criar site

Horário de verão: consumo de energia cai 0,52% na região


Saiba como se adaptar ao fim do horário
(Foto: reprodução)

(13/2/2014; atualizada em 16/2 – www.mococa24horas.com.br) O horário de verão terminou à meia-noite deste domingo, 16, quando os relógios foram atrasados em 1 hora. De acordo com nota divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, a 43ª edição do horário de verão representou cerca de R$ 405 milhões de economia de energia para o país. No Estado de São Paulo foi verificado uma economia de 4,8% da demanda, uma redução de 1.027 MW, nos 119 dias do horário especial.
Segundo a CPFL Energia, controladora da CPFL Mococa e CPFL Leste Paulista, foi registrado uma redução de 0,52% no consumo de energia elétrica na região onde atua, que abrange Mococa, São José do Rio Pardo, dentre outras cidades. Também foi verificada uma diminuição de 1,72% na demanda no horário de pico. A economia no consumo de energia elétrica corresponde a 55.838 MWh, valor suficiente para atender uma cidade como Campinas por 5 dias ou Ribeirão Preto por 9 dias.
Como adaptar o relógio biológico – Com o fim do horário de verão muitas pessoas sofrem para se adaptar, geralmente levam uma semana, mas outras podem levar até um mês, apresentando quadros de sonolência, irritabilidade e mau humor pela manhã. Segundo especialista consultado pelo mococa24horas, a dica é manter uma boa qualidade do sono (com ambiente escuro, silencioso e boa temperatura todos os dias), evitar consumir café, chá preto e bebidas estimulantes no final do dia, além de não fazer exercícios extenuantes três horas antes de dormir e comida pesada.



Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons -Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.