criar site

Em Mococa, 4 presos não voltam da saída temporária do Natal/Ano Novo

Considerados foragidos, quando forem recapturados
voltarão para o regime fechado
(Foto: Google Earth/divulgação)
(7/2/2014 - www.mococa24horas.com.br) De acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciária, a SAP, exclusivas ao mococa24horas, até o momento 4 presos estão foragidos porque não voltaram para o Centro de Ressocialização de Mococa (foto) após o benefício da saída temporária do Natal/Ano Novo.
Este número representa 2,23% do total de 179 presos reeducandos que foram beneficiados com a medida, que atinge detentos com "comportamento adequado, cumprimento mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se reincidente, e compatibilidade do benefício com os objetivos da pena", segundo a legislação pertinente. Em 2012, 165 presos foram beneficiados com a saída temporária no CR de Mococa, não retornando 4, representando 2,42% de não retorno.
Páscoa - A próxima saída temporária de presos está prevista para acontecer na Páscoa e a Secretaria de Administração Penitenciária ainda não tem como prever quantos presos serão beneficiados, uma vez que depende de decisão judicial.
O CR de Mococa, inaugurado em 2001, atualmente tem 187 detentos e capacidade para 214 presos, segundo a SAP.
O que é saída temporária? - Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, "A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais e depende de autorização judicial. Os condenados que cumprem pena em regime semiaberto, de bom comportamento, poderão obter autorização para saída temporária do estabelecimento, por prazo não superior a sete dias, durante cinco vezes ao ano. A autorização é concedida por ato normativo do Juiz de Execução, ouvidos o Ministério Público e a Administração Penitenciária. A Lei prevê cinco saídas que costumam ocorrer no: Natal/Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças/Finados".
"É importante lembrar que quando o preso não retorna à Unidade Prisional, é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto, ou seja, quando recapturado, volta ao regime fechado", salienta a SAP.




Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.