criar site

Nota C para Mococa em gestão fiscal, segundo Índice Firjan


Mococa perde na região em gestão fiscal
[30/3 – mococa24horas] Foi divulgado no início do mês o Índice Firjan de Gestão Fiscal, criado pelo Sistema Firjan, para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros. O estudo traz dados de 2010, que são fornecidos pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional, e informações comparativas com os anos de 2006 até 2009.
Segundo os organizadores, “Apesar de 2010 ter sido o ano de maior crescimento econômico do país desde 1986, o IFGF aponta que 65% dos municípios brasileiros estão, em média, em uma situação fiscal difícil, enquanto a excelência na gestão fiscal está restrita a apenas 2%”.
O IFGF do Brasil atingiu 0,5321 (conceito C; gestão com dificuldade) e o do Estado de São Paulo, 06012 (conceito B; boa gestão). O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) de Mococa é de 0,4179, o que dá à cidade o conceito C (gestão em dificuldade). No critério receita própria, a nota foi 0,4405 (conceito C; gestão em dificuldade); gastos com pessoal, 0,6625 (conceito B; boa gestão); investimentos, 0,3763 (conceito D; gestão crítica); liquidez, 0,0588 (conceito D; gestão crítica); e custo da dívida, 0,7182 (conceito B; boa gestão).
Com essa pontuação, Mococa ficou em 577º no ranking estadual e em 4068º no ranking nacional do IFGF. Foi a pior classificação entre os municípios da região, segundo levantamento feito pelo mococa24horas, já que São João da Boa Vista foi o destaque, com nota 0,8134 (conceito A; gestão de excelência), colocando-a em 24º no ranking estadual e em 67º no ranking nacional do IFGF. Em seguida vem São José do Rio Pardo, com índice de 0,6283 ( 282º lugar no ranking estadual e 1525º no ranking nacional); Aguaí, com 0,4667 (537º lugar no ranking estadual e 3573º no ranking nacional); e Casa Branca, com 0,4212 (573º lugar no ranking estadual e 4030º no ranking nacional).
Nos anos anteriores, o IFGF de Mococa foi de 0,3229, em 2009; 0,3467, em 2008; 0,3302, em 2007; e 0,3350, em 2006.
6 municípios paulistas entre os 10 melhores do Brasil – O município de Santa Isabel, em Goiás, lidera o ranking nacional como a cidade com melhor eficiência na gestão fiscal: 0,9747 pontos. O estado de São Paulo tem 6 municípios entre os 10 melhores, lista em que Minas Gerais, Paraná e Pará também têm representantes. Completando o ranking Top 10, portanto, aparece em segundo lugar Poá, seguida de Barueri, Jeceaba/MG; Piracicaba; Caraguatatuba; Ourilândia do Norte/PA; Maringá/PR; Birigui e Paraibuna.
Já os municípios do Nordeste predominam na lista dos 10 piores. No ranking, em ordem decrescente, estão Pindoba/AL; Porto da Folha/SE; Conceição/PB; Lagoa de Dentro/PB; Buerarema/BA; Teixeira/PB; Conselheiro Mairinck/PR; Ibirataia/BA; Piaçabuçu/AL e Ilha Grande/PI, como pior gestão do país.
A região Sul foi o grande destaque do IFGF, respondendo por quase 47,6% dos 500 melhores resultados em 2010, percentual duas vezes superior à sua representatividade em número de municípios (22,3%). Enquanto uma programação financeira eficiente foi primordial para o desempenho do Sudeste, o diferencial da região Sul foi o menor enrijecimento das contas públicas com a folha de salários, o que abriu espaço para elevados níveis de investimentos.
Foram avaliados 5.266 dos 5.565 municípios brasileiros existentes.         
O que é IFGF – O indicador considera 5 quesitos em sua avaliação: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.
Os quatro primeiros têm peso de 22,5% sobre o resultado final. O IFGF Custo da Dívida, por sua vez, tem peso de 10%, por conta do baixo grau de endividamento dos municípios brasileiros. 
O índice varia entre 0 e 1, quanto maior, melhor é a gestão fiscal do município. Cada município é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 pontos), B (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 pontos). (Fotos: Google Maps/divulgação com montagem mococa24horas)


Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Dengue cai 100% no 1º bimestre em Mococa

Prevenção é a melhor arma contra a dengue
[29/3 – mococa24horas] Desde segunda-feira, 26, que Mococa participa da Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, uma ação da Secretaria de Estado da Saúde que procura alertar e sensibilizar a população sobre a prevenção e combate ao mosquito da dengue. A ação envolveu a distribuição e a afixação de cartazes e folhetos educativos sobre a dengue na cidade e distritos e durante todo o mês foi realizado trabalho de prevenção com mais de 90 catadores de reciclados, além da intensificação da operação, já que o departamento de Saúde da Prefeitura local, por meio das equipes de Controle de Endemias e de agentes comunitários de Saúde realizam diariamente atividades de prevenção contra a doença.
As visitas casa a casa feitas pelas equipes revelaram que existem cerca de 2 mil imóveis fechados no município, o que merece uma atenção especial no trabalho de prevenção e remoção de criadouros do mosquito e uma maior compreensão por parte dos proprietários em relação ao trabalho profilático feito pelos agentes de saúde.
Casos de dengue caem no Estado – De acordo com balanço da Secretaria de Estado da Saúde o número de casos no Estado caiu 93% em 2012 em comparação com o mesmo período do ano passado. Sobre a queda dos casos, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, disse: “Isso se deve ao engajamento político de todos: governo do Estado, Sucen, prefeituras, informação, trabalho dos meios de comunicação, participação da sociedade. Um conjunto de fatores. E a dengue mata. A dengue hemorrágica ela é grave. Então, essa redução de casos autóctones, de casos do estado, ela é uma extraordinária notícia”.
A cidade de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, lidera o número de casos informados à Secretaria, com 408, seguida de Pontal (300), cidade da região de Ribeirão Preto, e Potim (200). As regiões do Vale do Paraíba, Ribeirão Preto e Araraquara concentram 67% do total dos casos de dengue no Estado, com 1.350 confirmações.
Casos de dengue em janeiro e fevereiro em Mococa: 0 – A tolerância zero em relação ao mosquito da dengue em Mococa se revelou nos indicadores do Sinan, da Divisão de Zoonoses do Centro de Vigilância Epidemiológica, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com estes indicadores, nos meses de janeiro e fevereiro de 2012 não foi registrado nenhum caso de dengue na cidade; em 2011 no mesmo período também não foi registrado nenhum caso.
Na região, em 2012, São José do Rio Pardo neste período teve 1 caso (autóctone, com transmissão dentro do Estado); Casa Branca, 1 (importado); e São João da Boa vista, 2 (1 autóctone e 1 importado) (dados atualizados até 22/3/2012). (Leia notícia relacionada: http://www.mococa24horas.com.br/2012/02/75-casos-de-dengue-em-2011-e-0-em.html)

