criar site

Mocoquense trabalhou até dia 29 para pagar impostos

Segundo dados de estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o mocoquense e a população brasileira em geral trabalharam até 29 de maio apenas para pagar tributos (impostos, taxas e contribuições) exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. São 149 dias de trabalho destinados aos cofres públicos.
A tributação incidente sobre os rendimentos, como salários e honorários, é formada principalmente pelo Imposto de Renda Pessoa Física, pela contribuição previdenciária (INSS) e pelas contribuições sindicais. Além destas taxas, o contribuinte paga ainda impostos sobre o consumo, já inclusos no preço dos produtos e serviços, como PIS, ICMS e IPI, a tributação sobre patrimônio (IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI, ITR) e taxas como limpeza pública, emissão de documentos. Em 2012 o mocoquense ganhará mais uma taxa para pagar, a taxa de bombeiros.
Arrecadação sempre crescendo – Em 2003, quando o IBPT lançou o estudo, o contribuinte destinou do seu rendimento bruto, em média, 36,98% para pagar tributos que incidem sobre os rendimentos, consumo, patrimônio, entre outros, já em 2010 comprometeu 40,54%, e este ano, conforme previsão, o porcentual deve chegar a 40,82%.
Outros países – Usando a mesma metodologia, o IBPT também calculou quantos dias os contribuintes de outros países trabalham para pagar impostos: Suécia, 185 dias; Espanha, 137; Estados Unidos, 102; Argentina, 97; Chile, 92; e México, 91 dias. (Foto: arte Diemer; M24h)

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.