:: Por Mara Lúcia Avellar
Dias, especial para o mococa24horas ::
[1/6 - mococa24horas] A Prefeitura Municipal de
Mococa já arrecadou mais de R$ 52 milhões, nos primeiros cinco meses de 2012.
De acordo com balancete publicado na imprensa local, os dados da arrecadação de
1º de janeiro a 30 de abril são os seguintes:
Janeiro de 2012
................ R$ 11.962.923,19
Fevereiro de 2012
.............. R$ 8.304.153,12
Março de 2012
................... R$ 9.969.912,27
Abril de 2012
................... R$ 12.512.399,50
SOMA
.............................. R$ 42.752.388,08
Se incluirmos o mês de maio
de 2012, onde a receita provavelmente deve ter atingido a casa dos R$ 10
milhões, vamos confirmar que a arrecadação da Prefeitura de Mococa já ultrapassa
os R$ 52 milhões nos primeiros cinco meses de 2012.
AUMENTO ACIMA DA MÉDIA
Enquanto muitas prefeituras
lidam com a carência de recursos em vários setores, a Prefeitura de Mococa deu
um "salto" em sua arrecadação, nos últimos dois anos. A comprovação
deste fato pode ser vista pelo mapa de arrecadação do Município, nos últimos 4
anos.
Em 2009, o Orçamento de Mococa
era de R$ 87 milhões; em 2010, caiu para
R$ 85 milhões. Já em 2011, subiu para R$ 90 milhões e em 2012, o orçamento
encaminhado à Câmara foi de R$ 110 milhões, ou seja, um aumento de mais de 20%,
no período de apenas 1 ano.
Esse crescimento será
acentuado ainda mais, tendo em vista que a prefeitura prevê excesso de
arrecadação e Mococa deverá arrecadar em torno de R$ 120 milhões só em 2012, o
que representa um aumento de 38% em relação ao orçamento de 2009, que era de R$
87 milhões.
GEORREFERENCIAMENTO
A contratação de uma empresa
de georreferenciamento em 2009,
a Geodados, de São José do Rio Preto/SP, a um custo de
R$ 448 mil, feita pela Prefeitura de Mococa, contribuiu para este aumento de
arrecadação. A empresa percorreu a cidade com aviões fazendo fotos aéreas de
todos os imóveis, o geoprocessamento. Essas fotos foram armazenadas junto aos
cadastros dos imóveis e os contribuintes passaram, então, a receber cartas,
assinadas pelo setor de cadastro da Prefeitura, informando a alteração das
áreas construídas que serviria como base para o lançamento do IPTU a partir de
2011.
Essas cartas geraram muitos
protestos dos contribuintes na época, pois as fotos incluíam como área
construída dos imóveis a cobertura improvisada de garagens e até mesmo os
beirais dos telhados sobre os corredores ao redor dos imóveis.
TAXA DOS BOMBEIROS
Este foi mais um tributo
implantado em 2012 pela atual administração e, segundo justificou a prefeitura,
para cobrir os gastos com os serviços do Corpo de Bombeiros prestados ao
Município. Uma taxa que surpreendeu a população, pois veio aliada ao aumento do
IPTU, sacrificando ainda mais os contribuintes do Município.
FOLHA DE PAGAMENTO
Nos balanços publicados, a
Prefeitura também divulgou o montante gasto com o pagamento dos servidores
municipais. Publicamos a seguir o resumo dessa despesa:
Folha de pagamento em 2012
janeiro ......................... R$ 5.016.665,57 + R$
107.677,61 (inativos)
fevereiro
....................... R$ 5.347.825,94
+ R$ 84.730,74 (inativos)
março
.......................... R$ 5.356.529,52 + R$ 110.186,41 (inativos)
abril
............................ R$ 5.013.305,21 + R$ 99.097,28 (inativos)
TOTAL
......................... R$
20.734.326,24 + R$ 401.692,04 (inativos)
SOMA GERAL de gastos com
pessoal: R$ 21.136.018,28 (de janeiro a abril de 2012). Se aproximarmos os
valores, teremos gastos com os servidores na casa dos R$ 26 milhões até maio de
2012, para uma arrecadação de R$ 52 milhões. Sobrando para o Município de
Mococa o montante de R$ 26 milhões para investimentos em todos os setores da
administração, de janeiro a maio de 2012. (Fotos: reprodução)
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is
licensed under a) Creative
Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil
License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria