criar site

Mococa no ranking de cidades com mais raios

Acaba de ser divulgado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um novo ranking, biênio 2009-2010, de incidência de raios nos municípios pertencentes aos estados da região Centro-Sul (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), cobertos pela Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas.
Os resultados revelam que a cidade fluminense de Porto Real aparece em 1º lugar no ranking geral, com uma densidade de 27 raios por km² por ano, seguida por São Caetano do Sul, com aproximadamente 23 raios por km² por ano, e que a incidência no último biênio (2009/2010) se manteve estável em relação aos biênios anteriores, com variações inferiores a 5%. Para o coordenador do Elat, Osmar Pinto Júnior, “tanto essas cidades têm mais tempestades, quanto elas estão, também, cada vez mais intensas, e a urbanização pode ser apontada como uma das principais responsáveis”, e analisa, “a ocorrência de tempestades possui uma variação espacial muito grande e, por isso, municípios menores têm maior chance de apresentar altos valores de densidade”.
Esses dados reforçam pesquisas anteriores que indicam que grandes centros urbanos tendem a intensificar a ocorrência de tempestades e podem contribuir com a prevenção e proteção, assim como gerar informações úteis para o setor elétrico.
Mococa no ranking dos raios – Foram criados rankings para cada Estado individualmente e um ranking geral para os 3.180 municípios que compõem a região Centro-Sul. Mococa ocupa a 616ª posição no ranking estadual e a 2.447ª no ranking geral, e sua densidade de descargas atmosféricas, dada em raios/km²/ano, é de 3,9567, significando que sua densidade chegou a aproximadamente 4 raios por km² ao ano. A posição dos municípios da região neste ranking é a seguinte: São José do Rio Pardo ocupa a 175ª posição no ranking estadual, no geral está na 878ª e sua densidade é de 3,6241; já Casa Branca, ocupa a 522ª posição no ranking estadual, 2.052ª no geral e densidade de 4,811; Vargem Grande do Sul, 574ª no ranking estadual, 2.257ª no geral e densidade de 4,408; e São João da Boa Vista, 609ª no ranking estadual, 2.420ª no ranking geral e densidade de cargas atmosféricas de 4,0164. Pelos dados, Casa Branca é a cidade da região com mais raios, 5 por km² ao ano, apresentando uma quantidade total ligeiramente maior. (Foto: Osmar Pinto Júnior/reprodução)

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.