criar site

Mococa chega a 229 casos de dengue

Em 2012, Mococa teve 1 caso de dengue, segundo CVE/SINANMET
(31/5/2013, atualizada em 1/6 - www.mococa24horas.com.br)  Conforme os indicadores do Centro de Vigilância Epidemiológica (SINANNET/ Divisão de Zoonoses), ligado à Secretaria de Estado da Saúde, Mococa já contabiliza 229 casos autóctones de dengue (com transmissão dentro do próprio município; dados atualizados até 6/5/2013). Estes dados comparados com os de 2012, onde a cidade teve apenas 1 caso (importado), segundo os mesmos indicadores, revelam um crescimento bastante alarmante.
No início do ano,  os indicadores do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti, LIRAa, do Ministério da Saúde, já apontavam que Mococa era uma das cidades brasileiras onde estavam concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue. Na ocasião, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, pediu para a população ficar alerta e "combater a proliferação do mosquito tomando alguns cuidados simples como: evitar deixar água parada em pneus e lajes, cobrir as vasilhas dos vasos de plantas com areia e não jogar lixo em terrenos baldios". "É importante também procurar um posto de saúde assim que aparecerem os sintomas da doença, como febre, dor de cabeça, dor nas articulações, vômito e diarréia", completou Barbosa.
Luta não para - Neste sábado, 1º de junho, equipes de Controle de Endemias e agentes de saúde realizaram ações de combate à dengue casa a casa em vários bairros da cidade.
Morte suspeita - O mococa24horas até o momento não tem informações de registro de mortes por dengue em Mococa, mas, segundo informações extraoficiais, complicações decorrentes da doença podem ter levado a óbito uma pessoa nesta sexta-feira, 31.
Prevenção é a melhor arma – A população mocoquense não pode deixar de tomar os cuidados para evitar a dengue, que não devem ser interrompidos em nenhuma época do ano, mesmo em meses sem registros de chuvas, a saber: - jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.; - vire de cabeça para baixo garrafas, vasos e baldes vazios; - colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada; - não jogar lixo em terrenos baldios; - manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana; - manter a caixa d’água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito; - encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta ou lavá-los com escova, água e sabão semanalmente; - se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso, principalmente por dentro, com escova, água e sabão, pelo menos, uma vez por semana; - guarde pneus em locais cobertos; - elimine qualquer recipiente com água parada.
Sintomas da dengue - Fique atento aos sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações. Procure o Centro de Saúde ou o pronto-socorro.
Denuncie – Denúncias de locais que possam servir de criadouros do mosquito da dengue podem ser feitas pelo tel. (19) 3656-9932. (Foto: Ministério da Saúde/divulgação)
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Domingo, Márcia Tauil faz show em Guaxupé

Márcia é uma das atrações do Aniversário de Guaxupé/MG (Foto: Telmo Ximenes)
(30/5/2013 - www.mococa24horas.com.br) A cantora mocoquense Márcia Tauil faz show neste domingo, 2 de junho, às 18h00, na Av. Conde Ribeiro do Vale, em Guaxupé/MG. O show intitulado "Atenção para o Refrão" reúne grandes clássicos da MPB e faz parte da comemoração dos 101 anos da cidade mineira.
Vivendo o melhor momento de sua carreira, sendo reconhecida por Roberto Menescal e Nelson Motta como uma das melhores intérpretes da MPB atual, Márcia Tauil promete emocionar a platéia com sucessos dos mais importantes festivais de música do País.
Segundo a produtora artística, Marizan Fontinele, o show de Márcia Tauil em Guaxupé também será um imperdível momento de reencontro, alegria e amor, já que é a "cidade natal de Márcia, pela qual a mesma nutre imenso amor e carinho, e sente a alegria de poder retornar para rever amigo, família, autoridades e o público que sempre a recebe de forma tão calorosa".
 
 
Programa: "Divino Maravilhoso" - Caetano Veloso e Gilberto Gil; "Disparada" - Geraldo Vandré e Theo de Barros; "Achou" - Dante Ozzetti e Luiz Tatit; "Sem Lenço, Sem documento" - Caetano Veloso; "Ponteio" - Edu Lobo e Capinam; "O Cantador" - Nelson Motta e Dori Caymmi; "Arrastão" - Edu Lobo e Vinícius de Moraes; "Travessia" - Milton Nascimento e Fernando Brant; "Foi Deus que fez você" - Luiz Ramalho; "Roda Viva" - Chico Buarque; "Fato Consumado" - Djavan; "A Banda" - Chico Buarque; e "As Pastorinhas" - Noel Rosa e Braguinha.
O show também terá a participação dos músicos Eric Furlan (guitarra e arranjos), Bruno Passos (baixo), Deivid Santos (teclado) e André Costa (bateria).
Próximos shows - No dia 12 de junho, às 20h00, no Empório Árabe, em Águas Claras/DF, Márcia Tauil faz show especial homenageando o Dia dos Namorados; e no dia 17, às 20h00, canta na inauguração da nova sede do Sindicato dos Comerciários do Distrito Federal.
Serviço - O show é gratuito e está programado para começar às 18h00, na principal avenida de Guaxupé, a Av. Conde Ribeiro do Valle, e é uma realização da Prefeitura e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Guaxupé e Fontinele Produções. (Vídeo: YouTube/divulgação)
 
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Assembleia Legislativa aprova moção de pesar à Mara Avellar Dias

Deputado Welson Gasparini foi o autor da moção
(15/5/2013, atualizada em 17/5 - www.mococa24horas.com.br) A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (foto) aprovou em sessão plenária do dia 25 de abril, Moção de Pesar pelo falecimento da jornalista, publicitária e consultora política, Mara Lúcia Bittencourt Avellar Dias, ocorrido no dia 22 de março em Mococa. O requerimento foi proposto pelo deputado Welson Gasparini/PSDB, que exerce seu segundo mandato no Legislativo paulista e que já foi quatro vezes prefeito de Ribeirão Preto, deputado federal e vereador.
A homenagem do Legislativo paulista à mocoquense foi registrada na ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa (Requerimento nº 748/2013).
"Perda irreparável" - O deputado Welson Gasparini mencionou na moção de pesar que Mara Avellar Dias era "caracterizada por ser uma pessoa querida, ética e profissional competente"; lembrando, "desde jovem se interessou pela política por acreditar que assim estaria ajudando a transformar a vida das pessoas". Gasparini (foto) salientou que ela "trabalhou nos principais jornais de Mococa (Tribuna do Rio Pardo, Jornal da Cidade, Folha do Pardo, A Mococa...), editou diversas publicações (Imagens, Imprensa Moderna, Jornal do Povo, Hoje, Nosso Jornal...) e elaborou vários house organs (...)", além de desenvolver e coordenar campanhas políticas de vereadores, deputados e sindicatos e a prestar consultoria a políticos.
"Que fique aqui registrado nossos mais profundos pesares e a certeza de que DEUS em sua grandeza há de abençoar a família e todos os amigos pela perda irreparável", enfatizou o deputado.
Após a aprovação, a Moção foi encaminhada à família enlutada. (Fotos: Divisão de Imprensa/Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e divulgação)
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Tribunal de Contas dá mais 30 dias para Prefeitura de Mococa explicar contratação de professores


Prefeitura de Mococa contratou 84 professores por prazo determinado
(24/5/2013 - www.mococa24horas.com.br) O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 22, despacho do auditor Antonio Carlos dos Santos determinando prazo de mais 30 dias para a Prefeitura de Mococa apresentar justificativas em relação às contratações por prazo determinado de professores realizada no ano de 2011 na gestão do então prefeito, Antonio Naufel/PSDB.
O pedido de prorrogação partiu da Prefeitura de Mococa, uma vez que em abril (dia 4) o TCE já havia determinado prazo de 30 dias para que ela apresentasse justificativas em relação às ocorrências verificadas em relatório de fiscalização que apontavam falhas nas contratações, "em especial quanto à caracterização da necessidade temporária de excepcional interesse público".
Endereçado ao prefeito municipal da época, Antonio Naufel, e à atual prefeita de Mococa, Maria Edna Maziero/PSD, o despacho do auditor ainda informa, "Fica, ainda, o órgão incumbido de dar ciências das falhas apontadas aos admitidos, a quem concedo o mesmo prazo [30 dias] para oferecimento de justificativas de interesse". Os professores admitidos, mais de 80, ocupam funções de Professor de Educação Fundamental I; Professor de Educação Fundamental I - EJA; Professor de Educação Fundamental I (Educação Básica I); Professor de Educação Infantil II - Pré-Escola; Professor de Educação infantil I - Creche; Professor de Educação Básica II - disciplinas: Biologia; Ciências; Direito; Educação Artística; Educação Física; Espanhol; Geografia; História; Informática; Inglês; Matemática; Português; Psicologia Organizacional; e Química, em escolas da rede municipal de ensino. (Processo: TC-1424/006/12) (Foto: reprodução)
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

PMs da região perseguem quadrilha de assaltantes de banco. 1 suspeito é preso em Mococa

Audi que seria usado a furto a banco na região
é encontrado em Casa Branca (Foto: Ari Molinari)
(24/5/2013 - www.mococa24horas.com.br) O canal de jornalismo participativo do portal Terra, vc repórter, com informações do internauta casabranquense Ary Molinari, está divulgando que as PMs de Mococa, de Itobi e de Casa Branca participaram na madrugada desta sexta-feira, 24, de uma operação policial que tinha como objetivo prender uma quadrilha de assaltantes de banco que planejava assaltar agências em Itobi, Casa Branca e Mococa. Em Mococa, a PM local prendeu um dos suspeitos em uma caminhonete:
"Uma perseguição policial a uma quadrilha de assaltantes de banco movimentou a madrugada em três municípios do interior paulista nesta sexta-feira.
De acordo com a Polícia Civil de Itobi, três homens em três carros foram flagrados pela Polícia Militar por volta das 4h30, tentando invadir uma agência do banco Santander na rua Sete de Setembro, com auxílio de picaretas. A polícia estima que dentro dos carros, outros seis indivíduos estivessem aguardando para auxiliar no furto.
O grupo iniciou uma tentativa de fuga, e teve início então uma perseguição policial que mobilizou diversas viaturas da PM nos municípios de Itobi, Mococa e Casa Branca. Ainda durante a madrugada, um dos suspeitos, que estava em uma caminhonete, foi preso em flagrante por formação de quadrilha em Mococa.
Pela manhã, um veículo modelo Audi foi localizado em uma estrada de terra no distrito industrial de Casa Branca, mas nenhum suspeito foi localizado. Segundo a PM do município, cerca de oito viaturas da cidade foram mobilizadas nas buscas pelo bando.
O terceiro carro, de cor preta, ainda não foi localizado. No veículo apreendido junto com o suspeito, estavam uma picareta, uma marreta e um pé de cabra, que seriam usados no furto".
 
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Abertas inscrições para o "Receita de Sucesso", do Sebrae


Alex Atala, o 6º melhor chef do mundo,
é uma das atrações (Foto: divulgação)
(24/5/2013 - www.mococa24horas.com.br) A Associação Comercial e Industrial de Mococa está informando ao mococa24horas que estão abertas as inscrições para que empresários mocoquenses do segmento de alimentação fora do lar participem do "Receita de Sucesso", dia 4 de junho, a partir das 14h00, em Mogi Mirim. O "Receita de Sucesso" é uma ação direcionada a profissionais de restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, pizzarias, entre outros estabelecimentos, com o objetivo de ajudar na gestão dos negócios e aumentar os lucros de maneira sustentável e já está sendo considerado por especialistas como o maior evento gastronômico da região da Baixa Mogiana.
O evento acontece na Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim e é uma iniciativa do Sebrae SP - Escritório Regional de São João da Boa Vista.
Atrações - O evento gastronômico, que enfocará o tema "sustentabilidade", terá a presença dos consagrados chefs Alex Atala (falará sobre "O resgate dos produtos regionais e o futuro da alimentação fora do lar") e Jefferson Rueda (falará sobre "As diversidades da culinária paulista"), de São José do Rio Pardo.
Alex Atala conquistou este ano o 6º lugar entre os 50 melhores restaurantes do mundo, segundo a revista inglesa Restaurant e, em 2012, ficou em 4º na prestigiosa pesquisa "World's 50 Best Restaurants" (Atala comanda o restaurante DOM, em São Paulo). Atala é considerado uma das 100 pessoas mais influentes  do mundo segundo a revista norte-america Time. O riopardense Jefferson Ruedda, que comanda o restaurante Attimo, em São Paulo, tem-se destacado no mundo da gastronomia com a sua cozinha regional, a cozinha ítalo-caipira.
A programação do "Receita de Sucesso" ainda conta com apresentação de equipamentos de tecnologia para cozinhas profissionais e debate entre especialistas do segmento.
Serviço - Informações e inscrições poderão ser feitas pelo tel. (19) 3666-6600. Transporte gratuito para os participantes e vagas limitadas. O evento é gratuito e direcionado somente a pessoas jurídicas. A Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim fica na Av. Luiz Gonzaga de Amoedo Campos, 500 - Nova Mogi.
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Grupo Início e Colégio Bruno Giorgi lançam "As Histórias do Dr. Euzébio", de Nelson Jacintho

