criar site

Casos de dengue em 2010 superam os registrados em 2009

Segundo os indicadores do Centro de Vigilância Epidemiológica (SINANNET/ Divisão de Zoonoses), ligado à Secretaria de Estado da Saúde, atualizado até 8/2/2011, Mococa em 2010 teve 73 casos confirmados de dengue, sendo 69 casos autóctones (com transmissão dentro da própria cidade) e 4 casos importados (contraídos em outra cidade ou Estado). Estes dados comparados com os de 2009, onde a cidade teve apenas 1 caso (importado), segundo os mesmos indicadores, revelam um crescimento bastante preocupante.
Já neste ano, segundo informações do Departamento de Saúde local, foi confirmado 1 caso (importado) em janeiro.
São João da Boa Vista: situação de alerta Na região, São João da Boa Vista está em situação de alerta no Mapa de Risco de Epidemia de Dengue do Ministério da Saúde.
De acordo com dados preliminares da Secretaria de Estado da Saúde, o número de casos de dengue em janeiro foi 94,7% inferior ao registrado no mesmo período de 2010, o mesmo acontece em Mococa, com 1 caso.
Conforme dados informados ao Sinannet, Ribeirão Preto concentra 45,7% dos casos confirmados em janeiro no Estado e onde aconteceu a primeira morte por dengue.

Você já combateu a dengue hoje? – No segundo semestre de 2010 a Secretaria estadual desenvolveu trabalho de capacitação para aprimorar o controle de vetores e atendimento aos cidadãos em 330 municípios considerados prioritários, entre eles Mococa.
A equipe municipal de combate à dengue está nos bairros realizando diariamente o trabalho de prevenção, de busca de novos casos e de remoção de criadouros, mas é essencial a participação da população mocoquense nesta guerra contra o mosquito. A mobilização dos moradores é essencial, no sentido de removerem possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, já que 80% dos criadouros estão no interior das residências.
Por não existir vacina nem medicamento específico, a palavra de ordem é eliminar o acúmulo de água em pneus, garrafas, latas, bacias, plantas ou qualquer objeto. Caixa d'água também merece atenção especial e deve ser limpa pelo menos uma vez ao ano.
Sintomas A dengue dura de 5 a 6 dias e os sintomas principais são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo e dor nos ossos e articulações. Diante desses sintomas, o paciente deve buscar o quanto antes a orientação de um médico, pronto-socorro ou posto de saúde. Quem já está com suspeita de dengue, se surgirem dores abdominais, vômitos e qualquer tipo de sangramento deve retornar imediatamente ao médico, pois pode ser um caso de evolução para a forma mais grave da doença.

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.