acordo com o diretor da Etec “João Baptista de Lima Figueiredo”, Marcelo Lago, “a taxa de realização do exame ficou próxima de 100% dos inscritos” nesta unidade e informa que nos dois dias não foi verificada nenhuma anormalidade. A “Eletrô” teve o melhor desempenho entre as escolas públicas da cidade no Enem de 2010, e em relação a este ano, Lago disse: “nosso trabalho e expectativa são sempre a de que nossos alunos continuem a ter um bom desempenho no Enem, pois isto é principalmente importante para as aspirações educacionais deles”.
Para a estudante Camila Matos, que fez as provas na “Eletrô”, o grau de dificuldade foi surpreendente e acredita que não atingiu índice para aprovação.
Justiça cancela 13 questões do Enem 2011 – A Justiça Federal do Ceará decidiu na segunda-feira, 31, anular parcialmente o Enem, invalidando 13 questões que foram aplicadas para alguns candidatos (caderno amarelo: questões 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, do 1º dia; e 113, 141, 154, 173 e 180, do 2º dia). A decisão vale para todo o Brasil, inclusive Mococa, e o pedido foi feito pela Procuradoria da República no Estado, após a verificação de que alunos do colégio Christus, em Fortaleza, tiveram acesso prévio a questões do exame.
A sentença preserva o Enem, já que afasta a possibilidade de cancelamento da prova em todo o território nacional.
MEC e Inep vão contestar – Em nota divulgada nesta terça-feira, 1º, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, o Inep, informam que mantêm a disposição de recorrer da sentença do juiz da 1ª Vara Federal, Luis Praxedes Vieira da Silva, ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife. O MEC e o Inep entendem que a sentença de primeira instância foi desproporcional, ao cancelar em todo o país 13 questões do Enem, que teriam sido apropriadas pelos alunos do Colégio Christus.
A Advocacia-Geral da União informa que também vai recorrer da decisão.
O atual ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista nesta segunda-feira, 31, ao programa Roda Vida, da TV Cultura, afirmou que o Enem contribui para organizar o ensino médio, ao contrário do que ocorria com o estímulo anterior, baseado somente no exame vestibular. Haddad sobre o aumento de estudantes à educação e à qualidade do ensino disse: “Isto quer dizer que estamos satisfeitos com a educação? Não, não estamos. Estamos longe do ideal. É difícil resgatar a dívida educacional em apenas uma década”.
Enem x credibilidade – Em 2009, uma prova do Enem foi furtada na gráfica. Já em 2010, aconteceu falha de impressão em um lote de provas. Apesar destas ocorrências as provas nestes anos não foram canceladas.


Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.