Autor autografa livro no Colégio Bruno Giorgi
(14/5/2013, atualizada em 17/5 - www.mococa24horas.com.br) O Grupo Início e o Colégio Bruno Giorgi promovem nesta sexta-feira, 17, às 19h30, o lançamento do livro "As Histórias do Doutor Euzébio", do poeta e escritor Nelson Jacintho. Composta por contos ficcionais, a publicação reúne histórias que o ortopedista, que viveu em Mococa por mais de 20 anos, ouviu dos seus colegas em suas andanças pelas fazendas e as transformou em deliciosos retratos do cotidiano. O livro enfoca a "história de um médico e de suas idas e vindas às fazendas de café, no lombo de sua mula Josefina, no início do século XX" e foi editado em 2010 pela Editora Funpec.
Sobre Nelson Jacintho - Autor de nove livros (poesia, romance, conto, entre outros) e participante de mais de 40 antologias, Nelson Jacintho (foto) será homenageado este ano na 13ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, no módulo Autor da Terra. Jacintho é vice-Presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras, membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores, da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, da Real Academia de Porto Alegre, da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto, da Ordem dos Velhos Jornalistas de Ribeirão Preto, da União Brasileira dos Escritores e do Grupo Início de Mococa. É conselheiro do Instituto do Livro e da Editora Funpec e coordena o Movimento dos Escritores de Ribeirão Preto e Região. É cronista aos domingos da Gazeta de Ribeirão Preto.
Serviço - O lançamento e a noite de autógrafos acontecem no auditório do Colégio Bruno Giorgi (Av. Dr. Américo Pereira Lima, 493, Jd. Lavínia, em Mococa). A entrada é grátis. (Fotos: divulgação)

Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Vagas de estágio na Itaiquara

 
Vagas são para Engenharia de Processos e Química
[17/5/2013 - www.mococa24horas.com.br] A coordenadora do sistema de gestão da Itaiquara, Maria Angélica do Nascimento, informa ao mococa24horas que a empresa está oferecendo vagas de estágio para as áreas de Engenharia de Processos e de Química. A empresa oferece bolsa-auxílio, transporte e alimentação no local. Local de trabalho: Fazenda Itaiquara, zona rural de Tapiratiba/SP; horário de trabalho: das 7h30 às 14h30.
A Itaiquara é um tradicional fabricante de fermento, aditivos para panificação e açúcar, com unidades em Tapiratiba e em todo o Brasil.
Pré-requisitos - Para participar deste processo seletivo, os candidatos à área de Engenharia de Processos deverão estar cursando Química Industrial, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e/ou Engenharia de Produção e ter conhecimentos do pacote Office e nível intermediário em Excel. Área de atuação: fabricação de fermento biológico.
Já os candidatos para a área de Química deverão estar cursando Química ou Técnico em Alimentos e/ou em Farmácia e ter conhecimentos do pacote Office. Área de atuação: laboratório industrial.
Boa dicção, pró-atividade, dinamismo, organização, criatividade, bom relacionamento interpessoal e perfil acostumado ao trabalho em equipe são requisitos essenciais para ambas as áreas.
Serviço - Os(as) interessados(as) deverão enviar currículo atualizado, até 31 de maio, para o seguinte endereço eletrônico: mariaangelica@itaiquara.com.br
Candidatos(as) de outras áreas poderão enviar currículo para o seguinte endereço eletrônico: dp@itaiquara.com.br (Foto: reprodução/ilustrativa)
 
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Ladrão furta carro em Mococa, devolve e se desculpa


"Infelizmente peguei este carro porque não tinha dinheiro para vir embora"; "Entregue ao dono"; diz o bilhete (Foto: Ademir Naressi/G1.globo.com)