Prevenção é a melhor arma – A população mocoquense não pode deixar de tomar os cuidados para evitar a dengue, que não devem ser interrompidos em nenhuma época do ano, mesmo em meses sem registros de chuvas, a saber: - jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.; - vire de cabeça para baixo garrafas, vasos e baldes vazios; - colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada; - não jogar lixo em terrenos baldios; - manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana; - manter a caixa d’água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito; - encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta ou lavá-los com escova, água e sabão semanalmente; - se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso, principalmente por dentro, com escova, água e sabão, pelo menos, uma vez por semana; - guarde pneus em locais cobertos; - elimine qualquer recipiente com água parada.
Sintomas da dengue - Fique atento aos sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor  atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações. Procure o Centro de Saúde ou o pronto-socorro.
Denuncie – Denúncias de locais que possam servir de criadouros do mosquito da dengue podem ser feitas pelo tel. (19) 3656-9932. (Fotos: Secretaria de Estado da Saúde/divulgação)

 

Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Aberta a exposição "Filarmônica e Mococa: 120 anos de paixão", na Rogério Cardoso

Foto mais antiga da exposição data de 1912
[29/3 – mococa24horas; atualizada às 9h20] Foi aberta nesta quinta-feira, 29, às 20h00, na Casa de Cultura “Rogério Cardoso”, em Mococa, a exposição fotográfica “Filarmônica e Mococa: 120 anos de paixão”.
A exposição reúne 15 painéis com 23 fotos, documentos textuais, instrumentos musicais e fardas, que enfocam a trajetória da Filarmônica Mocoquense, a "Banda de Mococa", no dia a dia e sua convivência nos principais acontecimentos socioculturais da cidade, é dedicada a celebrar os seus 120 anos de existência e estimular a cultura e a preservação da memória musical. As fotos que integram a exposição são do Museu Histórico Pedagógico "Marquês de Três Rios", coleção particular e da Filarmônica Mocoquense e revelam o papel social da “Banda” e também o seu objetivo, não somente de formação musical, mas pessoal de seus músicos. A curadoria da exposição é de Heloisa Abreu Meirelles.
A mostra é uma promoção da Prefeitura de Mococa, por meio do departamento de Cultura e Turismo e Casa de Cultura “Rogério Cardoso”, e faz parte das comemorações dos 120 anos da entidade musical fundada em 1892 e dos 156 anos de fundação de Mococa.  
Serviço – A exposição fotográfica “Filarmônica e Mococa: 120 anos de paixão” pode ser vista na Sala Expositiva Temporária II da Casa de Cultura “Rogério Cardoso” (R. Muniz Barreto, 54, tel. [19] 3656-9030/3665-8044); visitação gratuita: segunda-feira, das 13h30 às 17h00; de terça a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. (Foto: mococa24horas)

Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Vacinação antirrábica no Nelson Niero, Mocoquinha e Sta. Cecília neste final de semana

[28/3 – mococa24horas] Desde o dia 16 de março o departamento de Saúde, da Prefeitura de Mococa, realiza a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos na cidade. A imunização em Mococa será realizada entre 16 de março e 27 de maio, em 30 postos de vacinação e é gratuita.
A expectativa do departamento de Saúde local é vacinar a totalidade dos cães e gatos da cidade. Deverão ser imunizados apenas cachorros e gatos com idade superior a 3 meses, exceto animais doentes ou fêmeas em fase final de gestação.
Vacinação no “Nelson Niero", Mocoquinha e Sta. Cecília neste final de semana - A vacinação neste final de semana tem a seguinte programação: sexta-feira, 30, das 8h00 às 17h00, acontece na Igreja Imaculada Coração de Maria, no Conjunto Habitacional “Nelson Niero”; sábado, 31, das 8h00 às 17h00, acontece na Igreja da Santa Cruz, na Mocoquinha; e no domingo, 1º de abril, das 8h00 às 12h30, na Pça. João Costal Chavarria, na Santa Cecília.
Próximos bairros: Vila Carvalho, Aparecida e Descanso – Na próxima semana, na sexta-feira, 13 de abril, das 8h00 às 17h00, acontece na Pça. Tarcísio C. da Cruz, na igreja da Vila Carvalho; no sábado, 14, das 8h00 às 17h00, na igreja da Aparecida, no bairro do mesmo nome; e no domingo, 15, das 8h00 às 12h30, no campo do Cruzeiro, no Descanso.
O que é a raiva – Segundo especialista consultado pelo mococa24horas, a raiva, “é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos. É causada por um vírus que se instala e se multiplica nos nervos periféricos. Ocorre em animais e também pode afetar o ser humano. A transmissão se dá pela mordida de um animal infectado em um sadio por meio do contato da saliva, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A raiva tem como principal agente o cão, seguido pelo gato”. (Foto ilustrativa: reprodução)


 

Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Em 2011, 7 divórcios em cartório, em Mococa

