criar site

Mara Avellar Dias: Discípula da palavra

(1957 - 2013)


Há homens que lutam um dia, e são bons.
Há outros que lutam muitos dias, e são melhores.
Há aqueles que lutam um ano, e são muito bons.
Mas há os que lutam toda a vida.
Esses são os imprescindíveis
(Bertold Brecht)
 
 
(23/3/2013 - www.mococa24horas.com.br) A jornalista, publicitária, designer gráfica e consultora política Mara Lúcia Bittencourt Avellar Dias estava à frente de seu tempo e era pioneira em tudo o que fazia. Trabalhou nos principais jornais de Mococa (Tribuna do Rio Pardo, A Mococa, Jornal da Cidade, Folha do Pardo...), editou diversas publicações (Planeta, Imagens, Imprensa, Jornal do Povo, Hoje, Nosso Jornal) e elaborou vários house organs (Jornal O Metalúrgico, Informativo Inca, Grupo Ecológico Olho D'Água, Folha Cristã, Prestação de Contas do Vereador Chico do Sindicato, Prestação de Contas do Prefeito Antonio Naufel/2009...). 
Desde jovem se interessou pela política por acreditar que assim estaria ajudando a transformar a vida das pessoas e teve como mestre o Padre Demosthenes Pontes, prefeito por três vezes, que teve uma atuação histórica e ajudou a transformar Mococa.    
Nos últimos 20 anos se dedicava a desenvolver campanhas políticas (Walter Xavier, João Cerveja, Juninho Maziero, Solange Dias, Chico do Sindicato, Débora Ventura, Francisco Cândido, Dr. Ernani, Gabriel Chalita...) e a prestar consultoria a políticos (Reinaldo Dim Ferracin, Solange Dias, Juninho Maziero, Chico do Sindicato, Débora Ventura, Marcos Daniel Vicente Nane...).
Fez parte da equipe técnica que redigiu a Lei Orgânica de Mococa e entre 2009 e 2010 ocupou o cargo de Diretora de Secretaria da Câmara Municipal de Mococa.
Nascida em Três Corações/MG, em 5 de abril de 2009 recebeu o Título de Cidadã Mocoquense da Câmara Municipal de Mococa, "em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município". O Título foi uma iniciativa do vereador Chico do Sindicato, por meio do Decreto Legislativo nº 4, de 17/3/09.
Nos últimos dez anos prestava serviços de comunicação ao Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região e também ao Sindicato da Alimentação.
Caracterizada por ser uma pessoa querida, ética e profissional competente, Mara Lúcia Bittencourt Avellar Dias, de 55 anos, morreu nesta sexta-feira, 22, no Hospital "D. Carolina Figueiredo", em Mococa/SP. Havia um ano e quatro meses lutava contra um câncer. Ela deixa o marido, Auricí; a filha Karina; a neta Sarah; o pai Mauro; além dos irmãos Marta, Mariângela, Mirya, Marcelo, Maurício e Marco Aurélio; os sobrinhos Tiago, Felipe, Matheus, Sara, Diego, Marcelo, Michelle, Andréia, Paulo, Jean, Júlio, Tarcísio, Marcela, Mauro, Márcio e Cássia Fernanda; os cunhados Flávio, Carlinhos, Leninha, Valdeci, Valter; tios e primos; e uma legião de amigos e admiradores.
7º Dia de falecimento - A missa de sétimo dia acontece sábado, dia 30, às 19h30, na Igreja do Rosário, em Mococa. (Foto: arquivo pessoal)
 













Creative Commons License O conteúdo deste site está licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria





Missa de 7º dia em memória de Mara Avellar Dias


Vereadores homenageiam Mara Avellar Dias

(23/3/2013 - www.mococa24horas.com.br) A última sessão ordinária de 2012 na Câmara de Vereadores de Mococa, realizada dia 17 de dezembro, que encerrou a 15ª legislatura na Casa de Leis mocoquense (2009-2012), foi marcada por uma homenagem dos vereadores Débora Ventura/PSDB, Chico do Sindicato/PPS e Marcos Daniel Vicente Nane/PTB à jornalista e consultora política Mara Lúcia Bittencourt Avellar Dias.
Os vereadores em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, uma vez que foram assessorados pela competente profissional, de 2009 a 2012, aprovaram Moção de Congratulações e Aplausos (nº 225/2012), "pelo seu conhecimento na arte política e jornalística". A moção foi assinada também pelos vereadores Raimundo Donizete Acácio, "Barbudo"/PSB e João "Penuja" Batista Martins/PTB.
A consultora e jornalista também ocupou em 2009 o cargo de Diretora de Secretaria da Câmara Municipal.
"Ela foi uma pessoa muito importante para o meu trabalho legislativo"
Discursos - Em seu discurso, a vereadora Débora Ventura (foto) cobrou do então presidente da Câmara, Adilson Aparecido Guisso/PSDB, agora vice-prefeito da cidade, a colocação de sua foto na sala da Diretoria da Secretaria, "gostaria até de fazer uma solicitação ao Presidente da Casa que, por ela ter trabalhado nesta Casa, eu não vi nenhum registro fotográfico na sala da diretoria e isto é comum que todas as pessoas que prestaram serviços a esta Casa têm este registro, eu gostaria que fosse providenciado para que ela ficasse de uma certa forma homenageada em consideração ao trabalho que ela prestou a esta Casa". Débora em sua homenagem disse: "eu também não poderia  deixar de fazer esta homenagem porque na minha opinião a Mara é uma das pessoas mais entendidas em política aqui em Mococa; ela presta um serviço excelente, é uma pessoa bastante séria, comprometida com o que é justo, com o que é ético e com o que é transparente; durante estes quatro anos ela foi uma pessoa muito importante para o meu trabalho legislativo".
"Nós devemos muito a ela, muito mesmo"
Bastante emocionado, o vereador Chico do Sindicato (foto) declarou: "Sobre a Mara Avellar eu tenho dificuldade em falar, mas vou tentar não me emocionar, porque a Mara hoje deveria estar aqui todos os vereadores, tanto os que não gostam dela, como os que a adoram e respeitam-na, tem um carinho por esta Casa, pelas coisas que acontecem em Mococa; vocês não têm conhecimento do quanto a Mara dedica e dedicou e vai continuar dedicando se Deus quiser para a política mocoquense; pessoa ética, de moral inabalável, transparente, esteve aqui por alguns meses nesta Casa e mudou o comportamento da vida de como tem que ser uma diretora desta Casa, buscou e criou alternativas para esta Casa, então eu acho que na minha assessoria e tendo-a como jornalista também do Sindicato, nós devemos muito a ela, muito mesmo; praticamente nestes quatro anos que estive aqui, fui autor aí de quarenta leis, que foram orientadas pela Mara, mais de mil requerimentos, poucos foram atendidos, mas nós não desanimamos, só do nosso trabalho nós colocamos aqui como recursos financeiros para a nossa Prefeitura, com o apoio da Mara, mais de três milhões e meio de reais".
"Eu queria realmente de coração agradecer a Deus pela oportunidade de trabalhar com a Mara"
Já Marcos Daniel Vicente Nane (foto), disse: "eu queria realmente de coração agradecer a Deus pela oportunidade de trabalhar com a Mara, como homem de fé que sou tenho pedido a Deus  pela saúde dela, para que ela se recupere, eu queria deixar isto claro aqui e até registrado em ata, porque no ano que vem não estou aqui mais, mas a Mara é uma pessoa amada por muitos e odiada por outros, a gente sabe disto, devido algumas razões que a gente até desconhece, mas é uma tremenda de uma profissional, uma baita de uma profissional, muito competente mesmo; posso até dizer que se tive algum êxito aqui dentro desta Casa, ocupando a função de representante do povo, particularmente falo do meu trabalho, senhor Presidente, eu devo a Mara, nossas discussões, nossos entendimentos, nossos questionamentos as vezes apertar o Executivo, de cobrar, de fazer audiências públicas, de realmente desempenhar a função que o representante do povo tem que ter, eu devo isto a ela".
 
O vereador Raimundo Donizete Acácio, "Barbudo" (foto), declarou: "ela foi uma das pessoas que quando eu cheguei nesta Casa eu praticamente não entendia nada, não sabia de nada, e ela me ajudou muito". (Fotos: divulgação e mococa24horas)








Moção de Congratulações e Aplausos
 
 




Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.