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SP-340 entre as melhores estradas do Brasil

Segundo pesquisa, pavimento e sinalização receberam classificação Ótima
(Foto: skyscrapercity.com/divulgação)
(6/11/2013 - www.mococa24horas.com.br) Quem vem ou quem sai de Mococa trafega pela 15ª melhor rodovia do Brasil, que é a SP-340. Isto é o que revela a Pesquisa CNT de Rodovias 2013 feita pela Confederação Nacional dos Transportes, a CNT, pelo Serviço Social do Transporte, o Sest, e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, o Senat. A SP-340 recebeu no quesito Geral da pesquisa a classificação "Ótimo" (Pavimento: Ótimo; Sinalização: Ótimo; Geometria: Bom), ficando no 15º lugar do ranking nacional das melhores ligações rodoviárias.
Segundo a pesquisa, a melhor rodovia do Brasil é a Bandeirantes (SP-348), trecho entre São Paulo e Limeira; na segunda colocação está a Via Anhanguera (SP-330), trecho entre São Paulo e Uberaba/MG; e em terceiro, a Dom Pedro I (SP-65), trecho entre Campinas e Jacareí. A pior ligação rodoviária do Brasil está situada entre Belém/PA e Guaraí/TO (rodovias BR-222, PA-150, PA-151, PA-252, PA-287, PA-447, PA-475, PA-483 e TO-336).
Com o objetivo de oferecer um panorama atual da malha rodoviária brasileira, as entidades pesquisaram 96.714 km durante 30 dias de coleta em campo. "Foram avaliados aspectos do pavimento, da sinalização e da geometria da via, o que permite a classificação dos trechos como ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. Os resultados são apresentados por tipo de gestão (pública ou concedida), de rodovia (federais ou estaduais), por região e por unidade da Federação", informam em nota os organizadores.
Economia e ecologicamente corrreta - Ainda de acordo com a pesquisa, se todos os pavimentos das rodovias pesquisadas tivessem a classificação Boa ou Ótima, "seria possível uma economia de até 5% no consumo de combustível, o que representa 661 milhões de litros de óleo diesel (R$ 1,39 bilhão) e uma redução da emissão de 1,77 megatonelada de gás carbônico, principal gás do efeito estufa".
Sobre a importância da pesquisa, que está em sua 17ª edição, o presidente da CNT, Clésio Andrade, salientou seus aspectos técnicos, "rodovias em Bom ou Ótimo estados de conservação – com pavimento de qualidade, sinalização adequada e geometria que proporcione segurança – são fundamentais para promover o desenvolvimento econômico e também para permitir o transporte seguro de cargas e de passageiros. Em um país como o Brasil, no qual mais de 60% da movimentação de cargas e 90% da movimentação de passageiros ocorrem pelas rodovias, é ainda mais imprescindível a preocupação com a qualidade da infraestrutura oferecida nas mais diferentes regiões".


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