criar site

Entrevista com Diógenes Bosquetti, diretor da Fatec-Mococa

À frente da Fatec-Mococa, o professor e doutor Diógenes Bosquetti, em entrevista exclusiva ao mococa24horas analisa o momento atual do curso superior tecnológico, que tem um dos maiores índices de empregabilidade do País, revela que em empresas como Aluminox, Tec-Sol e Maza faltam profissionais qualificados para poderem crescer mais, além de anunciar os cursos mais procurados da unidade e dicas para os estudantes que estão concluindo o ensino médio. Bosquetti desde 2006 está envolvido na área de Administração Escolar, possui mestrado e doutorado pela USP/Instituto de Física de São Carlos e pós-doutorado pela Universidad Politécnica de Valencia (Espanha) e foi professor nas Fatecs de Botucatu e Jaú.

- Sua avaliação sobre o 7º Simpósio Tecnológico em relação ao do ano passado.
 Professor Diógenes Bosquetti (foto) - O 7º Simpósio Tecnológico teve um aumento do número de inscritos em relação ao ano passado. As palestras foram amplamente frequentadas, de forma a termos que mudar o local da apresentação para o anfiteatro da Eletrô, para que elas acontecessem e acomodassem os inscritos. Os minicursos aconteceram concomitantemente às palestras, sendo que a maioria deles referentes à Ciência da Computação. Os temas variaram entre Agronegócios, Ciência da Computação, Meio Ambiente, Administração de Empresas e Sistemas de Informação. Na abertura, estiveram presentes diversas autoridades, como a diretoria da Acim, diretores das Etecs e do Ceeteps, e prefeitos de Mococa, Arceburgo e Santa Rita do Passa Quatro.

“Gestão Empresarial” é o curso mais disputado

- Quais os 3 cursos mais procurados na Fatec-Mococa? Explique o porquê.
Diógenes - Os cursos superiores de tecnologia mais procurados na Fatec-Mococa são: Gestão Empresarial; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; e Agronegócio. Tal procura se reflete pelos horários dos cursos e também pela possibilidade de empregabilidade no mercado de trabalho. Cumpre ressaltar que o índice médio de empregabilidade dos tecnólogos formados pelas Fatecs do Centro Paula Souza é de  93%.

Aluminox, Tec-Sol e Maza: faltam profissionais qualificados

- Por que os cursos superiores tecnológicos são os que mais crescem em número de matrículas?
Diógenes - Os cursos superiores tecnológicos são os que mais crescem porque existe muita carência de mão de obra tecnologicamente qualificada no mercado de trabalho. Aqui mesmo, em Mococa, muitas empresas, tais como a Aluminox, a Tec-Sol e a Maza admitem que faltam funcionários qualificados em seus quadros e que, se pudessem ter tais funcionários, as respectivas empresas poderiam crescer ainda mais.

Empreendedorismo e liderança faz a diferença

- A escassez de mão de obra qualificada explica o sucesso dos tecnólogos? Ou é em razão dos altos índices de empregabilidade?
Diógenes - Não. Os tecnólogos são pessoas formadas para atuar em indústrias, empresas, autarquias e demais setores economicamente ativos que necessitem de mão de obra tecnologicamente qualificada. Tendo em vista que o desenvolvimento da ciência e tecnologia ocorre em ritmo acelerado, cada vez mais é necessário o conhecimento da tecnologia no ambiente de trabalho, bem como o trabalhador possuir características de empreendedorismo e liderança tão presentes e cultivados nos cursos tecnológicos.  Tal necessidade transcende a empregabilidade do tecnólogo ou a escassez de mão de obra. Seguramente, mesmo que não houvesse um quadro favorável de empregabilidade, os tecnólogos se sairiam bem, pois são treinados para encontrar nichos de mercado, empreendendo seu próprio negócio se assim lhe convier.

Oportunidades para tecnólogos no mercado

- O mercado de cursos superiores tecnológicos já está saturado?
Diógenes - Não. O mercado de trabalho para tecnólogos está aberto, com inúmeras oportunidades de emprego nos diversos setores da economia e em qualquer parte do país. Na verdade, estão faltando tecnólogos em todas as áreas no atual mercado de trabalho.

Jovem precisa ficar de olho na vocação e na empregabilidade

- Qual o conselho que o senhor daria ao estudante concluinte do ensino médio?
Diógenes - Que avalie e pondere diversas questões presentes em sua vida: sua vocação, sua condição socioeconômica e suas aspirações futuras. Verifique em que área do conhecimento pretende continuar seus estudos e tente entrar em uma instituição de ensino superior que esteja realmente preocupada com a qualidade de ensino, cujo corpo docente seja qualificado e onde se desenvolvem projetos. Verifique se os cursos que atenderem esta primeira análise sejam viáveis para que possa efetivamente cursar. Caso contrário, encontre alternativas possíveis dentro de seus gostos pessoais. Se decidir por cursos tecnológicos, pesquise as competências do profissional egresso e o índice de empregabilidade. Tais informações estão disponíveis no guia do estudante e, no caso específico dos cursos da Fatec-Mococa, também no site da Faculdade: www.fatecmococa.com.br







Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.