[13/12 – mococa24horas] Desde quinta-feira, 8, que chove em Mococa, ora com pancadas fortes e com volume alto, ora de rápida intensidade e de baixo volume. O mococa24horas entrevistou com exclusividade o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira, para explicar esta situação, que revelou: “dezembro é o segundo mês mais chuvoso do ano em Mococa, perdendo apenas para janeiro. Em dezembro normalmente chove 265 mm distribuído ao longo de 17 dias. Ou seja, é normal chover nesta época do ano em quase todos os dias. A maior parte da chuva dos últimos dias esteve associada com a elevada umidade do ar e a propagação de áreas de instabilidade pelo Brasil”. “Para os próximos dias, a previsão é de chuva na forma de pancadas. Boa parte das chuvas acontece nos fins de tarde, sendo intensas especialmente a quarta e quinta-feira. No fim de semana, as chuvas não param, porém ficam mais isoladas”, completa Oliveira.
Risco de alagamentos e deslizamentos – Segundo Celso Oliveira, meteorologista da Somar, “A partir do dia 19, o padrão da atmosfera muda e registraremos chuva generalizada e com grande acumulado em Mococa, algo que deverá prosseguir até o Natal. Trata-se de um momento em que passaremos a conviver com o risco de alagamentos e deslizamentos de encosta em toda a região de divisa de São Paulo com Minas Gerais, já que o acumulado deste período poderá chegar aos 150 mm ou mais da metade da média histórica de dezembro”.
Natal será com chuva – Falando sobre a previsão meteorológica para o final de ano na cidade e fazendo uma análise do índice pluviométrico verificado até hoje em relação ao ano passado, Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, revela que o Natal em Mococa será chuvoso, “A tendência é de chuva forte, especialmente no período de Natal. Para o Ano Novo, por enquanto, as chuvas serão mais fracas. Em relação ao ano passado, esta primavera está menos chuvosa. Entre setembro e dezembro de 2010, choveu pouco mais de720 mm . Já neste ano, choveu menos de 450 mm ”. (Foto: mococa24horas)
Natal será com chuva – Falando sobre a previsão meteorológica para o final de ano na cidade e fazendo uma análise do índice pluviométrico verificado até hoje em relação ao ano passado, Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, revela que o Natal em Mococa será chuvoso, “A tendência é de chuva forte, especialmente no período de Natal. Para o Ano Novo, por enquanto, as chuvas serão mais fracas. Em relação ao ano passado, esta primavera está menos chuvosa. Entre setembro e dezembro de 2010, choveu pouco mais de
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria |