criar site

Prepare-se para as contas do ano novo

Não queremos estragar o seu carnaval, mas ano novo é sinônimo de IPVA, IPTU, taxa de bombeiros, DPVAT, compra de material escolar, mensalidades de escola e de faculdade, matrículas, compromissos que sobraram dos anos anteriores, enfim, um pacote de despesas que, se não controlado, poderá comprometer boa parte de 2011.
E olha que muita gente usou o 13º para pagar contas, é o que revela as empresas de cobranças da cidade.
IPVA e DPVAT - Os paulistas pagam um dos IPVA mais caros do País, aumento de 4% de alíquota sobre o valor da tabela FIPE, e a regra para o cálculo do valor é esta: • carros a gasolina ou flex e picape cabine dupla pagam 4% sobre o valor venal; • carros a álcool ou gás pagam 3%;  • picapes cabine simples, utilitários, ônibus, microônibus e motos pagam imposto de 2% sobre o valor venal; • caminhões recolhem 1,5% sobre o valor de tabela. Já para os veículos usados, que sofreram uma desvalorização com uma média de 7,2%, comparado com o ano anterior, o IPVA 2011 ficará em média 7,2% a menos. Vale lembrar que os veículos com mais de 20 anos de fabricação são isentos do IPVA e que uma parte arrecadada do IPVA pago vem para a nossa cidade.

Já o seguro obrigatório, ou DPVAT, avançou 7,83% aos carros de passeio.
Vencimentos - A 2ª parcela ou cota única sem desconto para automóveis, caminhonetes, ônibus, microônibus, motos e similares tem o seguinte vencimento: dia 11/fev (placa final 1); dia 14/fev (placa 2); dia 15/fev (placa 3); dia 16/fev (placa 4); dia 17/fev (placa 5); 18/fev (placa 6); 21/fev (placa 7); 22/fev (placa 8); 23/fev (placa 9); e 24/2 (placa 0).
IPTU - O desconto de 10% para pagamento à vista até 11 de abril  (em parcela única) é a dica.O parcelamento pode ser a opção, mas, ainda assim, vale a pena tentar pagar mais de uma parcela do imposto, duas ou três de uma só vez.
A pior opção é deixar as contas em atraso, pagando com multas e juros. O parcelamento, na grande maioria das vezes, é mais vantajoso do que fazer um empréstimo bancário para quitar o imposto à vista.

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.