[16/5/2013 - www.mococa24horas.com.br] A jornalista Suzana Amyuni do portal de notícias da Globo, g1.globo.com, São Carlos e Araraquara, está informando que um ladrão furtou um veículo da marca Fusca no domingo, 12, em frente do Cine Mococa, em Mococa, e que o devolveu intacto na região de Pirassununga, com um bilhete se desculpando. A PM de Pirassununga por meio de denúncia anônima foi acionada na quarta-feira, 15, e constatou que o veículo tinha sido furtado em Mococa:
"Um eletricista de Mococa (SP) teve uma surpresa na quarta-feira (15), quando a Polícia Militar ligou em sua casa para dizer que seu Fusca, furtado no domingo (12), tinha sido encontrado. No veículo, o ladrão deixou um bilhete em que se desculpava pelo crime. “Infelizmente peguei este carro porque não tinha dinheiro para vir embora”, justificava o texto. Do outro lado, o bilhete trazia uma observação: “Entregue ao dono”.
O veículo foi encontrado intacto depois que a Polícia Militar de Pirassununga recebeu a denúncia de que havia um Fusca bege abandonado na vicinal de acesso à Estância Muriçoca. Quando chegaram ao local, os policiais constataram que o veículo tinha sido furtado no domingo (12), em Mococa.
“Eu tinha estacionado o carro para ir ao cinema e quando saí, ele já não estava mais lá. Nem acreditei quando a polícia ligou em casa para dizer que tinha encontrado, fiquei muito contente”, comemorou o eletricista Cristiano César Leopoldino, de 20 anos.
Após perícia, veículo deverá ser devolvido terça-feira, 21 - Comprado há apenas dois meses, o primeiro carro do jovem não tem seguro. “Eu soube que o ladrão deixou um bilhete pedindo desculpas, mas mesmo assim isso não é certo. Ainda bem que ele teve a consciência de devolver”, falou Leopoldino.
Apesar do susto, o eletricista disse que não tem raiva do ladrão. “Eu não desejo o mal dele e nem de ninguém, apenas fico feliz de ter recuperado. Agora, o que ele fez é um problema da consciência dele”, finalizou o jovem.
Segundo a Polícia Civil, o veículo deve passar pela perícia na próxima terça-feira (21) e só então será devolvido ao dono".
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria
 

Mococa vai ter unidade do Instituto Federal, anuncia deputado



Deputado anuncia Instituto Federal e prefeita agradece (Foto: divulgação)
(14/5/2013 - www.mococa24horas.com.br) O ministro da Educação, Aloizio Mercadante/PT, garantiu ao deputado federal, Newton Lima/PT, que o governo federal irá implantar um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo em Mococa. O anúncio foi feito pelo deputado petista e ex-prefeito de São Carlos (foto) no sábado, 11, no palco de eventos das Quadras da Cidadania, na entrada da cidade, onde acontecia o sorteio de 414 casas do programa "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal, com a presença da prefeita Maria Edna Maziero/PSD, autoridades, vereadores e público em geral.
Em discurso, Newton Lima disse: "O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, me autorizou a anunciar um campus do IFSP [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo] para Mococa" e explicou: "Essa demanda foi apresentada a mim pela prefeita Maria Edna e, felizmente, tivemos êxito em conquistar esta importante instituição de ensino para a cidade e região". Em agradecimento, a prefeita mocoquense disse: "Quero agradecer ao deputado Newton Lima que veio de tão longe trazer esse presente para todos nós", já que ela entende que esta conquista "irá auxiliar o município a qualificar as pessoas para o mercado de trabalho". Em 2010, o então candidato a deputado federal Newton Lima teve 513 votos em Mococa.
Presente em 30 cidades do Estado e possuindo mais de 20 mil alunos matriculados, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo tem um campus em São João da Boa Vista, onde oferece cursos técnicos integrados em Eletrônica, Informática e em Automação industrial; cursos técnicos em Informática e em Química; cursos superiores de Tecnologia em Eletrônica Industrial, Tecnologia em Sistemas para Internet e de Engenharia de Controle e Automação; além de cursos a distância, de formação inicial e continuada e de curta duração.
Confira os sorteados - Confira a relação divulgada pela Prefeitura de Mococa dos contemplados do sorteio das 414 casas do Conjunto Habitacional "Gildo Geraldo" acessando o seguinte endereço eletrônico:
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Alckmin libera R$ 701 mil para Stas. Casas e Apaes da região. R$ 20 mil para Mococa

