A exemplo das Fatecs espalhadas por todo o Estado, a Fatec de Mococa ganhou autonomia universitária. Com a mudança, o Centro Paula Souza, que administra estas faculdades, poderá criar e extinguir cursos e ampliar vagas, além de registrar diplomas, como as universidades e centros universitários. Antes, a criação de um curso poderia levar até um ano, agora, é decidida pela própria instituição.
Falando ao mococa24horas sobre esta nova etapa das Fatecs, o professor Diógenes Bosquetti, diretor da Fatec Mococa, explica: “Com a autonomia, não é mais necessário que tais mudanças sejam aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação para depois serem ratificadas pela superintendência do CEETEPS. Tal desburocratização agiliza procedimentos e provoca maior rapidez nas mudanças necessárias para tornar as Fatecs cada vez mais adequadas às regiões onde estejam instaladas”. “A autonomia é um passo necessário para a evolução do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza para um dia tornar-se uma universidade. Evidentemente muitos passos ainda serão necessários para que isto se torne realidade, mas o caminho está traçado e almejado por muitos professores, funcionários e alunos”, enfatiza Bosquetti.
Ensino superior de tecnologia de alta qualificação – De acordo com levantamento do Centro Paula Souza, nove em cada dez alunos formados estão empregados um ano depois de formados. Isto explica o nível de qualificação da educação praticada na Fatec, que conta, em Mococa, com cerca de 700 alunos e oferece cursos superiores de tecnologia de Agronegócios, Informática para Banco de Dados, Informática para Redes de Computadores, Informática para Gestão de Negócios, Gestão Empresarial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O curso superior de Informática para Gestão de Negócios está sendo substituído pelos cursos de Gestão Empresarial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no período noturno. É aguardada a criação dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Comercial (período matutino) e de Tecnologia em Sistemas de Informação (período noturno).
Sucesso de procura e frequência, os cursos de extensão universitária da Fatec Mococa atualmente estão com suas vagas esgotadas, existindo, inclusive, lista de espera para futuras turmas. Os cursos abordam os temas Produção Animal, Gestão de Pessoas, Economia, Administração de Empresas e Fundamentos de Redes de Computadores. (Foto: Fatec Mococa/Divulgação).