criar site

Fim das sacolinhas plásticas nos supermercados de Mococa



Com a decisão do governo estadual e da Associação Paulista de Supermercados de abolir o uso de sacolinhas plásticas a partir de 2012, um importante passo é dado para dar fim a este material que demora, em média, 100 anos para se decompor nos aterros sanitários, que polui a água e o solo, causa entupimentos e enchentes, gera gás metano, que causa o efeito estufa, além de morte da fauna que ingere o material.
Esta medida atingirá primeiro as redes de supermercado associadas à Apas e os supermercados que aderirem ao acordo e, depois, se estenderá ao varejo. Assinado o acordo, os donos dos supermercados e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente irão fazer campanhas de mudança de hábito do consumidor para utilizar outros recipientes, como sacola retornável ou biodegradável, ecobags, carrinho de feira, caixa de madeira ou papelão, para o transporte das compras antes de cessar a distribuição de sacolas.
Nos principais supermercados da cidade, Alvorada, Pierim e Sempre Vale, que ainda usam sacolinhas plásticas, sendo que o Alvorada usa embalagens oxi-biodegradáveis, já são comercializados sacolas retornáveis de algodão e oferecidos caixas de papelão.

 Opinião dos supermercados da cidade – Para o empresário Sergio Marcos Geraldo Junior, diretor administrativo dos Supermercados Pierim (foto), acabar com as sacolas plásticas “é uma boa, pois estaremos contribuindo com o meio ambiente e uma série de problemas ecológicos”. Sobre a mudança radical de hábitos das pessoas, Sergio Marcos está preocupado, “a meu ver as pessoas não estão preparadas para essa mudança. Eu acho que antes de eles acabarem com as sacolinhas plásticas, eles deveriam conscientizar a população do uso devido das sacolas plásticas e não proibi-las”, mas analisa, “é uma boa tirarem a sacola, pois teremos um custo a menos ao mês e ao mesmo tempo vai causar um transtorno aos nossos clientes que não são habituados a trazer sacola quando vão fazer compras”.  Já para Daniela Calderaro, da comunicação e marketing do Sempre Vale, sobre a substituição das sacolinhas plásticas por embalagens biodegradáveis, “o que é importante ressaltar, dentro desse contexto, é a ação pioneira de sustentabilidade da rede de supermercados Sempre Vale. A empresa foi a primeira no Estado de São Paulo no processo de redução do uso de sacolas plásticas, ao oferecer há duas décadas a opção das caixas de papelão usadas e reutilizáveis”.
Soluções sustentáveis – Antes mesmo de esta medida se tornar realidade, os supermercados Alvorada, Pierim e Sempre Vale (foto) em suas relações de consumo já praticam medidas sustentáveis. Nos supermercados Alvorada já são utilizadas sacolinhas oxi-biodegradáveis, que levam até 18 meses para se decompor. Sergio Marcos G. Junior, dos supermercados Pierim, diz: “fazemos coleta seletiva de lixo, hoje nosso lixo é 100% reciclado, oferecemos aos nossos clientes embalagens alternativas, como saco de papel e caixas de papelão, para armazenamento de suas compras e fazemos campanhas incentivando o uso de sacola ecológica”, revelando que clientes que não usar sacolas terão desconto em suas compras será tema de campanha. “Nas cinco cidades onde atua, o Sempre Vale há 21 anos é o campeão da reciclagem do papelão e do plástico, destinando esse material às empresas recicladoras. Todos os meses, as 12 lojas da rede chegam a reunir 80 toneladas de papelão e plásticos”, informa Daniela Calderaro, da comunicação e marketing do Sempre Vale, enfatizando, “os resultados são comemorados pela rede, que proporciona contribuição importante para incentivar o hábito sustentável e ecologicamente correto entre a população”.

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.