[28/3 – mococa24horas] Conforme levantamento feito pelo Colégio Notarial do Brasil, Seção São Paulo, em 2011 os cartórios de notas do Estado de São Paulo realizaram 13.909 divórcios. Confrontando estes dados com os de 2010, que teve 9.377 atos, aconteceu um aumento de 48,3%.
Este índice não foi verificado em Mococa, o crescimento foi tímido, já que em 2011 foram realizados apenas 7 divórcios nos cartórios de notas locais, contra 6 em 2010, conforme indicadores fornecidos com exclusividade pelo CNB-SP ao mococa24horas.
Este aumento de divórcios no Estado “é conseqüência da Emenda Constitucional nº 66, publicada em julho de 2011, que extingiu os prazos necessários para a realização do divórcio. Antes, era necessário estar separado judicialmente há 1 ano ou separado de fato por 2 anos para o casal poder se divorciar”, informa o Colégio Notarial do Brasil, Seção São Paulo.
O CNB-SP em nota informa que “os cartórios de notas passaram a lavrar escrituras de divórcio em 2007, com a aprovação da Lei 11.441/07, que desburocratizou o procedimento e permitiu a realização de divórcios consensuais em cartório”.
Entenda a lei de divórcio – Desde a aprovação da Lei nº 11.441/2007, a população não precisa mais recorrer ao Poder Judiciário para realizar divórcios, separações e inventários consensuais, desde que não haja filhos menores ou incapazes envolvidos. Assim, podem divorciar em cartório os casais sem filhos menores ou incapazes e é necessário que não haja litígio entre eles. “Na escritura pública lavrada pelo notário, o casal deverá estipular as questões relativas à partilha dos bens, ao pagamento ou dispensa de pensão alimentícia e à definição quanto ao uso do nome se um dos cônjuges tiver adotado o sobrenome do outro”, informa o CNB-SP. (Foto: arte/reprodução)


Creative Commons License


O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Basquete da AEM vence Clube de Regatas, em Campinas

[27/3 – mococa24horas] A equipe sub17 masculina de basquete da Associação Esportiva Mocoquense estreiou neste domingo, 25, com vitória no campeonato da categoria. O  tricolor mocoquense venceu por 62 x 41 o Clube de Regatas de Campinas. O próximo jogo da AEM Sub17 será dia 14 de abril, às 15h30, em Mococa, contra o Clube de Campo de Piracicaba. (Leia notícia relacionada: http://www.mococa24horas.com.br/2012/03/basquete-feminino-da-aem-estreia-sabado.html)
Sub12 participa de Festival em Campinas – A equipe masculina sub12 da AEM participou no sábado, 24, de Festival da categoria no Clube de Regatas, em Campinas, promovido pela Associação Regional de Basquete, a ARB. Eis os resultados: AEM 39 x 13 Prefeitura Municipal de Carquilho; AEM 25 x 9 Clube Atlético Atibaia; AEM 28 x 13 Clube de Regatas de Campinas; e AEM 6 x 34 Sociedade Esportiva Gran São João.
Próximos jogos – No sábado, 31, as equipes masculinas sub13 e sub14 da AEM estreiam em Piracicaba, às 10h00 e 11h30, respectivamente, contra o Clube de Campo local. (Foto ilustrativa: ARB/divulgação)

Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

2012: ano de decisão

Estamos há pouco mais de três meses do início das campanhas eleitorais de 2012. A partir do dia 6 de julho, os mocoquenses estarão assistindo as propostas dos candidatos a Prefeito e vereador de nossa cidade.
Serão 90 dias de conversas, especulações, disse-me-disse, apostas, pesquisas sérias, outras nem tanto, enfim, todos querendo antecipar os resultados das urnas e “adivinhar” os vencedores.
Mas o que importa mesmo é que o pleito nos dá a liberdade e o direito de escolha. De permanecer com quem trabalha. De manter no poder aqueles que assumiram um compromisso de trabalho e cumpriram o compromisso.  E de “limar” das benesses e do status de autoridades aqueles que nos “enrolaram”, que não desenvolveram uma plataforma de trabalho e se acomodaram às sombras do poder.
Tudo isso, com apenas alguns dígitos e um APERTE na tecla CONFIRMA. Fácil, rápido e eficaz. E se for feito com imparcialidade, com seriedade e convicção, a escolha que fizermos retornará em serviços à cidade durante os próximos 4 anos: de 2013 a 2016.
Mas, enquanto as campanhas não começam, vamos saborear um café e analisar quem é quem no quadro sucessório. Não vamos começar com “bem-me-quer/mal-me-quer” ou gosto deste ou daquele. Não. Vamos esquecer tudo isso e investigar detalhadamente o que fez e o que faz cada um dos candidatos, pelo menos aqueles por quem simpatizamos, ou temos inclinação de apoiar.
Sem preconceito e sem ilusões. Com serenidade, vamos avaliar QUEM É QUEM no atual quadro político de Mococa. E vamos analisar também os novos nomes que se apresentam, verificar suas propostas e a consistência de seus projetos. E só, então, como cidadãos conscientes, de que MERECEMOS SER BEM REPRESENTADOS, vamos fazer a nossa escolha.
E vamos fazer mais: vamos falar sobre isto com os amigos, os familiares, os vizinhos, os colegas de trabalho. Vamos formar UMA CORRENTE DO BEM, em busca das pessoas certas para nos representar e para trabalhar por Mococa.


Este é o caminho para que não tenhamos que passar quatro anos de arrependimento.
De não precisar assumir a mea culpa do: “nóis erramos...” que, embora seja engraçada, também pode ser trágica, quando nossas escolhas nos levam a eleger pessoas que não estão preparadas para trabalhar pelo povo e o que é pior: que se esquecem de que só estão lá por que nós - O POVO - quisemos que estivessem, e nos dão as costas, nos tratando com desprezo, como se estivessem acima de nós.
O Prefeito e os vereadores são funcionários da população. Eleitos para realizar seu trabalho e para fazê-lo com transparência, prestando contas de tudo o que fazem, de como governam (Prefeito, Vice e Assessores) e de como votam (Vereadores). Quando os políticos não têm essa concepção, fica difícil trabalhar pelo POVO. Passam a trabalhar por si e aí vem o caos.
Este ano é a nossa chance de manter e mudar.  Manter aqueles que trabalham e Mudar os que, em nossa análise, não foram bem. Estaremos atentos, nós e, com certeza, todo o povo mocoquense.

Gelita participa do Vitafoods South America 2012, em São Paulo

[27/3 – mococa24horas] A Gelita participa nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29, da Vitafoods South America 2012, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A Vitafoods é o primeiro evento dedicado exclusivamente ao mercado de alimentos funcionais e nutracêuticos e estarão reunidos os maiores fabricantes do Brasil e do mundo neste segmento.
A Gelita, que é líder mundial na fabricação de gelatina e colágeno hidrolisado, participa deste evento com dois produtos inovadores, que são o Verisol, desenvolvido para melhorar as propriedades da pele, e o Fortigel, que é responsável pela regeneração da cartilagem das articulações. Segundo a Gelita, o “diferencial do Verisol é que ele age de dentro para fora da pele, nas camadas mais profundas, seus efeitos são notados com apenas um mês de uso diário e ele pode ser adicionado a diversos alimentos, desde shakes, chocolates, cafés e cápsulas de beleza. Além dele, outro destaque é o Fortigel, que tem como componente um tipo de peptídeo de colágeno que é responsável pela regeneração da cartilagem das articulações. Seu consumo é indicado inclusive para esportistas”.
Sempre à frente - De acordo com a pesquisadora Vivian Zague, esse é um momento muito importante, pois as pessoas estão em busca de uma alimentação mais equilibrada. “A Gelita avalia que o mercado de alimentos e bebidas funcionais tem crescido substancialmente e que os consumidores e a indústria estão em busca de produtos mais saudáveis e com alto valor agregado”, afirma.  Claudia Yamara, vice-presidente de Marketing & Sales, comenta que a excelência mundial na produção de gelatinas e colágenos da Gelita acontece devido à sua preocupação em estar sempre à frente no mercado. “A Gelita tem investido fortemente em Pesquisa & Desenvolvimento e da promoção das linhas e inovações junto às principais indústrias do mundo. Com isso, prevemos um crescimento acima do mercado, pois atuamos com especialidades e somos líderes mundiais no nosso segmento”.
Sobre a Gelita – Líder mundial na fabricação de gelatina e colágeno hidrolisado, a Gelita é responsável por 30% de toda a gelatina consumida no mundo e no Brasil a sua atuação é voltada para a indústria alimentícia, farmacêutica, de cosméticos e fotográfica. Com fábricas em Mococa, que emprega mais de 80 pessoas, Cotia e Maringá, a Gelita exporta 80% de sua produção, além de atender o mercado nacional. (Fotos: Gelita/divulgação, Vitafoods/divulgação em montagem mococa24horas)

Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

"Planejando a abertura de sua empresa" nesta quarta, na Associação Comercial

[26/3 – mococa24horas] Acontece nesta quarta-feira, 28, na Associação Comercial e Industrial de Mococa, a partir das 19h00, a palestra “Planejando a abertura de sua empresa”, com apresentação de consultores do Sebrae-São João da Boa Vista.
Direcionada para pessoas que estejam em busca de oportunidades, o objetivo da palestra é esclarecer a importância e conceitos de uma constituição de empresa, enfocando as necessidades do empreendimento e da parte legal. O conteúdo da palestra apresenta casos simples de se buscar informações e com base nelas tomar decisões referentes ao empreendimento comercial.
As inscrições são gratuitas, tem vagas limitadas e podem ser feitas na sede da Associação Comercial e Industrial de Mococa.
Serviço – Mais informações: (19) 3656-0611. (Foto: reprodução)


Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

A visão da Cabala sobre o fim dos tempos

:: Por Yacov Gerenstadt ::
O fenômeno cataclísmico relacionado ao calendário Maia tem sido tema de discussão em vários grupos, onde alguns sugerem que o fim desse calendário pode marcar o início de uma nova era. O alarde se iniciou com um trailer do filme “2012”, dirigido por Roland Emmerich e lançado em novembro de 2008, que mostrava um tsunami vindo do Himalaia, sugerindo que o mundo acabaria em 2012. O trailer ainda encorajava as pessoas a procurarem mais sobre o tema na Internet.
Aqueles que o fizeram, descobriram que um grande ciclo do calendário Maia terminaria em 2012. O ciclo terminaria e não o calendário Maia em si, como alguns entenderam. Ainda de acordo com a filosofia dos maias, a data de 21 ou 23 de dezembro de 2012, marcaria o “renascimento”.
Para entender melhor esses fatos, seria interessante analisar os calendários que conhecemos de um modo geral. No início, a Torá da criação descreveu: “E disse D’us: ‘Sejam luzeiros na expansão dos céus, para separar entre dia e entre noite, e sejam por sinais, e por prazos, e por dias e anos’” (Gênesis 1:14). Com isso, aprendemos claramente que o calendário deve ser baseado nos astros, já que uma de suas funções é a de definir os festivais, dias e anos. Outra função dos astros é o de anunciar presságios, tanto positivos, quanto negativos.
Início de novas eras – Portanto, datas específicas podem servir de presságios para acontecimentos ou marcar o início de novas eras. Baseado nisso, o Livro do Zôhar (um dos principais livros da Cabalá), comenta que cada milênio da criação possui uma característica específica, por exemplo, no primeiro milênio, D’us adotou uma conduta extremamente benevolente para com a humanidade. As pessoas viviam alguns séculos e, apesar de sua perversidade, não sofriam punições. Já no segundo milênio, D’us adotou uma conduta severa, onde as pessoas passaram a viver menos e a presenciar alguns castigos, aplicados na humanidade, como o dilúvio e a divisão das línguas na Torre de Babel; e também uma mudança na conduta Divina ocorria a cada virada de milênio.
Porém, é preciso entender que, tanto o calendário Maia, quanto o calendário Juliano ou o Gregoriano, usado hoje em dia pelo mundo ocidental, apesar de serem calendários baseados no ciclo solar – que dura 365 dias e 6 horas, aproximadamente, foram calendários “inventados” e estabelecidos pelo homem. Por isso, as datas estabelecidas nestes calendários não podem servir de presságios para D’us, já que se tratam de uma convenção humana.
Para definirmos os presságios que o calendário pode nos passar precisamos seguir o calendário estabelecido por D’us na Torá. “E falou o Eterno a Moisés e Aarão na terra do Egito, dizendo: ‘Este mês será para vós o princípio dos meses; será ele para vós o primeiro dos meses do ano” (Êxodo 12:1-2). Neste momento, D’us transmitiu a Moisés e a seu irmão, Aarão, as regras pelas quais devemos estabelecer a contagem do calendário, que é baseado em uma combinação do ciclo solar com o ciclo lunar: “Sejam luzeiros […] e sejam por sinais, e por prazos, e por dias e anos” (Gênesis 1:14).
Portanto, de acordo com o calendário estabelecido por D’us, estamos no ano de 5772, e nos encontramos bem próximos ao início de uma nova era. Uma era de paz, quando não haverá mais “fome, nem guerra, nem inveja, nem competição, pois as coisas boas fluirão em abundância e todas as delícias estarão disponíveis como o pó. […] Porque o mundo será preenchido com o conhecimento de D’us, como as águas cobrem o leito do oceano” (Maimônides em Mishnê Torá, Leis de Melachim, capítulo 12).



