Procon-SP dá dicas sobre os direitos do consumidor ao contratar as vans escolares |
(13/8/2013 - www.mococa24horas.com.br) Com a retomada das
aulas, após as férias escolares de julho, diversos pais ainda estão com dúvidas
em relação ao transporte escolar coletivo oferecido aos seus filhos em Mococa.
Para os pais que desejam a continuidade do serviço, mas ainda têm dúvidas ou para aqueles que pretendem contratar uma nova van escolar, já que estão descontentes com o serviço prestado, o Procon-SP elaborou diversas orientações sobre os direitos do consumidor ao contratar as vans escolares.
Para os pais que desejam a continuidade do serviço, mas ainda têm dúvidas ou para aqueles que pretendem contratar uma nova van escolar, já que estão descontentes com o serviço prestado, o Procon-SP elaborou diversas orientações sobre os direitos do consumidor ao contratar as vans escolares.
Confira as dicas:
"Antes da contratação:
- Busque recomendações sobre o motorista com outras pessoas
que já tenham utilizado o serviço e cheque com o Sindicato dos Transportadores
ou com o próprio Detran;
- observe como o motorista recepciona as crianças na porta
da escola;
- analise as condições de higiene, conforto, segurança do
veículo;
- certifique-se da presença de um cinto de segurança para
cada ocupante e do limite de abertura das janelas, que não devem abrir mais do
que 10 cm ;
- verifique se há outro adulto acompanhando as crianças,
além do motorista no veículo;
- cheque como é feita a cobrança do serviço (um valor anual,
cobrança mensal, se o serviço é cobrado durante os meses de férias, etc.);
- pergunte se o serviço pode ser prestado fora dos meses
normais, em caso de recuperação do aluno;
- questione se há desconto para irmãos (mais de uma criança
saindo do mesmo endereço). Se não houver, tente negociar;
- solicite o número do telefone celular do condutor e/ou
acompanhante, se houver, para eventual necessidade de contato ao longo do
percurso.
Na hora da contratação:
- No contrato é preciso constar por escrito tudo o que for
combinado entre as partes, principalmente a identificação e o telefone, bem
como as condições gerais do contrato, como período de vigência;
- horário e endereço de saída e chegada; - valor da
mensalidade; - data e forma de pagamento; - índice e forma de reajuste; -
percentual de multa e encargos por atraso no pagamento e condições para
rescisão antecipada.
Importante:
Em caso de falta do aluno a possibilidade de desconto
proporcional no preço é uma questão a ser combinada, não existindo
obrigatoriedade.
Entretanto, se houver algum problema com o veículo ou com o
condutor, o serviço deverá ser prestado através de outra condução/motorista,
com as mesmas normas de segurança".
O veículo e o motorista devem ser credenciados na prefeitura local e apresentar certificado de treinamento para transporte de crianças.
Serviço - Para saber se um condutor e o veículo estão
autorizados a operar, verifique com a Prefeitura de Mococa por meio dos tels.:
(19) 3656-5589/3656-9842/3656-9860. O Procon em Mococa fica na R. Dr. Muniz
Barreto, 82 (em frente do Banco do Brasil). Tel. (19) 3666-5059.
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