| Por Welson Gasparini |
Sabidamente, não se pode colocar o carro na frente dos bois;
o desenvolvimento tecnológico e científico de nosso país só acontecerá ser for
precedido de uma educação básica de qualidade.
Se não tivermos essa base,
dificilmente teremos como
desenvolver a Ciência e a Tecnologia. A educação básica deficiente,
infelizmente, está acontecendo não num
lugar ou noutro, mas, sim, no Brasil inteiro. A Educação básica do
brasileiro vai muito mal. Temos,
reconheço, uma série de iniciativas e algumas coisas estão melhorando: mas, ao mesmo tempo, se nós acompanharmos
detalhes de análises feitas, vamos ver
quantas crianças, quantos jovens, estão saindo do ensino fundamental
analfabetos, sem saber ler e escrever.
Pior ainda: não têm, sequer,
noção de interpretação de textos.
Como que se pode ter uma sequência educacional? Poderíamos indagar: “Quem sabe só estamos tendo uma crise no Ensino fundamental?”. Lamentavelmente,
não. Nas universidades, nas faculdades,
é o mesmo quadro. É triste falar mas
tenho citado, da tribuna da Assembleia Legislativa, o caso das faculdades de direito. Milhares e
milhares de bacharéis em direito recebem o seu diploma e não podem exercer a
profissão porque a Ordem dos Advogados do Brasil faz um exame de avaliação e
conclui: não estão preparados para
advogar. Na medicina é a mesma coisa. Temos informações de líderes da classe
segundo os quais se houvesse essa
avaliação legal, como tem a Ordem dos Advogados do Brasil, muitos médicos
ora sendo formados, sendo bacharéis em medicina e não médicos, não
poderiam estar exercendo essa sagrada profissão.
Eu pergunto: estamos
vendo algo de objetivo, de ação
concreta, para mudar esse quadro na Educação? É necessário, eu diria inadiável
mesmo, uma reação muito grande no
sentido de mudar a Educação em nosso país. Falta, acredito, um Plano Nacional de Educação bem objetivo,
analisando a realidade, fazendo propostas e indicando caminhos. E quem poderia
formulá-lo?
Estou sugerindo ao
governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como um passo inicial
positivo, a nomeação de uma comissão de
alto nível, escolhendo, dentro do Estado de São Paulo, pessoas idealistas,
competentes e descompromissadas para debater o tema Educação e fazer propostas. Com base nessas
propostas, o Governo de São Paulo
elaboraria um programa de metas para o setor educacional.
Tomo, por sinal, a liberdade de fazer uma sugestão: não é
preciso debater muito; basta observarem os outros países com índice notável de
desenvolvimento. Existem países cuja economia não representava nada há 20 anos
e deram saltos de gigantes graças ao
realizado na área da Educação. Então, vamos copiar o que deu certo em
determinados países, cidades, discutir esses programas que funcionaram,
aperfeiçoá-los ainda mais e criar um programa educacional próximo da perfeição
para o estado de São Paulo e para o Brasil. Só assim poderemos caminhar para um futuro onde o desenvolvimento
econômico e social seja amparado pelo desenvolvimento científico e
tecnológico...
Welson Gasparini é deputado estadual/PSDB, advogado e
ex-prefeito de Ribeirão Preto.