Yacov Gerenstadt é rabino, estudioso da Cabalá e preside a primeira unidade do Gal Einai, Instituto Internacional de Difusão de Cabalá, no Brasil.






(Fotos: divulgação e arquivo pessoal)

Caixa eletrônico em supermercado é arrombado em Mococa

[26/3 – mococa24horas] O portal G1/EPTV São Carlos e Região acaba de informar que um caixa eletrônico localizado em supermercado de Mococa foi arrombado nesta madrugada: Um caixa eletrônico foi arrombado com uma furadeira, na madrugada desta segunda-feira (26), em um supermercado de Mococa/SP. Segundo a Polícia Militar, ao chegar para trabalhar, no início da manhã, o vigia do estabelecimento, que fica no bairro Vila Quintino, percebeu que o equipamento estava danificado. A perícia da Polícia Civil constatou que o dispositivo foi violado com o uso de uma furadeira. Parte do dinheiro do caixa foi levado, mas a quantia não foi divulgada. Ainda não se sabe quantos suspeitos participaram da ação e ninguém foi preso. A Polícia Civil vai investigar o caso. (Foto ilustrativa: reprodução)

Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Caramujos continuam a atacar na cidade


[26/3 – mococa24horas] O tempo chuvoso e a falta de ações de extermínio ajudam a proliferar esta praga urbana, que é causadora de graves doenças. A reportagem do mococa24horas teve informações de que os caramujos africanos proliferam em vários bairros da cidade, como o Jardim Alvorada, São Domingos, “Chico” Piscina, Colina Verde e Morro Azul, especialmente em terrenos abandonados e baldios.
Esta praga transmite parasitas que causam a meningite eosinofílica, doença que causa inflamação das membranas que protegem o sistema nervoso e que pode levar à cegueira, paralisia e até à morte, além da angiostrongilíase abdominal, doença que provoca fortes dores abdominais, febre, perda do apetite e vômitos, podendo culminar com a perfuração do intestino, hemorragias e que também pode levar à morte. (Leia notícia relacionada: http://www.mococa24horas.com.br/2012/01/caramujos-atacam-casas-em-mococa.html)
Como combater o caramujo – A melhor forma de combater esta praga é matando-a, sem nenhum tipo de contato manual.
- Para realizar a catação, as mãos devem estar protegidas com luvas ou sacos plásticos para evitar o contato com o animal.  - Os caramujos recolhidos devem ser esmagados, cobertos com cal virgem e enterrados. - Recolher também os ovos, que ficam semi-enterrados e proceder da mesma forma usada para os animais coletados. - Os caramujos e ovos recolhidos também podem ser mortos com solução de cloro, três partes iguais de água para uma de cloro, mas devem ser deixados totalmente cobertos por essa solução durante 24hs, antes de serem descartados. - Jogar água fervente e incinerar também são opções, mas estes procedimentos devem ser realizados com segurança. - O material ensacado também pode ser descartado em lixo comum, mas é preciso quebrar as conchas para que elas não acumulem água, tornando-se possíveis focos para reprodução de mosquitos da dengue.
Serviço – Para mais informações e auxílio no combate: tels. (19) 3656-9932/3665-5021 - Sucen  (Foto: mococa24horas)


Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Mulher é assassinada na madrugada e suspeito foge

[25/3 – mococa24horas] O portal G1/EPTV São Carlos e Região acaba de informar o assassinato de uma mulher na avenida São Paulo, na madrugada deste domingo, 25, e o suspeito do crime está foragido: Uma mulher foi assassinada na madrugada deste domingo (25) na Avenida São Paulo, na Vila Lambari, em Mococa (SP). A moça foi encontrada caída e com várias perfurações no corpo por volta da meia-noite por pessoas que passavam pelo local. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou a vítima para o hospital. Porém, ela não resistiu aos ferimentos. Segundo a assessoria da Polícia Militar, o suspeito é o homem com quem ela vivia, já que seu veículo estava próximo ao corpo da mulher. A PM o procurou em sua residência, mas não o localizou. A Polícia Civil investiga o caso. (Foto ilustrativa: reprodução/arte/TJ)
Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Morte de Chico Anysio choca mocoquenses e humor fica órfão

Chico Anysio mostrou o talento de Rogério Cardoso para o Brasil
[24/3 – mococa24horas] A morte do humorista Chico Anysio na sexta-feira, 23, pregou de surpresa o Brasil e o humor nacional não será mais o mesmo. Criador de mais de 200 personagens, Chico, além de ser considerado o maior humorista do Brasil pela crítica especializada e público em geral e que agora faz parte da história da TV brasileira, era compositor, escritor, pintor, radialista, comentarista, ator, diretor... Acesse o site: http://www.chicoanysio.com/geral.htm
e conheça toda a sua trajetória no humorismo, dramaturgia e literatura.


Uma de suas criações, a Escolinha do Professor Raimundo, exibiu para o Brasil inteiro o talento de um mocoquense, também falecido, Rogério Cardoso, com seu personagem Rolando Lero. Quando Rogério Cardoso morreu, em 2003, Chico Anysio disse ao portal Terra: “A vida é ingrata. Escolhe as pessoas erradas. Eu não imagino a televisão sem ele. Vai ficar um grande buraco. Tem uma frase que diz que somos substituíveis. Para os comediantes isso não aplica. Todos os comediantes são insubstituíveis. Ninguém pode substituir Costinha nem Rogério Cardoso. Talvez o melhor comediante brasileiro. No palco, Rogério era imbatível. Ele era único”.
Repercussão – Para Rafael Martins, gráfico, em entrevista ao mococa24horas, a morte de Chico Anysio deixará uma lacuna insubstituível no humorismo brasileiro. Já para a estudante Ana Elisa Santana, que conheceu o trabalho do humorista por meio de um DVD da Escolinha do Professor Raimundo e informações de seus pais, acredita que o humor sadio, inteligente e sem apelações que ele fazia ficará órfão, pois Pânico, CQC, Casseta e Planeta não chegam aos seus pés. (Foto: TV Globo/divulgação; fonte e autoria do vídeo: TV Globo/divulgação)


Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Prefeito de Mococa concorre ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

São Sebastião da Grama e Aguaí receberão Selo Prefeito Empreendedor
[24/3 – mococa24horas] Nesta quinta-feira, 29, às 20h00,  no Transamérica Expo Center, em São Paulo, serão conhecidos os vencedores da etapa paulista do 7º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Mário Covas 2010/2011. Este ano, 199 prefeitos se inscreveram para concorrer ao Prêmio, entre eles o de Mococa, Antonio Naufel, que participa pela segunda vez, e das cidades da região, Aguaí, São Sebastião da Grama, Vargem Grande do Sul e Caconde. Os prefeitos de Aguaí e São Sebastião da Grama, por apresentarem projetos consistentes, que contemplam uma política desenvolvimentista integradora, abrangente e inovadora, serão homenageados no evento com o "Selo Prefeito Empreendedor".
Serão premiados ainda os três melhores projetos globais e também os destaques nas seguintes categorias: “Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais”; “Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual”; “Lei Geral Municipal”; “Médios e Grandes Municípios”; “Crédito e Capitalização”; “Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável”; e “Promoção do Desenvolvimento Rural”. Na 4ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2005/2006, o ex-prefeito Aparecido Espanha foi o vencedor estadual na categoria “Tratamento Diferenciado das Micro e Pequenas Empresas pelas Leis Municipais”, pela implantação de legislação que favorece as indústrias de fundo de quintal na cidade.
São Sebastião da Grama: vencedora da 6ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor 2009/2010 – No ano passado, o prefeito de São Sebastião da Grama, Emilio Bizon Neto, venceu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2009/2010. De acordo com o Sebrae/SP, dentre as ações que levaram São Sebastião da Grama ser premiada foi “a implantação e continuidade do Programa Jovens Empreendedores em toda a rede de ensino municipal; a estruturação de duas incubadoras de empresas, voltadas para agronegócio e à tecnologia (foto); a criação do Espaço do Empreendedor, que abriga o Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae-SP, a própria Associação Comercial, o Procon, o Banco do Povo, o Posto de Atendimento ao Trabalhador e os setores administrativos da Prefeitura relacionados à abertura e ao funcionamento de negócios, além da introdução da gestão por processos de administração, criando um sistema de monitoramento online de avaliação das ações das secretarias municipais.  Recentemente, a cidade criou a Unidade Empreendedora Norte, ou UneNorte. Um espaço destinada a instalação de empresas de diversos segmentos, reunidas num distrito industrial amplo. 25% desta área está destinada à micro e pequenas empresas. Também, iniciou a implantação da ferramenta Balanced Scorecard, que, através de indicadores de eficiência, traduz a missão, visão e a estratégia da prefeitura, de maneira precisa e transparente para todos os cidadãos”.
Sobre o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Mario Covas – Criado em 2001, o Prêmio reconhece e valoriza os prefeitos que implementam ações de apoio aos pequenos negócios e de incentivo à cultura empreendedora em suas cidades. Sobre essa premiação, Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae/SP, salienta, “o Sebrae-SP vê o administrador municipal como um grande aliado para a implementação de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios. E esta parceria tem gerado ótimos resultados: a adesão da Lei Geral da micro e pequena empresa por 310 municípios do estado é um grande exemplo”. (Fotos: Sebrae/SP/divulgação)


Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

31 de março é hora de apagar Mococa

[23/3 – mococa24horas] Acontece no próximo sábado, 31, em todo o mundo, a Hora do Planeta, que é um ato simbólico contra o aquecimento global e que consiste em apagar as luzes de casas, empresas, organizações, monumentos... durante sessenta minutos, das 20h30 às 21h30. Trata-se da maior mobilização mundial sobre esta questão ambiental e que reúne mais de 1 bilhão de pessoas no mundo inteiro.
No ano passado, 123 cidades brasileiras aderiram ao movimento, sendo 20 capitais, 380 ícones brasileiros ficaram no escuro (como Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Ponte Estaiada, em São Paulo), mais de 25 mil pessoas se cadastraram no site do movimento e em Mococa também teve adeptos (leia notícia relacionada: http://www.mococa24horas.com.br/2011/03/hora-do-planeta-cidade-teve-adeptos-e.html).
Promovida no Brasil pelo WWF-Brasil, que é uma organização não-governamental dedicada à conservação da natureza e a maior rede independente, a Hora do Planeta este ano quer sensibilizar cada vez mais pessoas para uma reflexão sobre a questão ambiental e os desafios impostos pelo aquecimento global.


Como participar – A participação é simples, basta apagar as luzes de sua casa ou empresa no próximo sábado, 31, entre 20h30 e 21h30, e convide os vizinhos, amigos e parentes para fazerem o mesmo. Para se cadastrar no movimento basta acessar o seguinte endereço eletrônico: www.horadoplaneta.org.br (Foto: WWF-Brasil/divulgação; fonte e autoria do vídeo: WWF-Brasil/divulgação)


Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Chico do Sindicato quer o Poupatempo Móvel em Mococa


:: Por Mara Avellar, especial para o mococa24horas ::

[23/3 – mococa24horas] O vereador Chico do Sindicato participou de reunião com o secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Davi Zaia, ocasião em que solicitou a visita do Poupatempo Móvel a Mococa ainda no primeiro semestre de 2012.
Chico justificou ao secretário: “no Poupatempo Móvel, a população mocoquense terá acesso a serviços como a emissão do RG, da Carteira de Trabalho e do Atestado de Antecedentes Criminais, além da renovação da CNH - Carteira Nacional de Habilitação, que é feita em apenas 24 horas”.
O vereador enfatizou que os mocoquenses têm que se deslocar até o Poupatempo de Ribeirão Preto para renovar a carteira de habilitação e com a visita do serviço a Mococa poderão fazê-lo aqui mesmo.
Acessa SP para São Benedito – O vereador Chico do Sindicato também solicitou ao secretário de Gestão, Davi Zaia, uma unidade do Acessa São Paulo para atender à população do distrito de São Benedito das Areias. O Acessa SP funciona em Mococa e Igaraí, com computadores e acesso à internet banda larga para a realização de pesquisas, cursos, trabalhos escolares e a comunicação por e-mail, um serviço gratuito e de grande utilidade para  estudantes e para pessoas que buscam colocação no mercado de trabalho e inclusão digital. (Fotos: divulgação)


Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Dia Mundial da Água: mais ação e menos comemoração

:: Por Mara Avellar, especial para o mococa24horas ::

[22/3 - mococa24horas] Nesta quinta-feira, 22 de março, o mundo celebra o Dia Mundial da Água. Infelizmente não temos muito o que comemorar, pois mesmo vivendo em um planeta  que é composto de água em 97%, só 3% dessa água é doce e apenas 0,01% serve para o consumo humano. E o desperdício desse bem, mais precioso que qualquer outra riqueza, é latente e cresce a cada dia.
A escassez de água vai obrigar as populações a buscar a água cada vez mais longe, o que vai encarecer cada vez mais o recurso na próxima década. E os profissionais que atuam no serviço de captação e distribuição de água potável concordam com a tese da falta da água a partir de 2020 e no Brasil dentro de 30 anos acontecerão problemas de abastecimento.
As campanhas de conscientização sobre a importância de economizar esse recurso natural que não é infinito, se multiplicam. Hoje, milhares de prefeituras estarão desenvolvendo atividades educativas, em comemoração à data, com a finalidade de conscientizar as atuais e futuras gerações sobre a necessidade de economizar a ÁGUA.
Juntam-se a elas as ONGs ambientalistas, que também desenvolvem trabalhos de conscientização e milhares de empresas espalhadas pelo Brasil e o mundo também estão engajadas no esforço de conscientizar a humanidade de que precisa economizar, se quiser sobreviver neste planeta.
O Brasil tem 12% da água doce mundial, sendo que 70% dos recursos hídricos ficam na bacia Amazônica. Traduzindo, a água está bem longe dos grandes centros urbanos, o que dificulta a sua captação e distribuição. Mas, em muitos países, a água já não existe e as pessoas vivem a situação dramática de ter que comprar água para o consumo diário.
ONU alerta as nações – A ONU - Organização das Nações Unidas, criou o Dia Mundial da Água através da Resolução nº A/RES/ 47/193, de 22/2/1993, declarando todo dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial da Água. Um dia destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados à água. A ONU divulgou um documento onde alerta que a principal disputa no planeta nos próximos 50 anos não será por petróleo, ouro, carvão ou minérios, mas por água – situação capaz de criar um exército de “refugiados ambientais” que vão perambular em busca de abrigo e proteção. Calcula-se que 3,9 bilhões de pessoas no mundo podem sofrer com a falta de água até 2030, o que significa 47% da população mundial estimada para 2030.
São dados assustadores. Certamente cada país vai considerar que o acesso aos recursos naturais será uma questão de segurança nacional. E claro que, quem mais vai sofrer serão os países do terceiro mundo, como o Brasil, e especialmente os africanos que compartilham rios e bacias.
Hoje, grande parte das fontes de água - rios, lagos, represas, estão sendo contaminados, poluídos e degradados pela ação predatória do homem.
O Dia Mundial da Água este ano tem como tema “Água e Segurança Alimentar” e tem como objetivo incentivar a reflexão, análise e conscientização para a necessidade de preservar a água e, principalmente, usá-la com critério, economizando esse bem tão precioso para a vida humana.

Em Mococa – Em Mococa, por meio da Lei Municipal nº 3.958/2009, do vereador Marcos Daniel Vicente, “Nane”, foi instituída a Semana da Água. Em 2011, o vereador distribuiu um folder nas escolas, com material educativo sobre a importância de economizar a água para as gerações futuras. Este ano, o vereador está enviando um banner, por e-mail, com alerta de conscientização sobre o tema (foto).
Faltam ações – Marcos Daniel Vicente, “Nane”, também reivindicou ao prefeito a elaboração de uma programação para marcar a Semana da Água, e transmitir à toda a população a mensagem sobre a importância de se economizar a água e o seu uso racional. Até o fechamento da edição desta notícia não tinha sido divulgado nenhuma programação para lembrar a data. (Fotos: reprodução/divulgação e divulgação)


 
Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Outono em Mococa será com chuvas dentro da média