Apae de Mococa vai receber R$ 20 mil
(13/5/2013 - www.mococa24horas.com.br) A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informa ao mococa24horas que o governador do Estado, Geraldo Alckmin/PSDB, e o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, anunciaram sexta-feira, 10, um repasse extra de R$ 13 milhões para auxiliar santas casas, hospitais filantrópicos e Apaes de todo o Estado. O ato aconteceu no encerramento do 22º Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, em Campinas.
Na região de São João da Boa Vista, que reúne Mococa, Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itapira, Itobi, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul, o repasse foi de R$ 701.144,19 para 29 entidades e cujos recursos deverão ser pagos numa única parcela até junho.
Apae de Mococa vai receber R$ 20 mil - O repasse para Mococa foi de R$ 20 mil e beneficiará a Apae local; para Casa Branca foi de R$ 40 mil e beneficiará a Sta. Casa e a Apae locais; para São José do Rio Pardo foi de R$ 20 mil e beneficiará o Projeto Renascer - Grupo de Apoio ao Câncer de Mama; e para São João da Boa Vista foi de R$ 20 mil e beneficiará a Apae local.
Os dois repasses maiores na região de São João da Boa Vista, de R$ 138.759, 85 (total), irão para o Instituto Américo Bairral de Psiquiatria, a Sta. Casa de Misericórdia e  a Apae de Itapira; e de R$ 103.000,61 (total), irão para o Instituto Bezerra de Menezes, o Hospital Francisco Rosas e a Apae de Espírito Santo do Pinhal.
As cidades de Aguaí, Caconde, Estiva Gerbi, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Sta. Cruz das Palmeiras, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul também receberão verbas.
 
"Há a necessidade de corrigir a tabela do SUS, porque em muitos procedimentos a cobertura não chega a 60%", afirmou Alckmin
Tabela do SUS está defasada - Segundo a Secretaria da Saúde, estes recursos "visam auxiliar o equilíbrio financeiro das santas casas e hospitais filantrópicos que, em sua maioria, apresentam problemas de caixa em razão da defasagem da tabela de procedimentos do SUS definida pelo Ministério da Saúde. Somente não receberão aquelas instituições que estiverem com problemas de documentação, como pendências na prestação de contas, por exemplo".
"Não foram incluídas, neste repasse, as instituições que já recebem recursos do programa estadual Pró-Santas Casas [Nota da Redação: é o caso do Hospital "D. Carolina de Figueiredo" e Maternidade "Anita Costa" de Mococa]", informa em nota a Secretaria de Saúde. (Fotos: mococa24horas; Gilberto Marques/Governo do Estado).
 
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Policial civil é condenado por exigir dinheiro de despachantes em Mococa

Policial exigia R$ 10,00 de despachantes
(13/5/2013 - www.mococa24horas.com.br) O Tribunal de Justiça de São Paulo está informando que a Justiça de Mococa condenou um policial civil por corrupção passiva, já que este funcionário público exigia dos despachantes de Mococa R$ 10,00 para cada documento confeccionado. A decisão, que ainda cabe recurso, foi do juiz Djalma Moreira Gomes Júnior, da 2ª Vara Judicial da comarca. O policial atuava na Ciretran local e não teve seu nome divulgado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
Segundo o TJSP, "pelo menos sete pessoas teriam sido abordadas entre fevereiro e junho de 2010", pelo policial civil.
Entenda o caso -  "Segundo a defesa (do policial civil), os valores arrecadados seriam utilizados para a reforma do prédio do Ciretran, mediante doação de todos os despachantes. Outro motivo para a absolvição do policial seria o fato, aventado preliminarmente pela defesa, de a Promotoria não ter poder de investigação – os depoimentos prestados nos autos, portanto, deveriam ser declarados nulos.
Para o magistrado, o Ministério Público, como titular da ação penal, está autorizado a realizar atos investigatórios. “Assim, no desempenho de suas funções, tem o dever de colher provas para apuração de fatos ilícitos, caso entenda isso necessário. Ademais, se o parquet pode propor ação penal, por que não poderia praticar atos de investigação? Afinal, quem pode o mais pode o menos!”, afirmou em sentença.
As pessoas que depuseram contaram versões praticamente idênticas, no sentido de que o policial civil exigia dinheiro a despachantes – R$ 10 a cada documento de transferência de propriedade de veículo automotor.
“Pouco importa o que o requerido fez com o dinheiro, que sequer precisaria ter recebido, para a consumação dos delitos. Pediu a verba aos particulares, indevidamente e é o quanto basta!”, asseverou o magistrado, que condenou o réu a 3 anos e 4 meses de reclusão e 70 dias-multa, em regime inicialmente aberto. Por o réu ser primário e em razão do montante do tempo de condenação, a pena foi convertida à prestação pecuniária de um salário mínimo a entidade beneficente e à prática de serviços comunitários, por uma hora a cada dia de condenação. Também foi decretada a perda da função pública", informa em nota o Tribunal de Justiça de São Paulo. (Foto: reprodução/ilustrativa)
 
