Mococa está na 47ª posição do ranking e São João em 30ª |
[2/4 – mococa24horas] Santa Fé do Sul é o município paulista mais comprometido com o meio ambiente e o grande vencedor do projeto “Município Verde e Azul” de 2011, que é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo para reconhecer as cidades ecologicamente equilibradas e que garante a prioridade na captação de recursos junto ao governo estadual. Este é o resultado que acaba de ser divulgado na cerimônia de entrega do prêmio feita nesta segunda-feira, 2, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, do secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, de autoridades e prefeitos de todo o Estado. Em 2011, dos 645 municípios existentes no Estado, 485 foram avaliados, e 158 receberam o certificado, significando que mais de 20% das cidades do Estado alcançaram médias acima de 80 (avaliação varia entre 0 e 100).
Prêmio "Franco Montoro" – Já as premiadas com o Prêmio "Franco Montoro", que considera os 19 municípios mais bem colocados em suas bacias hidrográficas, foram: Fernandópolis, Sorocaba, Araraquara, Lins, Batatais, Santa Fé do Sul, Anhumas, Jundiaí, Ouro Verde, Tambaú, Itapira, Ibirarema, Ubatuba, Guararapes, Viradouro, Bertioga, Salesópolis, Piraju e Tupã.
Mococa está entre os 158 municípios certificados – Já Mococa obteve nota 88,33 pelo seu desempenho na área ambiental em 2011, e subiu consideravelmente a sua posição no ranking ambiental do Estado e ficou em 47º lugar, recuperando seu certificado, já que em 2010 tinha caído para a posição 234ª e perdido a certificação; em 2009 ocupava a 79ª e em 2008 a 125ª posição, conforme apurou o mococa24horas. (Leia notícia relacionada: http://www.mococa24horas.com.br/2011/02/mococa-cai-no-ranking-ambiental-e-perde.html)
Na região, São João da Boa Vista novamente foi o destaque e ocupa a 30ª posição no ranking estadual (nota 90,97). Casa Branca está na posição 262ª (nota 59,37) e São José do Rio Pardo na 634ª (nota 2,96).
Como funciona – As cidades recebem nota que avalia o desempenho em dez diretivas que regem o projeto “Município Verde e Azul”: esgoto tratado; lixo mínimo; recuperação da mata ciliar; arborização urbana; educação ambiental; habitação sustentável; uso da água; poluição do ar; estrutura ambiental e conselho de meio ambiente. (Fotos: SMA/divulgação c/ montagem mococa24horas)
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License. Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria |