criar site

Redução de IPI acelera vendas de veículos em Mococa

[31/5 - mococa24horas] A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) anunciada semana passada pelo governo federal está contribuindo com o aquecimento de vendas de veículos 0 km em todo o País, principalmente os populares que estão até 10% mais baratos. Em Mococa não poderia ser diferente. No último fim de semana, dias 26 e 27, as concessionárias de veículos Chevrolet, Ford e Volkswagen da cidade tiveram muito trabalho para atender o público que foi em busca de descontos e facilidades. Na revenda Ford, o movimento foi surpreendente e a equipe de vendas comandada por Kátia Azevedo teve trabalho para atender os clientes, nem o horário estendido conseguiu atender a demanda, já que a loja, além de funcionar no sábado até 16h00, ficou aberta no domingo até às 14h00, conforme informações exclusivas à reportagem do mococa24horas. A gerente de vendas Kátia informou também que está na torcida para que a redução do IPI fique até o fim do ano e que o veículo mais vendido está sendo o modelo Fiesta. Na revenda Chevrolet, de acordo com José Silvio Canesqui, da área de vendas, a redução do IPI aqueceu o mercado local, aumentou o fluxo de consumidores à loja e veio em boa hora, já que o mercado estava paralisado. Já na revenda Volkswagen, conforme informações de Isabela Ribeiro, da área de vendas, ao mococa24horas, a redução do IPI está acelerando o fechamento dos negócios e melhorando o movimento consideravelmente e o veículo que está sendo mais procurado é o Gol.
A redução do IPI que acelerou a venda de veículos 0 km está prejudicando o comércio de seminovos, mas especialista consultado pelo mococa24horas prevê, "logo este mercado se adapta a esta realidade que tem prazo de validade e retoma seu curso, já que a oferta de crédito está facilitada no setor". (Foto: reprodução)

Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Juliana Betti faz leitura da poesia de Antonio Ventura



[31/5 - mococa24horas] O poeta mocoquense Antonio Ventura, autor de "O Catador de Palavras", foi homenageado na 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que termina neste domingo, 3, por meio do projeto "Nossa Aldeia", existente desde 2009, e que tem como objetivo destacar a riqueza cultural da região e os autores locais. A atriz, cantora, produtora e diretora teatral Juliana Betti fez homenagem a Antonio Ventura e leu suas poesias no auditório Meira Júnior do tradicional Theatro Pedro II (foto). O evento aconteceu no sábado, 26, às 16h30, e recebeu bom público, que também teve a performance de atrizes do espetáculo "Sexo, Champagne e Tchau!" (foto), dirigido por Juliana Betti, que fizeram leitura dramática.

A programação da 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto foi marcada pela leitura de textos dos escritores Graciliano Ramos, Paulo Freire, entre outros, feita por vários atores consagrados, entre eles Tássia Camargo, Teresa Seiblitz, Vera Fajardo, Luiza Thiré, Paulo Betti, Marco Ricca e Caio Blatt.
Registro - A leitura da poesia de Antonio Ventura foi um momento de celebração à prosa e ao verso e reuniu vários escritores e personalidades, entre eles o deputado e ex-prefeito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini, a vereadora Débora Ventura, os escritores Nelson Jacintho, Luiz Armando Trovó e Maria Aparecida Jaques (foto). (Fotos: Renato Ventura/divulgação)

Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria
 

Vaga de professor de inglês na Fatec-Mococa

[30/5 - mococa24horas] A Fatec-Mococa informa ao mococa24horas que as inscrições para concurso público que selecionará professor assistente, que ministrará aulas de inglês, terminam dia 6 de junho. O professor contratado atuará nos cursos de Tecnologia em Informática para Banco de Dados e Redes de Computadores, Gestão Empresarial, Agronegócio e Análise de Desenvolvimento de Sistemas, o valor da hora-aula será de R$ 22,38 e a contratação será por tempo indeterminado.
Os candidatos serão submetidos a exames de conhecimentos específicos, didático e memorial circunstanciado e no ato de inscrição "deverão apresentar cópia da cédula de identidade ou protocolo de solicitação, documento que comprove estar em dia com as obrigações militares (quando do sexo masculino) e eleitorais, diploma de pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado obtido em programa reconhecido ou recomendado na forma da lei, apresentação de memorial ou curriculum vitae et studio-rum baseado no Curriculum vitae da Plataforma Lattes, do CNPq e com documentação comprobatória".
Serviço - Os interessados deverão se inscrever até o dia 5 de junho, das 8h00 às 11h00 ou das 14h00 às 17h00, na secretaria acadêmica da Fatec-Mococa (tel. 19-3656-5559). O valor da inscrição é de R$ 40,00. (Foto: mococa24horas)

Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria
 

Candidatos a prefeito de Mococa terão que registrar plano de governo


Lei pretende acabar com enrolação
[30/5 - mococa24horas] Uma das novidades das regras das eleições municipais deste ano é que os candidatos a prefeito de Mococa terão que registrar um plano básico de governo antes de começar a campanha eleitoral. De acordo com a Lei nº 12.034/2009, os candidatos aos cargos de prefeito, governador e presidente da República são obrigados a registrar suas propostas de governo antes do início do período da campanha, quando forem apresentar certidões negativas, declarações de bens e de renda, etc. na Justiça Eleitoral. Essa exigência é condição para o deferimento do registro de candidaturas perante a Justiça Eleitoral e o não cumprimento levará à impugnação de candidaturas. A nova regra está em vigor desde as eleições de 2010, valendo lembrar que os partidos e coligações têm prazo até às 19h00 do dia 5 de julho para registrar as candidaturas de seus filiados.
Assim, o eleitor mocoquense, o Ministério Público e os partidos políticos poderão cobrar do próximo prefeito da cidade o cumprimento das metas registradas na Justiça Eleitoral e este não poderá dizer que não sabia, que era promessa do seu antecessor, que é culpa da oposição, do deputado e do governador, que é da verba que não chegou ou que não tem verba para atender a promessa. 
Repercussão - Especialista consultado pelo mococa24horas disse que o não cumprimento desta lei poderá levar a uma improbidade administrativa, que poderá gerar inelegibilidade, para o prefeito que não cumprir promessa registrada na Justiça Eleitoral. Já o estudante Antonio Carlos Eufrosino disse que desconhecia a existência desta lei, que acredita que muitos candidatos a prefeito da cidade também a desconhecem e que é uma forma concreta de fiscalizar o trabalho do prefeito, "que quando se elege se afasta de suas promessas e do povo".  (Foto: reprodução com montagem mococa24horas)

Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

 


Mococa já vacinou 7 mil pessoas contra a gripe. Vacinação termina sexta


Vacinação contra a gripe termina sexta-feira, dia 1º
[30/5 - mococa24horas] Idosos, gestantes, crianças menores de 2 anos, portadores de doenças crônicas e profissionais de saúde que ainda não se vacinaram têm até sexta-feira, 1º de junho, para serem imunizados contra a gripe, já que o Ministério da Saúde prorrogou a campanha nacional. Em Mococa, de acordo com informações exclusivas da Vigilância Epidemiológica local ao mococa24horas, até sexta-feira, 25, 7.547 pessoas já tinham sido imunizadas, representando 60% do total dos grupos prioritários. Entre os grupos prioritários, as gestantes (323) e as crianças menores de 2 anos (696) eram os que apresentavam a menor cobertura, 50%. De acordo com os indicadores já tinham sido vacinados 5.646 idosos, representando 60% da cobertura; 882 profissionais de saúde (70% da cobertura); e 183 detentos (100% da cobertura). Os dados dos pacientes portadores de doenças crônicas não tinham sido contabilizados até o momento desta divulgação.
Vacinação contra gripe termina sexta-feira - A prorrogação da campanha termina sexta-feira, 1º, e tem como objetivo dar mais tempo para as pessoas que ainda não conseguiram se vacinar contra os três tipos de vírus da gripe (influenza A, H1N1 e H3N2, e influenza B). Esta é a preocupação da enfermeira da Vigilância Epidemiológica e responsável pela Campanha da Gripe, Helena Roxo Nobre Dias, "precisamos que as pessoas que ainda não se vacinaram, o façam o mais breve possível".
Assim, todas as pessoas que se enquadrarem nos critérios da campanha contra a gripe (idosos, gestantes, crianças menores de 2 anos e portadoras de doenças crônicas) deverão procurar até sexta-feira, 1º, uma das unidades de saúde de Mococa e distritos de São Benedito das Areias e Igaraí para ser imunizadas. É preciso comparecer com documento pessoal e caderneta de vacinação.
Serviço - Sobre os locais de vacinação contra a gripe os interessados poderão obter mais informações pelos tels.: (19) 3666-5200/3656-0444/3656/0590. (Foto: Valter Campanato/ABr/divulgação)

Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria
 

Radium é derrotado pelo Santos

[29/5 - mococa24horas] Apesar de o Estádio "São Sebastião" estar interditado pela Federação Paulista de Futebol, para jogos oficiais da Segundona 2012, o Radium F.C., de Mococa, jogou amistosamente nesta terça-feira, 29, às 20h00, contra a equipe Sub23 do Santos F.C. e foi derrotado por 3x1. O jogo recebeu razoável público e marcou a inauguração do novo sistema de iluminação do estádio mocoquense.








Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria
 

Rafael de Souza lança "Manfelos" na Biblioteca Municipal


[29/5 - mococa24horas] O escritor Rafael de Souza lança nesta quarta-feira, 30, às 19h30, na Biblioteca Municipal "Dr. Almeida Magalhães", o livro "Manfelos - A distorção da realidade". A obra faz parte de uma quadrilogia sobre o apocalipse, é inspirada nos games "Parasite Eve 2" e "Silent Hill 1", do PlayStation One, e nas aventuras de Harry Potter, de J. K. Rowlling e editada pela Editora Dracaena.
Segundo Rafael de Souza, "Esta obra visa dar início às aventuras traumáticas de um garoto chamado Fred Gordon, nativo do Canadá. A Saga Septem Signum, do latim “Sete Selos” ou “Sinal dos Sete”, retrata uma incrível jornada contra a vinda do famoso, e agora moderno, apocalipse. O livro se remete ao preâmbulo da caminhada de Fred, junto dos guerreiros Spellver e Sr. Johnson, e das inesquecíveis gêmeas donzelas Blunnie e Judy. A história, na sua fase inicial, tem por objetivo levar o leitor a um mundo mágico, repleto de seres poderosos e até então adormecidos apenas na fantasia de um mero mortal. Aqui entrará em contato com batalhas sangrentas, a ilustre presença de um demônio encolerizado e seu exército altivo e intimidante". Souza explica sobre como surgiu "Manfelos" e sua carreira de escritor, "Esta obra vem de um projeto antigo para arrecadar fundos, com a finalidade de ajudar a custear uma futura faculdade"; "A prerrogativa de ser o autor desta importante série, deu o pontapé inicial para que se começasse a carreira de escritor. É a partir daqui onde tudo nasce: as primeiras obras, as primeiras conquistas e a grande realização do primeiro sonho. Manfelos, de número um, é a passagem que encontrei de uma vida normal a uma vida mais prazerosa".
Sinopse de "Manfelos - A distorção da realidade" - "Em Manfelos, cidade ao norte do Canadá, quase não há mais resquícios de vida. A cidade se tornou uma lenda e encontra-se abandonada. Fred Gordon tem um sonho com seu falecido pai, que lhe conta uma história nada agradável. De repente, sem que esperasse por isso, ele se vê dentro daquele conto de terror. É parte da história. Precisa desvendá-la e sair vivo. Fred se vê numa corrida contra o tempo para deter um estranho lorde chamado Mandraco, o qual está reunindo um exército para concluir uma secreta tarefa. Com a ajuda de seu amigo Leonardo, ele se une a Spellver, Sr. Johnson, Blunnie e Judy, os quais também parecem estar trancados na mesma história de terror. Todos eles se propõem a deter Mandraco, antes que a cidade de Manfelos traga algo muito pior que a morte".
 Sobre Rafael de Souza - Natural de Mococa, Rafael de Souza (foto) escreve desde os 14 anos, quando tomou gosto pela literatura internacional, e já gravou e roteirizou diversos curtas metragens tendo como temática a vida adolescente. Foi apontado com a melhor redação da turma, em 2006, recebendo o Prêmio EPTV na Escola, participou de diversos concursos, como Mapa Cultural e Festival do Sesi, em Sorocaba, e atuou em eventos teatrais para crianças e beneficentes. (Fotos: divulgação e arquivo pessoal)


Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria
 

Odila Rigolin Sá fala sobre Ecologia e Ecotoxicologia na "Eletrô"


Tiroleza divertiu crianças na Pça. Marechal Deodoro
[29/5 - mococa24horas] Desde sábado, 26, acontece a 7ª Semear, a Semana do Meio Ambiente Regional, evento em defesa do meio ambiente local e regional organizado pelo Grupo Ecológico Olho d’Água, Grupo T.U.M.M., Fatec-Mococa, Centro Paula Souza e FaFEM, e que conta com apoio da Sabesp, Prefeitura de Mococa, entre outros.
No sábado teve soltura de alevinos no rio Canoas, na estação de captação de água da Sabesp (foto). Já na manhã de domingo, 27, na Praça Marechal Deodoro, aconteceu diversas atividades de conscientização ambiental, entre elas: check lista ambiental nas escolas da rede municipal de ensino; FaFEM na Comunidade, com oficinas para crianças, pinturas, guache, desenhos; Grupo T.U.M.M. com recicloteca e apresentação cultural; ação de saúde pelo departamento de Saúde da Prefeitura local; doação de mudas pelo grupo Olho d'Água e Fatec-Mococa; passeio ciclístico e jogos promovidos pelo departamento de Esportes da Prefeitura; tiroleza e ponte de corda organizado pelo TG 02-022 e Grupo Escoteiro Guará (foto).
Soltura de alevinos no rio Pardo abriu 7ª Semear
Oficinas ecológicas no Parque de Exposições, a "Expoam" - De segunda a sexta-feira, 28 a 1 de junho, no Parque de Exposições "José André de Lima", o recinto de exposições Expoam, estudantes da 4ª série e 5º ano das redes municipal, estadual e particular participam de atividades didático-pedagógicas enfocando o meio ambiente, como plantio de sementes e de mudas no Parque, visitas a viveiros de mudas, coleta seletiva, reaproveitamento e uso da água para geração de energia, confecção de brinquedos com materiais recicláveis, reaproveitamento de resíduos orgânicos, visitas à área de compostagem, à casa do “Mineirinho” e à horta.
Palestras na Eletrô - Já na Etec "João Baptista de Lima Figueiredo", a "Eletrô", acontece ciclo de palestras, desde segunda-feira, 28, sempre a partir das 20h15. Nesta terça-feira, 29, tem palestra sobre "Ecologia e Ecotoxicologia", com Odila Rigolin Sá, especialista em Ciência na Área de Concentração de Ecologia e Recursos Naturais; na quarta, dia 30, "CBHPardo e Ações Ambientais no Município de Tapiratiba", com João Carlos de Oliveira, prefeito de Tapiratiba e presidente do CBH Pardo; na quinta-feira, 31, "Inserção, Engajamento e Desenvolvimento Sustentável", com Rodrigo Nunes A. Pereira, gerente de Desenvolvimento Sustentável do Banco Santander; e sexta, dia 1º de junho, "Estratégias para divulgação e consolidação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo", com Claudete Gebara J. Callegaro, arquiteta, urbanista e representante do LABIM da FAU/USP. (Fotos: Grupo Olho d'Água/divulgação)

Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria
 


A mentira de Dilma e o Código Florestal


 
:: Texto elaborado por Greenpeace Brasil :: 
[28/5 - mococa24horas] A publicação hoje no Diário Oficial do que restou do Código Florestal e da Medida Provisória que preenche suas lacunas joga na cara dos brasileiros a verdade sobre Dilma Rousseff: ela mentiu para seus eleitores quando prometeu guardar as florestas do país.
A nova legislação ambiental tem tudo o que os ruralistas sempre sonharam. Anistia? Certamente: as multas por desmatamento feito até 2008 foram perdoadas. Menor área a ser recuperada? Tem sim, senhor: as áreas de proteção permanente (APPs) foram reduzidas. Premiação a quem desmatou? Claro: além de facilidades para zerar o passivo, ele ainda pode plantar eucalipto ou qualquer outra exótica onde antes só valia floresta nativa.
Dilma ainda desdenhou da aliança do seu partido com movimentos sociais do campo, ao estender benefícios da agricultura familiar a qualquer um que tenha uma propriedade de até quatro módulos. Aliás, é pior: ela usou a mesma máscara de "proteção aos pequenos", que os ruralistas vestiram para justificar suas maldades no Congresso, ao publicar seu código do desmatamento.
Ao comparar a lei que vigorava no Brasil até a semana passada e o novo Código Florestal, é muito claro que Dilma quis reduzir a proteção às florestas em vez de fortalecê-la. "O governo mentiu na semana passada. Ele preservou a coluna vertebral da proposta ruralista ao Código Florestal, com anistia e tudo mais", explica Marcio Astrini, da campanha Amazônia do Greenpeace. "Com a nova lei, as florestas perdem e o desmatador ganha."
Dilma consolida seu lugar na história como a pior presidente das últimas décadas para o meio ambiente. Após 18 meses no cargo, ela não criou uma única unidade de conservação. Mas diminuiu o tamanho de várias, sobretudo na Amazônia, para plantar nelas grandes hidrelétricas e projetos de mineração. Dilma tirou poderes do Ibama, órgão que fiscaliza crimes ambientais, e ainda permite o ataque da mesma bancada ruralista que retalhou o código às terras indígenas.
É um legado de vergonha. "Os instrumentos de combate e controle do desmatamento diminuíram. O código não sofreu uma única modificação que aumente a proteção ambiental, e desdenha daqueles que cumpriram a lei", afirma Astrini.
Não é mais possível confiar no governo como guardião das florestas. Salvá-las está unicamente nas mãos do povo brasileiro – que foi ignorado por Dilma durante a reforma do Código Florestal, apesar de dizer claramente que prefere a preservação e a recuperação de suas matas.
Congresso e governo, de mãos dadas, fizeram uma lei de destruição das florestas.
Desmatamento zero, já! - Agora os brasileiros farão uma lei pelo desmatamento zero, por meio de um projeto de iniciativa popular para desligar as motosserras. Nos moldes da campanha da Ficha Limpa, ela precisa de 1,4 milhão de assinaturas de eleitores para chegar ao Congresso.
Participe e assine o projeto de lei popular: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/ (Fotos: greenpeace/divulgação)

Yes, nós temos bananas!