[22/3 – mococa24horas] Esta é a avaliação que a Somar Meteorologia faz com exclusividade ao mococa24horas sobre a nova estação que desde terça-feira, 20, começou em todo o País. Em entrevista ao mococa24horas, o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, disse que o verão em Mococa foi o mais seco que o normal,“Choveu aproximadamente 430 mm, pouco mais de 60% da média da estação. Foram 290 mm em janeiro, 80mm em fevereiro e 60mm em março. No ano passado, choveu dentro da média, com acumulado em torno dos 650 mm (265 mm em janeiro, 130 mm em fevereiro e 245 mm em março). Apesar do calor intenso registrado em fevereiro e março, o frio registrado em alguns momentos de janeiro equilibraram a temperatura deste verão. A média foi de 29°C (dentro do normal para o período)”.  Oliveira informou que o dia mais quente deste ano foi registrado em 8 de fevereiro, “O dia mais quente deste ano foi observado em 8 de fevereiro, com 34,3°C, temperatura máxima estimada , já que a cidade não tem estação meteorológica oficial”, e que 2011 fez mais calor, “Em 2011, a temperatura ficou um pouco mais elevada, chegando aos 29,5°C”.
Outono com chuva dentro da média e ondas de frio – Oficialmente o outono começou nesta terça-feira, 20, às 2h14, em todo o País. De acordo com a avaliação de Celso Oliveira, meteorologista da Somar Meteorologia, com exclusividade ao mococa24horas,  “O outono será caracterizado pelo término do fenômeno La Niña e começo de uma neutralidade climática. E o que isto implica para Mococa? A previsão é de chuva dentro da média. Entretanto, vale o alerta que chuva dentro da média não quer dizer que a chuva será regular. Esperam-se meses secos alternados com meses úmidos. E estes meses úmidos não significam que eles sejam chuvosos. A tendência é de que as chuvas aconteçam ao longo de poucos dias nestes meses mais úmidos, associadas com o rápido avanço de frentes frias”. Sobre a temperatura, Oliveira disse, “a previsão é de mínimas e máximas dentro do normal. Entretanto, o normal do outono é de temperaturas cada vez mais baixas. Portanto, a expectativa é do avanço cada vez mais frequente de ondas de frio pelo Estado de São Paulo a partir de agora”. (Foto ilustrativa: montagem mococa24horas)


Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Ministro da Saúde inaugura Central do Samu em São João e recebe pedido de UTI Neonatal para Mococa

[22/3 – mococa24horas] O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou no domingo, 18, em São João da Boa Vista, a Central de Regulação Regional do Samu 192, que atenderá, além de Mococa, as cidades de São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Casa Branca, Espírito Santo do Pinhal, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, Tambaú e Vargem Grande do Sul. As operações da Central devem começar no dia 2 de abril nestas cidades e contará com 12 ambulâncias, todos os municípios terão uma base descentralizadora, uma ambulância de suporte básico e três deles, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo e Santa Cruz das Palmeiras, terão também uma ambulância com UTI móvel. Estiveram presentes à inauguração os prefeitos das cidades contempladas com as ambulâncias e o serviço do Samu 192, como o prefeito de Mococa, Antonio Naufel, deputados e autoridades de toda a região.
Em depoimento à jornalista Luciana Brandão, do Conderg – Conselho de Desenvolvimento da Região de Governo de São João da Boa Vista, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse: “A expansão do SAMU para o interior do País deve contribuir, em primeiro lugar, para reduzir o tempo de espera para começar um atendimento, mas, sobretudo, para salvar vidas nas situações mais críticas, como derrames, infartos agudos ou em casos de vítimas de acidentes de carro e motos”.
UTI Neonatal para Santa Casa de Mococa – A Santa Casa de Misericórdia de Mococa informa ao mococa24horas que a provedora, Maria Edna Gomes Maziero, esteve reunida com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, logo após a inauguração da Central do Samu 192 e que solicitou uma UTI Neonatal e o credenciamento do hospital para a realização de cirurgias de alta complexidade em ortopedia (foto). Durante o encontro, Padilha parabenizou a provedora pelo trabalho de humanização desenvolvido pela Santa Casa, “A Santa Casa de Mococa desenvolve um trabalho de referência no atendimento humanizado. É importante que outras cidades e hospitais adotem os mesmos procedimentos de humanização. No futuro próximo o Ministério estará premiando esses hospitais com novos recursos. Estão todos de parabéns”.
Sobre os pedidos do hospital de Mococa, o ministro da Saúde se prontificou a dedicar atenção especial em relação à UTI Neonatal, que faz parte do programa Rede Cegonha, implantado pela presidente da República, Dilma Roussef, no início de seu governo.
“Ficamos muito felizes pelos elogios do Ministro e ainda mais por ele conhecer o nosso trabalho. Desde que assumimos a gestão da Santa Casa, temos como meta priorizar a qualidade do atendimento, além de favorecer um ambiente adequado para a plena recuperação dos pacientes. Desafios que estamos conseguindo vencer, graças ao trabalho de uma equipe séria e comprometida”, salientou a provedora, Maria Edna Gomes Maziero (foto, no destaque com o ministro), sobre o encontro com o ministro, que foi presenteado com uma camiseta do projeto “Amigos da Santa Casa”.
De acordo com a Santa Casa de Mococa, sobre seu atendimento, “Cerca de 70% dos atendimentos são do Convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde) – esses pacientes dispõem das mesmas instalações físicas, tecnológicas e de humanização dispensadas aos atendimentos particulares e de outros convênios. Através da Política Nacional de Humanização proporciona, entre outras ações, a clínica ampliada e visita aberta a todos os pacientes, das 9h00 às 21h00”. (Fotos: Erasmo Salomão/ASCOM/MS e Santa Casa de Mococa/divulgação)


Creative Commons License
O conteúdo deste site esta licenciado sob (This work is licensed under a) Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil License.
Permitida a reprodução, apenas se citadas a fonte e autoria

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More

 
Licença Creative Commons
O conteúdo deste site está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Brasil License.