criar site

Dengue cai 100% no 1º bimestre em Mococa

Prevenção é a melhor arma contra a dengue
[29/3 – mococa24horas] Desde segunda-feira, 26, que Mococa participa da Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, uma ação da Secretaria de Estado da Saúde que procura alertar e sensibilizar a população sobre a prevenção e combate ao mosquito da dengue. A ação envolveu a distribuição e a afixação de cartazes e folhetos educativos sobre a dengue na cidade e distritos e durante todo o mês foi realizado trabalho de prevenção com mais de 90 catadores de reciclados, além da intensificação da operação, já que o departamento de Saúde da Prefeitura local, por meio das equipes de Controle de Endemias e de agentes comunitários de Saúde realizam diariamente atividades de prevenção contra a doença.
As visitas casa a casa feitas pelas equipes revelaram que existem cerca de 2 mil imóveis fechados no município, o que merece uma atenção especial no trabalho de prevenção e remoção de criadouros do mosquito e uma maior compreensão por parte dos proprietários em relação ao trabalho profilático feito pelos agentes de saúde.
Casos de dengue caem no Estado – De acordo com balanço da Secretaria de Estado da Saúde o número de casos no Estado caiu 93% em 2012 em comparação com o mesmo período do ano passado. Sobre a queda dos casos, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, disse: “Isso se deve ao engajamento político de todos: governo do Estado, Sucen, prefeituras, informação, trabalho dos meios de comunicação, participação da sociedade. Um conjunto de fatores. E a dengue mata. A dengue hemorrágica ela é grave. Então, essa redução de casos autóctones, de casos do estado, ela é uma extraordinária notícia”.
A cidade de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, lidera o número de casos informados à Secretaria, com 408, seguida de Pontal (300), cidade da região de Ribeirão Preto, e Potim (200). As regiões do Vale do Paraíba, Ribeirão Preto e Araraquara concentram 67% do total dos casos de dengue no Estado, com 1.350 confirmações.
Casos de dengue em janeiro e fevereiro em Mococa: 0 – A tolerância zero em relação ao mosquito da dengue em Mococa se revelou nos indicadores do Sinan, da Divisão de Zoonoses do Centro de Vigilância Epidemiológica, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com estes indicadores, nos meses de janeiro e fevereiro de 2012 não foi registrado nenhum caso de dengue na cidade; em 2011 no mesmo período também não foi registrado nenhum caso.
Na região, em 2012, São José do Rio Pardo neste período teve 1 caso (autóctone, com transmissão dentro do Estado); Casa Branca, 1 (importado); e São João da Boa vista, 2 (1 autóctone e 1 importado) (dados atualizados até 22/3/2012). (Leia notícia relacionada: http://www.mococa24horas.com.br/2012/02/75-casos-de-dengue-em-2011-e-0-em.html)

Prevenção é a melhor arma – A população mocoquense não pode deixar de tomar os cuidados para evitar a dengue, que não devem ser interrompidos em nenhuma época do ano, mesmo em meses sem registros de chuvas, a saber: - jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.; - vire de cabeça para baixo garrafas, vasos e baldes vazios; - colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada; - não jogar lixo em terrenos baldios; - manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana; - manter a caixa d’água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito; - encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta ou lavá-los com escova, água e sabão semanalmente; - se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso, principalmente por dentro, com escova, água e sabão, pelo menos, uma vez por semana; - guarde pneus em locais cobertos; - elimine qualquer recipiente com água parada.
Sintomas da dengue - Fique atento aos sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor  atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações. Procure o Centro de Saúde ou o pronto-socorro.
Denuncie – Denúncias de locais que possam servir de criadouros do mosquito da dengue podem ser feitas pelo tel. (19) 3656-9932. (Fotos: Secretaria de Estado da Saúde/divulgação)

 

Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.