:: Por Antoninho Marmo Trevisan ::
Quase profética! É assim que poderíamos definir a letra da antológica marchinha carnavalesca Yes, nós temos bananas, de Alberto Ribeiro e Braguinha, gravada por Almirante em 1938: “Bananas pra dar e vender (...). Vai para a França o café, pois é. Para o Japão o algodão, pois não. Pro mundo inteiro, homem ou mulher, bananas para quem quiser (...). Somos da crise. Se ela vier, bananas para quem quiser”.
Basta fazermos uma simples abstração e conferirmos uma definição ampliada à nossa maravilhosa fruta tropical, para entendermos o porquê do bom desempenho brasileiro nas crises internacionais de 2008 e 2009 e, pelo que tudo indica, no infortúnio econômico atual da Europa e na performance descendente de imensos mercados compradores, como os Estados Unidos, Japão e até a China. As medidas anticíclicas adotadas na primeira onda contribuíram muito para que nosso país fosse o primeiro a emergir do pântano recessivo e passasse a estabelecer, nos anos seguintes, seus recordes de emprego formal, produção e venda de numerosos produtos.
Também valeu muito, à época, a maneira tranquila e confiante do ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva de cunhar a crise como “marolinha”, inflando a autoestima dos brasileiros. A cena repete-se no discurso proferido pela presidente Dilma Rousseff, ao afirmar que “o País está 300% preparado para enfrentar a presente crise internacional”. De fato, bananas para isso não nos faltam: nossas reservas cambiais aproximam-se de 400 bilhões de dólares, o sistema financeiro está sólido e saudável e a retenção dos depósitos compulsórios no Banco Central permite adequada flexibilidade na liquidez da economia.
Assim, sem riscos para a estabilidade, a redução das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidentes sobre o crédito para pessoa física, as menores alíquotas do Imposto sobre Produto Industrializados (IPI) na venda de veículos e a redução das taxas de juros do Programa de Sustentação de Investimento (PSI) deverão contribuir para melhorar a oferta de crédito, a retomada do setor de veículos, responsável por 20% do PIB da indústria de transformação, e estimular os investimentos produtivos. Somam-se a isso a redução dos juros que vem sendo efetuada e a atenuação da sobrevalorização do Real, que recupera um pouco a competitividade da indústria.
Assim, retórica política à parte, como a “marolinha” de Lula e os “300% preparados” de Dilma, a verdade é que o Brasil deverá enfrentar de modo positivo o novo fluxo de desventura da instável economia globalizada. Para isso, como diriam Braguinha e Alberto Ribeiro, temos bananas... soja, carne, etanol, petróleo, aviões, automóveis, agronegócio, indústria e serviços avançados e o mais importante: empresários e trabalhadores com muita disposição para a luta. “Somos da crise. Se ela vier, bananas para quem quiser".


Antoninho Marmo Trevisan é presidente da Trevisan Escola de Negócios e membro do CDES - Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.







(Fotos: reprodução e arquivo pessoal/divulgação)

Radium perde para o lanterna Lemense


Radium estreiou na Segundona com portões fechados
[27/5 - mococa24horas] Neste sábado, 26, o Radium F.C., de Mococa, conheceu sua primeira derrota no Campeonato Paulista de Futebol Profissional da 2ª Divisão 2012, promovido pela Federação Paulista de Futebol, e perdeu para o então lanterna do Grupo 3, Lemense, por 3x2. O jogo teve 5 gols, com a equipe da casa (Lemense) querendo a todo custo uma reabilitação, já que era o lanterna do grupo. E conseguiu, já que sua vontade de vencer prevaleceu.
A equipe do Radium F.C. foi escalada pelo técnico Marcelo Gomes assim: Alessandro; Pacheco, Rafael, Agnaldo e Felipe Neri; Marcos Lino, Henrique (Ivan) e Vitor; Luiz Felipe, Natal (Raul) e Décio (Jackson). Os gols do alviverde mocoquense foram assinalados por Luiz Felipe e Agnaldo (fotos). 
Classificação - O Radium caiu para a 4ª colocação, com 2 pontos. A líder do Grupo 3 é a equipe do Guariba, com 9 pontos; em 5º e último lugar está o Pirassununguense, com 1 ponto.
Domingo, Radium enfrenta o líder Guariba - Em busca de reabilitação na Segundona, o Radium F.C. joga neste domingo, 3, às 10h00, contra o líder do Grupo 3, o Guariba, que vem de vitória (venceu por 1x0 o Américo Esporte, de Américo Brasiliense). 
Estádio São Sebastião interditado - Até sexta-feira, 25, o Estádio São Sebastião, do Radium F.C., continuava interditado pela Federação Paulista de Futebol. (Fotos: mococa24horas e FPF/divulgação)


Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria
 


Poesia de Antonio Ventura na 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Juliana Betti faz leitura da poesia de Antonio Ventura
[25/5 - mococa24horas] Desde quinta-feira, 24, acontece a 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto, onde um público estimado em mais de 60 mil pessoas por dia está assistindo e participando de shows, salões de ideias, conferências, mesa de debates, exposições de artes visuais, apresentações musicais, contação de histórias, cinema, teatros, leituras dramáticas, oficinas, workshops, sessões de autógrafos, além de estar tendo acesso a livros de editoras de todo o Brasil. A Feira vai até 3 de junho.
Participam da programação da 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto Ariano Suassuna, Steve Dubner, Deonísio da Silva, Claudia Matarazzo, Zuenir e Mauro Ventura, Eliane Cantanhede, Sonia Bridi,  Içami Tiba, Narcisa Tamborindeguy, Lucilia de Almeida Prado, Leonardo Boff, Lesley Pearce, Marcos Augusto Gonçalves, Nilton Bonder, Ferreira Gullar, Alice Ruiz, Galeno Amorin, Francisco Bosco, Eucanaã Ferraz, Roberto da Mata, Menalton Braff, Júlio Chiavenatto, Saulo Gomes, José Nêumanne Pinto, Guilherme Fiúza, entre outros. A Feira também tem shows com Seu Jorge, Moraes Moreira e Davi Moraes, Gal Costa, MV Bill, Zizi Possi, Skank, entre outros.  
Os homenageados deste ano são o escritor Graciliano Ramos, a autora infanto-juvenil Thalita Rebouças, o autor riberopretano Alexandre Azevedo, o educador Paulo Freire, além do estado do Espírito Santo e a Inglaterra. As atividades da 12ª Feira estarão concentradas na Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Espaço Kaiser e Parque Maurílio Biagi, pontos pitorescos de Ribeirão Preto.
Juliana Betti faz leitura da poesia de Antonio Ventura - O poeta mocoquense Antonio Ventura (foto), que lançou no ano passado o livro "O Catador de Palavras", integra a programação da 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e está no projeto Nossa Aldeia. A poesia de Antonio Ventura será lida pela atriz Juliana Betti (foto) neste sábado, 26, às 16h00, no Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II), centro de Ribeirão Preto. A atriz dirige o espetáculo "Sexo, Champanhe e Tchau!", é produtora musical do projeto Som na Casa, do Sesc Rio Casa da Gávea, no Rio de Janeiro, e é filha dos atores Paulo Betti e Eliane Giardini, da TV Globo.
Serviço - Acesse a programação completa da Feira no seguinte endereço eletrônico: www.feiradolivroribeirao.com.br/2012/ (Foto: 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto/divulgação)

Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria
 

Vereadores aumentam salário do vice para R$ 5,8 mil. Salário do prefeito fica em R$ 13,7 mil



[22/5 - mococa24horas] Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 21, em 2ª votação, a maioria dos vereadores mocoquenses presentes modificou o resultado da 1ª votação realizada na semana passada e aprovou apenas o aumento de salário do vice-prefeito, que salta dos atuais R$ 3.700,00 para R$ 5.800,00, valendo para a legislatura 2013-2016. O salário do prefeito permanece o mesmo, R$ 13.700,00. Assim, os salários do prefeito e do vice ficarão em R$ 13.700,00 e R$ 5.800,00, respectivamente, passando a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2013.
A modificação foi feita por emenda, que alterou apenas o salário do vice-prefeito.
Placar da votação - Votaram a favor do aumento do salário do vice-prefeito: Adilson Aparecido Guisso/PSDB, João "Penuja" Batista Martins/PSB, Raimundo Acácio "Barbudo"/PSB, Chico Enfermeiro/PTB, Francisco Cândido/PSD, Orlando Silva Honorato/PSD e Marcos Daniel Vicente "Nane"/PTB.
Os vereadores que votaram contra o aumento do salário para o próximo vice-prefeito de Mococa foram: Chico do Sindicato/PPS e Débora Ventura/PSDB (foto). Estes vereadores defendiam a permanência dos salários atuais do prefeito e vice (R$ 13.700,00 e R$ 3.700,00, respectivamente), com reajuste anual de acordo com índice aplicado aos servidores municipais.
O vereador Eduardo Baisi/DEM faltou à sessão.  (Foto: mococa24horas)

 Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Mocoquense trabalhará até dia 29 para pagar impostos

Este ano, mocoquense ganhou mais uma taxa para pagar, a taxa de bombeiros
[22/5 - mococa24horas] De acordo com estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o brasileiro trabalha 150 dias do ano para pagar impostos, taxas e contribuições às três esferas de poder (federal, estadual e municipal).
Assim, o brasileiro de Mococa trabalhará até o dia 29 de maio para os governos federal, estadual e municipal. Em 2011, foram 149 dias; em 2010, 148 dias; em 2009, 147; e, em 2008, 148 dias.
Conforme informa João Elói Olenike, presidente do Instituto, "Apesar de trabalhar um dia a mais para pagar tributos em 2012, em relação ao ano passado, o brasileiro continua não vendo o retorno dos valores recolhidos em serviços à população, como segurança, rodovias sem pedágio, educação, saneamento básico, saúde, iluminação pública e outros".
O estudo revela que, dependendo da faixa de renda, o contribuinte terá de trabalhar mais dias no ano. Por exemplo, o trabalhador que tem rendimento mensal de até R$ 3.000,00, trabalhará 143 dias; o que ganha entre R$ 3.000,00 e R$ 10.000,00, trabalhará 159 dias; e aquele que ganha mais de R$ 10.000,00, precisará de 152 dias para ficar quite com o governo.
Como é feito o cálculo - "Além da tributação incidente sobre os rendimentos, como Imposto de Renda Pessoa Física, INSS, previdências oficiais e contribuições sindicais, o cidadão brasileiro paga tributos indiretos sobre o consumo, inclusos no preço dos produtos e serviços (PIS, Cofins, ICMS, IPI, ISS, por exemplo) e sobre o patrimônio (IPVA, IPTU, ITCMD, ITBI, ITR). As taxas (limpeza pública, bombeiro, emissão de documentos, coleta de lixo etc.) e contribuições (iluminação pública) também estão consideradas no cálculo", informam os organizadores do estudo. Este ano, o mocoquense ganhou mais uma taxa para pagar, a taxa de bombeiros. (Foto: reprodução)

Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria
 


Márcia Tauil canta Nara Leão no Iate Clube de Brasília


 [21/5 - mococa24horas] A cantora mocoquense Márcia Tauil faz show intitulado "Nara Leão a Era dos Festivais do Brasil" nesta quinta-feira, 24, às 20h00, no Iate Clube de Brasília. 
Segundo os organizadores, "Nesse show, a cantora Márcia Tauil irá interpretar canções das várias épocas da carreira de Nara entre as décadas 60 e 80, e que até hoje, muitos anos depois, são regravadas por diversos cantores. Uma delas, “A Banda”  de Chico Buarque, ganhou o Festival de Música Popular Brasileira (TV Record) e o público brasileiro.  No show poderão ser ouvidos, sucessos como  “Diz que fui por aí”,  “João e Maria”, "Nasci para bailar" dentre outros. Márcia Tauil e Nara Leão não se conheceram, mas pode-se dizer que há muito em comum entre elas: a suavidade das interpretações, a admiração pela Bossa Nova, e a amizade e parceria com um dos ícones desse estilo, Roberto Menescal". O espetáculo faz parte do projeto "Quinta Cultural" do tradicional clube brasiliense.
Amostra grátis - Acesse o vídeo e ouça alguns sucessos que Márcia Tauil interpretará:



(Fonte e autoria do vídeo: Fontinele Produções/divulgação)


Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Falta regulamentar nova lei de acesso à informação em Mococa


[21/5 - mococa24horas] Desde quarta-feira, 16, está em vigor em todo o País a Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011. A lei tem como objetivo regulamentar o direito de acesso dos cidadãos às informações públicas e atinge os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário em todas as esferas e acaba com os impedimentos legais para os cidadãos terem acesso e não tem nenhum custo para o solicitante.
A lei também estabelece prazos para que sejam repassadas as informações ao solicitante, que deve ser dada imediatamente, se estiver disponível, ou em até 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias, e vale para órgãos municipais, estaduais e federais.
De acordo com a Controladoria Geral da União, "Os órgãos e entidades públicas dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), de todos os níveis de governo (federal, estadual, distrital e municipal), assim como os Tribunais e Contas e o Ministério Público, bem como as autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios devem cumprir a lei".
Agora, a lei, que dá prazo para adaptação aos seus dispositivos, precisa ser regulamentada nos Estados e Municípios.
Falta regulamentação em Mococa - A Prefeitura de Mococa já cumpre parte dessa lei com a disponibilização do link "Transparência Pública" (foto no destaque), em sua página na Internet (www.mococa.sp.gov.br), que oferece "Dados analíticos do movimento de Bancos, de Empenhos, de Liquidações, de Pagamento, de Receita; Valores sintéticos da Despesa, da Receita, da Despesa - Função, Despesa - Natureza da Despesa, Despesa - Unidade Orçamentária, do Contábil, e do Financeiro". Mas quem procurar informações sobre o salário do prefeito, vice, assessores e servidores não encontrará. Além dos gastos financeiros e de contratos, a norma garante o acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras realizados na cidade.
No entanto, a lei de acesso à informação ainda não foi regulamentada pelo prefeito municipal, Antonio Naufel/PSDB, que deverá designar um responsável para acompanhar a implementação e desenvolvimento dos procedimentos previstos, bem como orientar sobre a aplicação de suas normas.
Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

"Amar é faculdade, cuidar é dever"

:: Por Giovana Wagner ::
De acordo com a recente e polêmica decisão da 3ª Turma do STJ, que teve como relatora a ministra Nancy Andrighi, entendeu-se ser possível e justa a indenização por danos morais no valor de R$ 200.000,00 para a filha que foi privada do dever de cuidado por parte de seu pai biológico.
Nos termos da decisão explanada pela Ministra Relatora não há restrições legais à aplicação da responsabilidade civil no Direito de Família. Por conseqüência, a possibilidade de se indenizar em casos de omissão ou negligência que envolva relações entre pai e filho, é evidente.
A decisão da Ministra contraria o entendimento de grande parte dos Tribunais de Justiça do País que sempre pautaram suas decisões com abordagem voltada ao dano psíquico vivido pelo filho que experimenta o abandono afetivo. Assim, casos dessa natureza não ensejariam indenizações pecuniárias por serem - segundo os Tribunais - meros fatos da vida.
Os relacionamentos humanos ensejam por vezes, situações naturais de distanciamento entre pais e filhos. Citem-se situações de divórcio ou separações temporárias por motivos variados. Contudo, tal desiderato não possui o condão de rompimento do dever legal de cuidados com a prole.
Por essa razão, há que se fazer uma interpretação sistemática do Direito, com o escopo de proteger o filho nessas situações. Ou seja, nas relações entre pais e filhos, há uma responsabilidade inata daqueles na criação da prole e não apenas na satisfação material das necessidades, mas também de todo um aparato psicológico-moral, de assistência, criação e educação daquele que depende de seus genitores.
Amar ou sentir carinho paternal não é uma obrigação, algo que possa ser imposto a outrem. Mas o dever de cuidar - entendido em sentido amplo - possui um valor jurídico passível de proteção do Estado. Uma vez verificada a omissão ou negligência com o filho, não há como o Julgador, na análise de um caso concreto, olvidar do indelegável dever constitucional de cuidar, nem mesmo negar efetividade da norma protetiva do menor presente no art. 227 da Carta Magna.
Diante desta inédita decisão, abre-se precedente para, em situações análogas, àquele que se sentir lesado recorrer ao Poder Judiciário, com escopo de obter a devida reparação, seja pela omissão ou pela negligência no dever de cuidado dispensada a todo filho, sem distinções.



