criar site

Mococa chega a 229 casos de dengue

Em 2012, Mococa teve 1 caso de dengue, segundo CVE/SINANMET
(31/5/2013, atualizada em 1/6 - www.mococa24horas.com.br)  Conforme os indicadores do Centro de Vigilância Epidemiológica (SINANNET/ Divisão de Zoonoses), ligado à Secretaria de Estado da Saúde, Mococa já contabiliza 229 casos autóctones de dengue (com transmissão dentro do próprio município; dados atualizados até 6/5/2013). Estes dados comparados com os de 2012, onde a cidade teve apenas 1 caso (importado), segundo os mesmos indicadores, revelam um crescimento bastante alarmante.
No início do ano,  os indicadores do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti, LIRAa, do Ministério da Saúde, já apontavam que Mococa era uma das cidades brasileiras onde estavam concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue. Na ocasião, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, pediu para a população ficar alerta e "combater a proliferação do mosquito tomando alguns cuidados simples como: evitar deixar água parada em pneus e lajes, cobrir as vasilhas dos vasos de plantas com areia e não jogar lixo em terrenos baldios". "É importante também procurar um posto de saúde assim que aparecerem os sintomas da doença, como febre, dor de cabeça, dor nas articulações, vômito e diarréia", completou Barbosa.
Luta não para - Neste sábado, 1º de junho, equipes de Controle de Endemias e agentes de saúde realizaram ações de combate à dengue casa a casa em vários bairros da cidade.
Morte suspeita - O mococa24horas até o momento não tem informações de registro de mortes por dengue em Mococa, mas, segundo informações extraoficiais, complicações decorrentes da doença podem ter levado a óbito uma pessoa nesta sexta-feira, 31.
Prevenção é a melhor arma – A população mocoquense não pode deixar de tomar os cuidados para evitar a dengue, que não devem ser interrompidos em nenhuma época do ano, mesmo em meses sem registros de chuvas, a saber: - jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.; - vire de cabeça para baixo garrafas, vasos e baldes vazios; - colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada; - não jogar lixo em terrenos baldios; - manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana; - manter a caixa d’água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito; - encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta ou lavá-los com escova, água e sabão semanalmente; - se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso, principalmente por dentro, com escova, água e sabão, pelo menos, uma vez por semana; - guarde pneus em locais cobertos; - elimine qualquer recipiente com água parada.
Sintomas da dengue - Fique atento aos sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações. Procure o Centro de Saúde ou o pronto-socorro.
Denuncie – Denúncias de locais que possam servir de criadouros do mosquito da dengue podem ser feitas pelo tel. (19) 3656-9932. (Foto: Ministério da Saúde/divulgação)
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.