criar site

Termina a vacinação contra paralisia infantil e sarampo na cidade

A mobilização contra a paralisia infantil e sarampo em Mococa e em todo o Estado começa no próximo sábado, 18, em todos os postos de saúde, mas o departamento de Saúde local aproveitou este fim de semana para começar a campanha de vacinação.
O trailer de vacinação esteve instalado na rua Carmo Taliberti, ao lado da agência dos Correios (foto), na manhã deste sábado, 11, vacinando crianças com até 6 anos de idade. As crianças de 0 a 4 anos receberam as duas gotas da vacina Sabin, contra paralisia infantil, e crianças entre 1 e 6 anos receberam a vacina contra sarampo. Até às 10h45 tinham sido vacinadas cerca de 150 crianças.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo incluiu a imunização contra o sarampo na campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) com o objetivo de proteger a população infantil contra as duas doenças antes do período de férias.
Sábado tem mais – Entre 18 de junho e 1º de julho devem ser levadas aos postos de saúde da cidade todas as crianças com até 6 anos de idade. As crianças de 0 a 4 anos receberão duas gotas da vacina Sabin, contra paralisia infantil. Para crianças entre 1 e 6 anos também será oferecida a vacina contra sarampo. Também haverá atualização de eventuais doses em atraso na caderneta.
A meta da Secretaria de Estado da Saúde é imunizar 3,17 milhões de crianças, das quais 2,67 milhões contra sarampo e paralisia infantil, e outras 500 mil apenas contra o sarampo. Em Mococa, segundo a diretora de Saúde, a médica Eliana Mazucato, o objetivo é vacinar 95% da população-alvo.
Importância da vacinação – Segundo a diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato, “a vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. A imunização contra a paralisia infantil também é fundamental para que o vírus causador não volte a circular no Estado”. Vale lembrar que o Estado de São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988, mas o seu vírus ainda circula em países da África e da Ásia.
Se liga! – A população precisa ficar atenta aos sintomas do sarampo: febre e manchas avermelhadas no corpo acompanhadas ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos a pessoa deverá procurar imediatamente um posto de saúde e evitar contato desnecessário com outras pessoas até receber avaliação médica. (Fotos: M24h)

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.