Giovana Wagner é advogada de Direito de Família.








(Fotos: reprodução e arquivo pessoal)

Radium empata com Pirassununguense


[20/5 - mococa24horas] Neste domingo, 20, o Radium F.C., de Mococa, empatou por 0x0 com o Pirassununguense, em Pirassununga. Válida pela 3ª rodada do Campeonato Paulista de Futebol Profissional da Segunda Divisão, promovido pela Federação Paulista de Futebol, a partida foi bastante movimentada, com o time da casa atacando bastante a equipe mocoquense, que enfrentou o lanterna do Grupo 3 na retranca, tentando surpreender nos contra-ataques.
Radium joga sábado em Leme - No sábado, 26, às 15h00, o Radium F.C. enfrenta o Clube Atlético Lemense, em Leme, tentando conquistar sua primeira vitória na competição, já que este adversário ainda não venceu e é o atual lanterna do grupo. A equipe mocoquense continua em 3º lugar na tabela, com 2 pontos, que é liderada pelo Américo Esporte, de Américo Brasiliense, com 7 pontos.
Estádio São Sebastião interditado - Até sexta-feira, 18, o Estádio São Sebastião, do Radium F.C., continuava interditado pela Federação Paulista de Futebol.

Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Mococa é a 369ª cidade brasileira em consumo


       Consumidor mocoquense prioriza a manutenção do lar
[18/5 - mococa24horas] Segundo o estudo IPC Maps 2012, da IPC Marketing Editora, Mococa é o 369º município brasileiro com maior poder de consumir produtos e serviços e os seus 66.290 habitantes têm potencial de consumo de R$ 1,03 bilhão neste ano. Já no Estado, Mococa ocupa a 107ª posição, que é liderada pela cidade de São Paulo. Na pesquisa de 2011, Mococa ocupava a 364ª posição no ranking nacional e a 108ª no estadual. Atualmente, o Brasil é constituído por 5.565 municípios.
A pesquisa revela que o consumo de Mococa cresceu abaixo da média nacional em virtude de os municípios das regiões Sul e Centro-Oeste cresceram mais beneficiados por uma migração de domicílios da classe C para a classe B de forma mais intensa do que nos da região Sudeste.
Na região, São João da Boa Vista tem o maior poder de consumir, ocupando a 257ª posição no ranking nacional e a 80ª no estadual. São José do Rio Pardo vem um pouco atrás, ocupando no ranking nacional a 436ª posição e a 121ª posição no ranking estadual. As cidades de Casa Branca e Aguaí não aparecem entre os 500 maiores municípios brasileiros de consumo.
A cidade de São Paulo lidera os rankings nacional e estadual de consumo, seguida por Rio de Janeiro e Brasília.
Perfil do consumidor mocoquense - O consumo per capita/ano do mocoquense é de R$ 16.058,31, valor resultante da divisão do montante do potencial por 66.400 habitantes. Segundo os dados da pesquisa levantados pelo mococa24horas, o consumidor mocoquense prioriza a manutenção do lar para usar seu dinheiro. Em 2º lugar vem o item outras despesas. A alimentação dentro de casa está em 3º lugar. Na sequência, consta na lista de prioridades de consumo do mocoquense a alimentação fora de casa, gastos com veículo próprio, materiais para construção, saúde, medicamentos, vestuário confeccionado, transportes urbanos, eletrodomésticos e equipamentos, matrículas e mensalidades e higiene e cuidados pessoais.
Já livros e material escolar, outras despesas com vestuário, artigos de limpeza e fumo ocupam os últimos lugares entre as prioridades do mocoquense, segundo o estudo.
Revelações do IPC Maps 2012 - "O consumo dos brasileiros ultrapassará a marca dos R$ 2,7 trilhões, em 2012, e revela significativa expansão na potencialidade de consumo entre os brasileiros, já com os reflexos visíveis de uma segunda onda migratória no extrato das classes sociais, formatando em losango a nova escala social. A tendência de crescimento da classe B, nos últimos anos, fica evidenciada, bem como a ampliação da classe media, com a migração entre as classes C, D e E – tanto na participação do consumo como em domicílios familiares. Nota-se que o Sudeste permanece na liderança nacional, ainda que com menor participação. É seguido por um Nordeste estável e um Sul em crescimento e Centro-oeste com forte presença. O País passa por uma acentuada interiorização setorial, com as Capitais perdendo participação no bolo da economia", esta é a conclusão do estudo IPC Maps 2012, que é um indicador da potencialidade de consumo nacional, com detalhamento de cada um dos 5.565 municípios brasileiros, e organizado pelo pesquisador Marcos Pazzini e diretor da IPC Marketing. O estudo é feito com base em dados secundários atualizados, pesquisados em fontes oficiais de informação pela IPC Marketing Editora, empresa especializada no cálculo de índices de potencial de consumo. (Foto: mococa24horas)

Creative Commons License O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.