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Câmara de Ribeirão Preto aprova moção de pesar à Mara Avellar Dias



Vereador Maurício Gasparini foi o autor da moção
(7/5/2013 - www.mococa24horas.com.br) A Câmara Municipal de Ribeirão Preto (foto), em sessão realizada no dia 18 de abril, aprovou Moção de Pesar (Requerimento nº 4774/2013), de autoria do vereador Maurício Gasparini/PSDB, como homenagem à jornalista, publicitária e consultora política, Mara Lúcia Bittencourt Avellar Dias, falecida em 22 de março em Mococa.
"À frente do seu tempo" - Na moção, o vereador Maurício Gasparini salientou, "Mara Lúcia Bittencourt Avellar Dias, jornalista, publicitária, designer gráfica, estava à frente do seu tempo, e era pioneira em tudo o que fazia". "(...) esta Moção de Pesar, em memória desta tão brilhante senhora", completou.
Após a aprovação, a Moção foi encaminhada à família enlutada. (Foto: Newton Barbosa/Câmara Municipal de Ribeirão Preto/divulgação)
 
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Após 48 anos, "Alicerce", de Victor Luciano, é restaurada

Pintura provocou polêmica nos anos 1960
(3/5/2013 - www.mococa24horas.com.br) "Alicerce" (1965), tela pintada pelo artista plástico mocoquense Victor Luciano e que faz parte do acervo da Casa de Agricultura (ex-Casa da Lavoura) de Mococa desde 1965, acaba de ser restaurada. O trabalho de restauro foi feito pelo próprio artista, que doou a obra ao órgão ligado à Secretaria de Estado da Agricultura há exatos 48 anos para festejar a inauguração de sua sede própria, e em breve o mocoquense poderá tornar a admirá-la no local.
A tela pintada a óleo (foto), de estilo surrealista, medindo 1,22 m x 1,50 m, mostra o café, a cana de açúcar e o algodão servindo de sustentáculo para o Brasil, o suicídio de fazendeiro, a presença de prédios residenciais e industriais na cena urbana, pessoas de todas as classes sociais exaltando a agricultura, a viagem à lua, o índio e aspectos de um incipiente processo de industrialização.
"Muito utópica!" - Em entrevista exclusiva ao mococa24horas, Victor Luciano disse que levou mais de um ano para pintá-la, que usou sacos de café como tela e um dos temas centrais da obra "é a da exaltação à agricultura, que estava relegada a um segundo plano, já que na época o Brasil vivia a fase da industrialização". Victor (foto) disse também que a obra provocou polêmica, uma vez que os empresários da cidade a consideraram "muito utópica". Hoje a obra causa fascínio, instiga e cativa a curiosidade nas pessoas, pois o poder visionário e poético do artista já antevia a supremacia da cana de açúcar na agricultura nacional.
 
Victor Luciano é especialista em restauro de obras de arte
Restauração - O processo de restauração feito pelo próprio artista, que é especialista em restauro de obras de arte, durou cerca de 60 dias, e cuidou de hidratar a tela e trocar a moldura, utilizando diversas técnicas, como a de recomposição de falhas causadas pela ação do tempo.
O eclético artista Victor Luciano, já que também é músico, compositor e cantor premiado,  possui obras em várias coleções particulares do País e Exterior.
Serviço - A Casa de Agricultura de Mococa fica na R. Cap. José Gomes, 288, Centro. Contatos com o artista: (19) 3665-3704.  (Fotos: mococa24horas)
 
Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.