criar site

Cancelamento de título eleitoral pode atingir 651 mocoquenses

Dos 654 eleitores mocoquenses que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições, apenas 3 regularizaram sua situação até sexta-feira, dia 8, com a Justiça Eleitoral, de acordo com informações do cartório eleitoral local. Os faltosos, que correm o risco de ter o título cancelado, tiveram até quinta-feira, 14 de abril , para regularizar sua situação no cartório eleitoral local e pagar multa no valor de R$ 3,51 por turno faltante.
O número definitivo de cancelamentos será divulgado no início de maio, pois ainda poderá sofrer alteração, uma vez que os cartórios eleitorais têm até o dia 25 de abril para encaminhar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dados relativos aos eleitores que providenciaram a regularização.
Quem perdeu o prazo encerrado no dia 14, mas pretende fazer a regularização, deve procurar o Cartório Eleitoral local para preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE). Junto com o requerimento deve ser apresentado documento de identidade e título de eleitor. A documentação será analisada para, posteriormente, incluir novamente o eleitor no cadastro eleitoral.
Mococa lidera na região o ranking de títulos sujeitos a cancelamento, seguido de São João da Boa Vista (568), São José do Rio Pardo (367) e Casa Branca (247).
Alistamento e transferência eleitoral – O cartório eleitoral também está prestando serviço de alistamento eleitoral, transferência e emissão de segunda via do título de eleitor e de certidão eleitoral. Os documentos exigidos para o alistamento eleitoral são: carteira de identidade ou carteira profissional emitida pelos órgãos criados por lei federal; certificado de quitação do serviço militar; certidão de nascimento ou casamento, extraída do Registro Civil; instrumento público do qual se infira, ter o requerente a idade mínima de 16 anos. Já a transferência de título de eleitor só será admitida se o pedido for protocolado no cartório eleitoral do novo domicílio no prazo estabelecido pela legislação vigente, se tiver transcorrido pelo menos um ano do alistamento ou da última transferência, se o eleitor comprovar residir por, no mínimo, três meses no novo domicílio e se estiver quite com a Justiça Eleitoral.
Serviço – Para saber se o seu título está sujeito a cancelamento basta acessar o endereço eletrônico: www.tre-sp.gov.br/depuracao_2011/consultas.html ou comparecer, das 11h00 às 17h00, ao cartório eleitoral de Mococa (Pça. Major José Pedro, 81-C, Centro, tels.: 3656-7498/3665-2200). (Crédito da foto: Nelson Jr./ASICS/TSE)

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.